Seguro desemprego empregada doméstica: como funciona?

O seguro desemprego empregada doméstica é uma aquisição relativamente recente, mas com grandes qualidades e diferenciais.

Veja também:

Vamos falar mais sobre este benefício, seus diferenciais e qualidades, além de todos os pré-requisitos que o seguro desemprego empregada doméstica pode fazer para a sua carreira.

O que é seguro desemprego?

O seguro desemprego é um benefício que é um direito especialmente interessante para pessoas que acabam de ser despedidas sem justa causa. Ele é muito importante para que você busque um novo emprego com mais tranquilidade, sem precisa se desesperar com pagamento de contas ou até mesmo com o dinheiro gasto em condução para entrevistas de emprego.

Esse benefício está relacionado a ser despedido sem justa causa e estar trabalhando em regime CLT. Esse benefício é um dos mais antigos e está relacionado com o tempo entre ser demitido sem justa causa de um emprego e conseguir outro.

De forma similar com o aviso prévio, o seguro desemprego ajuda os trabalhadores a não ficarem em situação fragilizada enquanto buscam novas possibilidades de trabalho, e a vantagem é que agora existe o seguro desemprego empregada doméstica!

Estes são os pré-requisitos mínimos para ter direito ao seguro desemprego:

  • Ter trabalhado como empregado doméstico em 15 dos últimos 24 meses com registro comprovado.
  • Não ter recebido nenhum outro benefício do INSS, fora pensão por morte e auxílio doença.
  • Não ter nenhuma outra renda para se manter.

Como requerer o seguro desemprego empregada doméstica?

Você vai perceber que requerer seu seguro desemprego é simples por meio do nosso passo a passo:

 

Você deve fazer o agendamento desta requisição online, o que facilita muito para as requisições gerais do seguro desemprego. Se você não tiver como agendar, compareça e informe o responsável pelo atendimento que você não teve como fazer seu agendamento.

Você precisa levar os seguintes documentos para fazer a sua requisição:

  • TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho);
  • Comprovante de Saque do FGTS
  • Documentos Pessoais: RG; CPF; CTPS e Comprovante de Residência.

Com estes documentos em mãos, basta fazer a requisição e os responsáveis pelo seu atendimento comentarão como esse valor será direcionado a você. Geralmente ele pode cair diretamente na sua conta (se você já tiver conta na Caixa Econômica Federal) ou ainda ser sacado em qualquer caixa eletrônico ou lotérica por meio do cartão cidadão.

Quais são os cuidados que você tem de ter com o seu seguro desemprego?

Primeiramente é importante entender que ele é uma ajuda, então é importante já começar a procurar um novo emprego mesmo antes de o seguro desemprego acabar. Algumas pessoas têm a tendência de conseguir novos empregos e pedir para serem registradas mais tarde para conseguir mais uma parcela. Se você e seu empregador forem pegos nesta situação, ambos podem sofrer sanções diversas.

Com essa questão em mente, é fundamental manter-se ativo e procurando uma empresa ou residência onde ter um trabalho registrado.

Se você sentir que consegue se manter com outros vencimentos que está conseguindo, de trabalhos eventuais, cancele o benefício do seguro desemprego empregada doméstica, que pode ajudar uma pessoa em condições muito piores do que as suas no momento.

Não perca essa excelente oportunidade de melhorar sua vida e ter uma transição de carreira mais tranquila com mais esse direito que você, empregada doméstica, agora tem!

Seguro desemprego empregada doméstica: como funciona?
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply