Números Racionais: O que é, Exemplos e exercícios

Uma das grandes dificuldades encontradas quando se está estudando matemática é sobre o entendimento dos números racionais. Tire suas dúvidas a seguir!

Matemática sempre fora uma das disciplinas mais difíceis do ensino básico, seja pela sua complexidade ou pela forma com que os conteúdos são abordados em sala de aula (na maioria das vezes pautada em um ensino prescritivo).

Mas entender matemática não algo impossível e pode se tornar algo prazeroso, basta que antes de saber fazer os cálculos, você entenda/ interprete o problema de forma adequada e relembre conceitos referentes ao assunto.

Um dos assuntos que mais geram dúvidas é sobre os conjuntos numéricos e neles estão os números racionais, assunto o qual será abordado a seguir e você conseguira sanar todas as suas dúvidas. Continue lendo!

O que são números racionais?

Como já mencionado acima, existem diversos conjuntos numéricos, dentre eles estão os números racionais, que gera inúmeras dúvidas. Você sabe quais são os seus usos no cotidiano?

O conjunto dos números chamados de racionais é formado por todos os elementos numéricos que podem ser descritos em forma de fração. Dessa forma, se um número pode ser representado por uma fração, você pode chama-lo.

Por exemplo: 7 é um número racional, uma vez que pode ser representado da seguinte forma 7/1.

Pode ser que você ainda esteja com dúvidas sobre o tema, isso porque, relembrar o que é uma fração pode ser essencial no seu entendimento.

Em termos gerais, uma fração é uma forma de representar a divisão entre números inteiros e é representada das seguintes formas:  ou X/Y.

Cabe lembrar que uma fração é (via de regra) composta por dois números inteiros e o resultado da divisão é diferente de 0.

números racionais

Quais são os números racionais?

Agora você deve estar se perguntando quais números são racionais? Afinal existe uma lista pré-definida?

A resposta é que devido à infinidade de números racionais existentes, não existe uma lista que pré-definida.

Sendo assim, para saber se um número é ou não racional, basta representa-lo em forma de uma fração.

São tidos como números racionais:

  • As frações: pois já estão representadas na forma de racionais;
  • Os números inteiros: pois podem facilmente ser representados por frações;
  • Os números decimais finitos: pois por possuírem um número limitado de casas decimais podem ser escritos em forma de fração (lembre-se que os mesmos são resultados de uma potência de base 10);
  • As dízimas periódicas: pois existe a repetição dentro dos decimais.

Saiba também sobre números irracionais 

Operações

Existem diversas possibilidades de operações, sendo as principais:

Adição e Subtração: a adição e a subtração são transformadas em somas algébricas, logo, os números devem ser escritos lado a lado (da mesma forma feita com números inteiros);

Multiplicação e divisão: a multiplicação segue o mesmo principio da adição e subtração (multiplica numerador por numerador e denominador por denominador) e na divisão, multiplica a primeira fração pelo inverso da segunda.

Além dessas, é possível fazer a radiciação e a Potenciação.

Lembre-se que antes de iniciar qualquer operação com números decimais, represente as variáveis na forma de fração, assim ficará mais fácil.

Multiplicação de números racionais

A regra utilizada na multiplicação de números racionais é que: deve ser multiplicado numerador por numerador e denominador por denominador.

Lembrando que numerador fica na parte superior da fração e denominador fica na parte inferior.

Exercícios resolvidos

Quer aprender mais sobre o assunto e testar seus conhecimentos, comece agora mesmo a praticar com exercícios.

O site “Só Matemática” disponibiliza uma lista de exercícios resolvidos com números racionais, disponível aqui, confira.

Gostou! Aproveite e compartilhem




One Response

Leave a Reply