O que é pagamento via NFC ou contactless

NFC ou contactless, nova tecnologia que garante pagamento rápido e seguro apenas por aproximação. Venha saber mais aqui sobre pagamento via NFC.

O avanço tecnológico e digital não tem limites. Cada vez mais exigimos respostas rápidas para nossas ações e atividades no dia a dia.

Foi assim que surgiu a tecnologia NFC – Near Field communication – ou contactless – Sem contato. Desenvolvida na parceria entre as grandes Sony e Phillips, tem sido há muito tempo utilizada no Japão.

No Brasil esta tecnologia ainda está caminhando para o sucesso. Sendo mais aceita como pagamento via NFC em cartões de crédito e débito e maquininhas de cartões.

O que é pagamento via NFC ou contactless

NFC é uma tecnologia utilizada para transferência de dados entre dois aparelhos móveis sem precisar de contato. A conexão é estabelecida via radio frequência, então os dispositivos de pagamento precisam possuir chips com a tecnologia e serem compatíveis.

Este tipo de pagamento é, portanto, uma transação que funciona quando os aparelhos se encostam. Geralmente a distância entre eles deve ser de 2 cm a 10 cm. Funciona entre um cartão com chip NFC ou um celular e a máquina leitora de cartões com a mesma tecnologia.

O pagamento via NFC também pode ser feito com pulseiras ou “tags NFC”, que são adesivos com o chip. O banco Santander, através do “Santander Pass” é um exemplo de utilizador da tecnologia em pagamentos.

Para que serve o NFC?

A tecnologia NFC serve para comunicação de dados a curta distância sem necessidade de cabos, fios ou pareamentos. O que muitas vezes ocorre de forma lenta.

Vejamos alguns exemplos da empregabilidade da NFC:

  • Fazer pagamentos e transações bancárias é a forma mais comum em todo o mundo
  • Obter informações sobre produtos – Com um celular e uma tag NFC no próprio produto, poderá obter todas as informações de que necessita
  • Possibilidade de assistir a um trailer olhando apenas o cartaz do filme – Isto se no cartaz existir uma tag NFC com este objetivo
  • Para trocar fotos e arquivos entre celulares – Basta ativar a função nos dois aparelhos e aguardar
  • As Tags NFC podem ser utilizadas em documentos – Evitando assim a entrada de menores de idade em bares e casas noturnas

pagamento via NFC

Como usar o NFC?

Para efetuar um pagamento via NFC, primeiramente, é necessário que seu Smartphone ou cartão de crédito ou débito possuam a tecnologia. No caso do celular a função NFC deve estar ativada e o aparelho tem que estar ligado e desbloqueado.

É preciso também no aparelho, possuir alguns aplicativos para leitura de Tags NFC ou aplicativos de pagamento como: Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. Depois, basta acessar o aplicativo, escolher a forma de pagamento e encostar na outra máquina, geralmente de cartões.

É fácil, prático e seguro. A conta será debitada de sua carteira digital ou estará na sua próxima fatura.

Como ativar o NFC

Para ativar o NFC a tecnologia deve vir da fábrica em seu smartphone, por exemplo. Neste caso o processo é como ligar e desligar o bluetooth ou wi fi dele.

Então, quando o aparelho estiver desbloqueado, na tela inicial deve aparecer a função NFC para ser ativada. Ou, de outra forma, ela deve estar no menu “configurações”, depois em “conexões”. Isto dependerá do modelo de celular.

Em cartões de banco, ou pulseiras com NFC, a ativação acontece na hora do desbloqueio. Já que estes estarão vinculados às contas ou número dos cartões em pagamento via NFC.

Opções de pagamento via NFC no Brasil

No Brasil a tecnologia NFC ainda é pouco utilizada. Isto ocorre porque as fontes leitoras ainda são bastante caras. Exemplos disso são os celulares Samsung e Iphone de última geração.

Contudo, podemos ver a tecnologia funcionando muito bem em cartões, máquinas leitoras destes e em transações bancárias. Maquininhas da Cielo e PagSeguro já possuem NFC. Cartões de bancos como: Nubank, Banco do Brasil, Santander, Itaú, entre outros, já vem com a tecnologia.

Outro exemplo da aplicação do contactless no país é o pagamento da passagem de ônibus. Em São Paulo e Jundiaí existem máquinas nos ônibus que aceitam a tecnologia, liberando a catraca.

É uma tecnologia segura?

O pagamento via NFC é uma fonte segura já que exige a aproximação para ser efetivada. Isto garante que não haja interferências nem bloqueios de sinal ou roubo de dados à distância.

No contactless as informações partem em via única, pois o aparelho receptor não tem acesso a dados confidenciais como senhas e outros. Também, em muitos bancos, existe um valor máximo para estas transações.

Onde é aceito o pagamento via NFC: Cartões, máquinas de cartões

Além de ser aceito em cartões e máquinas, o pagamento via NFC, aparece também em pulseiras, celulares, relógios smartwatches e adesivos NFC. Confira algumas empresas que oferecem o contactless como forma de pagamento:

Consulte seu banco ou operadora de cartão para saber se o NFC está disponível. Se for acessível a você aproveite as facilidades dessa nova tecnologia.



Leave a Reply