O que é pirâmide financeira? É crime?

Você sabe distinguir o que é um investimento financeiro de uma pirâmide financeira? Leia mais no artigo a seguir e fique longe desse tipo de golpe.

O mercado financeiro é recheado de ofertas de oportunidades para investimentos. E a lei nem sempre consegue acompanhar o crescimento exponencial desse mercado.

A recorrência de golpes com o uso de pirâmides financeiras no Brasil é grande. Tanto que o próprio Ministério Público Federal elaborou uma cartilha para alertar a população sobre esse tipo de crime.

O que é uma pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é um modelo comercial de negócio não sustentável. Ela se caracteriza por depender, basicamente, do engajamento contínuo de pessoas até atingir níveis insustentáveis.

Também conhecida como Pirâmide de Ponzi, este esquema de investimento é totalmente fraudulento. Geralmente, as pessoas são atraídas por promessas de lucros elevados com baixos investimentos.

Ou seja, uma pirâmide financeira se caracteriza pela remuneração que os participantes recebem ao conectarem outras pessoas à rede. Muitas vezes, nesse sistema de remuneração não há venda de produtos.

A capilaridade da formação de uma pirâmide financeira é, de certa forma, absurda. Se fizermos uma progressão geométrica considerando a indicação de 6 pessoas e assim sucessivamente. Veja na figura a seguir:

piramide financeira

Então, se em cada nível, cada pessoa indicar mais 6 participantes, no nível 11 ultrapassaria a população do EUA. E no 13º nível, nem a população da Terra seria o suficiente. Por isso ele é um negócio que não se sustenta.

Diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível

Para que um produto vá do fabricante até o consumidor final, ele precisa passar por um canal de distribuição. E este canal pode ser de forma mais simples, por meio de vendas diretas – o Marketing Multinível.

O Marketing Multinível, ou Marketing de Rede, é um canal de distribuição de produtos e serviços, e é totalmente lícito. Os ganhos financeiros se dão por meio da venda destes bens de consumo.

No Marketing Multinível existe o recrutamento de vendedores, que também farão a venda destes bens. Assim, a receita gerada pelas vendas é que dá a sustentabilidade ao negócio.

Diferentemente é a pirâmide financeira. Pois esta depende exclusivamente da captação de recursos para investimento apenas pela entrada de novos integrantes.

Mesmo assim, as diferenças entre estes dois tipos de negócios são sutis. E por isso mesmo, muitas vezes os esquemas de pirâmide permanecem afirmando que são empresas de Marketing Multinível.

Pirâmide financeira é um golpe financeiro?

Sim, pois o sistema da pirâmide é contínuo. Assim, ela depende diretamente da entrada de novos “investidores” na base para a sustentação daqueles que estão no topo.

Ou seja, cada novo membro que entra nesse esquema precisa pagar um determinado valor, como se fosse uma associação. Além disso, é necessário fazer a indicação e recrutamento de novos integrantes.

Para cada novo membro recrutado, os investidores dos níveis anteriores ganham um percentual de lucro. E assim acontece sucessivamente, gerando maiores ganhos para aqueles que estão no topo da pirâmide.

Então, aqueles que iniciaram a pirâmide financeira tem a chance de ganhar altos rendimentos com os aqueles que entram depois. Mas esse crescimento não é infinito.

Quando acontece a fase de esgotamento da entrada de novos membros, acontece o prejuízo financeiro. Para aqueles que entraram depois e estão mais na base da pirâmide, não terão retorno dos investimentos realizados.

Segundo a legislação brasileira, a pirâmide financeira é classificada como crime. Pois ela gera danos tanto ao sistema financeiro nacional, quanto à economia popular e ao patrimônio dos consumidores.

Se configurado o golpe financeiro por meio de pirâmide, a pena pode chegar até 5 anos de prisão. Além disso, os fraudadores poderão ser compelidos a reparar os danos sofridos por terceiros.

E agora há as piramides financeiras virtuais, isso surgiu com as criptomoedas

Sites especializados apontam a existência de mais de 140 (cento e quarenta) empresas suspeitas e essa lista cresce diariamente.

Esse tipo de fraude representa um modelo de negócio (em tese, ilícito) e não sustentável, pois promete resultados altíssimos que dependem, exclusivamente, do recrutamento progressivo e contínuo de pessoas. A promessa de alto rendimento é um dos principais atrativos para capturar investidores de diversos setores da economia.  (jus.com.br)

Quanto ver dúvidas sobre a empresa, consulte Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

pirâmide financeira

Como identificar uma pirâmide financeira?

De modo geral, as pirâmides financeiras não são fáceis de serem identificadas. Isso porque elas surgem sob a denominação de algum tipo de investimento que parece ser idôneo.

Entretanto, alguns fatores podem ser indicativos se o negócio proposto é uma pirâmide financeira ou não. Deve-se buscar o máximo de informações e ficar atento as seguintes promessas:

  • “Basta adquirir um dos nossos pacotes e você já sairá ganhando! ”
  • “Se você quiser ganhar 10 vezes ou mais, basta indicar para seus amigos! ”
  • “Você pode ter ganhos mensais, basta apenas fazer o cadastro em um dos nossos planos! ”

Outro ponto que se deve ter bastante atenção é a falta de dados sobre a empresa. Buscar o site, as redes sociais, os telefones de contato. Deve-se evitar ter apenas informações daqueles que participam da rede.

Além disso, deve-se ficar atento as promessas de altos rendimentos e lucros acima da média do mercado. Bem como na necessidade de recrutamento de novos associados e com isso a obtenção de comissão.

Em caso de desconfiança de um golpe por meio de pirâmide financeira, o mais assertivo é denunciar aos órgãos competentes. Entre eles o Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais, Polícia Civil e Polícia Federal.



Leave a Reply