Quais os tipos de investimentos: Veja qual o melhor para você

Quer saber quais os tipos de investimentos são os melhores ou o melhor para você? garanto que sempre quis ler algo simples e direto , mas só se depara com longos artigos e complexos, certo? Não se preocupe que aqui falamos de uma maneira bem clara e simples. Continue a leitura para saber um  pouco mais.

Com os problemas a qual se tem acerca da reforma da previdência e os rumores de tempos difíceis na economia. Há muitos que veem a necessidade de se resguardar e investir para se garantir no futuro. Assim como aqueles que simplesmente buscam por uma nova fonte de renda, também tem aumentado.

Toda via muitos acabam esbarrando em uma difícil questão, onde investir? Se este também é o seu caso este artigo pode te ajudar. Aqui reunimos os principais tipos de investimentos para você escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Além disso, ao final do texto, diversas dúvidas comuns sobre o assunto estarão esclarecidas. Muito bom, não é?

E então, quer conhecer quais os tipos de investimentos, escolher o melhor para você e ainda evitar transtornos? Continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Quais os tipos de investimentos?

Para toda via, é claro que existem muitos tipos de investimentos hoje, em diversos setores com os mais variados produtos. Contudo é normal que se fique em dúvida. Posto que um investimento mal feito pode custar anos de trabalho e dedicação para se juntar o dinheiro.

Logo isso acontece por que as muitas pessoas procuram um investimento apenas com o foco em encontrar um produto que seja rentável para ela. No entanto, entenda que o mercado não está para você, logo você quem deve estar para o mercado. Parece confuso? Mas não é, veja a explicação a seguir.

Entenda que você não deve se perguntar se é um bom investimento para você e sim entender se você tem o perfil ideal para aquele investimento. Há investimentos que são tão bons, mas que exigem um nível de conhecimento técnico alto.

Então se você não possui tal conhecimento, não será uma boa ideia investir. Todo via se o pensamento for investir para aprender, será uma ótima experiência. Só não pense que será fácil ganhar dinheiro simplesmente porque é um investimento de alta rentabilidade.

tipos de investimentos

 

Seu perfil de investidor

Para saber então qual o seu perfil de investidor, é simples. A grande maioria dos investimentos é feita através de uma corretora de valores. Então ao abrir uma conta, a primeira orientação é te direcionar para fazer o teste de perfil. Pois assim eles saberão como te indicar os melhores produtos.

Sendo assim, você deve se encaixar em um dos três tipos de investidor: Conservador, moderado ou arrojado. Do primeiro para o ultimo existe uma grande diferença quanto ao modo de pensar de cada um dos investidores. E isso fará total diferença na hora de escolher aonde investir.

Conheça os principais tipos de investimentos

Pois bem, agora que já sabe como encontrar qual o investimento que mais se encaixa com você de acordo como seu perfil. É hora de conhecer os principais tipos de investimentos e saber quais os diferenciais de cada um deles.

Poupança

Dentre os tipos de investimentos, começaremos com a conhecida caderneta de poupança. Afinal ela é uma das aplicações mais utilizadas pelos brasileiros. Contudo, é uma das menos vantajosas. Ela possui uma taxa de juros de 0,5% mês exposta a uma taxa referencial (TR).

Ela é muito conhecida e utilizada pelo fato de demandar um conhecimento muito básico ou quase zero. Além de ser de ser de muito fácil acesso. Posto que qualquer conta bancária oferece uma conta poupança.

Contudo hoje ela tem rendimentos que estão abaixo da inflação. Logo você pode estar perdendo dinheiro ao escolher esta aplicação.

CDB – Certificado de Deposito Bancário

O CDBs também é bem conhecido, afinal todo gerente de banco tenta nos vender essa opção de investimento. Isso por que esse é um produto do próprio banco. Onde é como se você emprestasse um montante a instituição e ela te devolvesse em uma data previamente combinada com acréscimos.

Contudo há duas opções de CDB disponíveis no mercado.

  • CDB Pré-fixados – A taxa de juros é definida no momento da aplicação.
  • CDB Pós-fixado – A renumeração não é previamente acordada. Ela será calculada com base em um indexador que estará presente em contrato.

Sobre tudo, há o risco de crédito com este investimento. Haja visto que, se a instituição emissora vier a “quebrar”, ela não terá condições de lhe pagar.

Fundos de investimentos

Os fundos de investimento são como grupos de investidores com objetivos em comum. Logo ele sempre será gerido por uma empresa com gestores bem capacitados. Eles serão responsáveis por realizar as aplicações de maneira assertiva, trazendo lucro para todos os investidores.

Assim há fundos para todos os perfis, conservador, moderado e os arrojados. Então basta encontrar aquele que condiz com seu perfil e objetivos. A grande vantagem é que qualquer grande prejuízo e até mesmo os impostos sempre serão divido entre todos. Assim as taxas ficam bem baixas, em altos investimentos.

Tesouro Direto

O tesouro direto tem se tornado cada vez mais conhecido no país. Afinal não exige muito conhecimento e nem um alto investimento. Aliás é muito semelhante a poupança, mas é melhor, pois rende mais. Logo a grande diferença é que ao investir no tesouro direto, você está investindo no governo.

Assim, existem diferentes tipos de títulos, que você pode encontrar no site do Tesouro Nacional e entender como cada um funciona.

Então, muitos se questionam se é realmente confiável investir em títulos públicos e no tesouro nacional. Mas por incrível que pareça o governo é um ótimo pagador.

Toda via é interessante saber que os próprios bancos, onde vocês mantêm sua poupança ou próprio CDB. Eles também aplicam uma grande parte de seu capital em títulos do tesouro direto. Então se os próprios bancos confiam seus recursos ao governo federal, por que você não confiaria?

Ações

Por fim, mas não menos importante temos as ações. Muitas pessoas pensam ou já pensaram em investir em ações da bolsa de valores. Contudo é um modelo de investimento que exige um nível de conhecimento técnico mais elevado. Ou seja, se quiser ter sucesso terá que estudar para entender as métricas e os gráficos do mercado.

Além disso, o mercado de ações é um dos mais voláteis, ou seja, há muita oscilação. Logo o perfil mais indicado para estes tipos de investimentos são os moderados e arrojados. Afinal os riscos são muito maiores por se tratar de renda variável.

Sobre tudo, há muitas outras opções que não foram mencionadas aqui, como câmbio, as opções do setor imobiliário e do agronegócio. No entanto, a premissa é a mesma. Procure entender bem a mecânica do investimento e se realmente se encaixa no seu perfil de investidor.

E lembre-se sempre do conselho do melhor do mundo, Warren Buffet, “Nunca invista em algo que você não conheça”.



Leave a Reply