LCI e LCA: O Que é, Rendimento, Como investir

Todos os que buscam investimentos querem algum tipo que apresente um rendimento considerável aliados a segurança neste artigo temos LCI e LCA.

O primeiro investimento que vem a cabeça é a poupança. Mas nesta é possível obter a segurança, porém a rentabilidade fica muito a quem de qualquer outra.

Então o caminho são as aplicações em renda fixa.

Basicamente a Renda Fixa é um tipo de investimento no qual, em geral, se sabe o quanto terá de retorno ao final do período contratado.

Entre os investimentos de renda fixa estão a LCI e LCA cujos fundamentos são parecidos, mas que tem destinações diversas como vamos ver.

O Que é LCI

A sigla LCI significa Letras de Crédito Imobiliário, ou seja um investimento ligada a área imobiliária.

Na prática é como se o dinheiro a ser aplicado fosse emprestado ao banco que o devolveria com um determinado rendimento, enquanto aplicava o dinheiro em financiamentos imobiliários. Ou seja enquanto aplicamos o dinheiro em LCI o banco utiliza esses valores nos empréstimos para aquisição de imóveis.

Rendimento LCI

Como todo investimento a LCI também deve fazer parte do rol de analise na hora em que for estabelecido um planejamento para aplicações.

A LCI apresenta três formas de rentabilidade:  pré-fixada, pós-fixada e híbrida, veja a seguir:

Pré-fixada

Na qual a taxa a ser aplicada ao capital investida já é conhecida no momento da contratação o que proporciona que desde este momento seja possível saber o valor que será resgatado.

Pós-fixada

Neste caso o contrato de investimento prevê o índice que será aplicado ao capital investido no momento de seu resgate, mas não o valor exato.

Híbrido

Há ainda uma mescla dos dois acima, quando uma parte do investimento é remunerado com base em um taxa previamente combinada enquanto outra parte será calculada com base em um índice a ser apurado no momento do fim do contrato.

Outra questão interessante é que ao fazer um investimento deste tipo em uma instituição bancária haverá a limitação aos negócios daquele banco, enquanto se feita através de uma corretora, maiores opções podem ser oferecidas, vez que normalmente trabalham com diversas instituições.

LCI e LCA

O Que é LCA

O investimento em renda fixa denominado LCA, significa Letras de Crédito do Agronegócio.

Na mesma linha das LCIs, as LCAs são investimentos feitos em uma instituição financeira que vinculará esses recursos ao financiamento de empréstimos relativos a atividades agropecuárias.

O dinheiro que se aplica em LCAs recebe para o investidor a remuneração contratada, e propicia o empréstimos ao produtor do setor ligado ao agronegócio.

Rendimento LCA

Considerando que a LCA tem as mesmas características da LCI é de se esperar que também as características dos rendimentos também sigam a mesma linha.

De fato, nas aplicações em LCA deve se observar o que ocorre com a LCI.

As condições de rendimentos também são dividas em pré-fixada, pós-fixada e híbrida, mantendo as mesmas características: na primeira a fixação da taxa sabendo-se o resultado que será apurado no fim do contrato; na segunda tem-se a definição do índice que será aplicado e na última uma junção das características de ambas.

Da mesma forma esclarecido quanto as LCIs, nas LCAs também é necessário se procurar o maior leque possível de possibilidades de aplicação, o que nem sempre são encontrados em bancos, sendo aconselhável o contato com corretoras.

LCI e LCA

Qual a diferença entre LCI e LCA

A diferenciação entre ambos está na destinação que a instituição financeira dará ao valor que lhe é entregue a título de investimento.

No caso das LCI a destinação é vinculada aos negócios imobiliários cabendo à instituição traduzi-la em empréstimos para o setor imobiliário.

Nas LCAs o comprometimento de aplicação de valores está ligado ao agronegócio, ou seja, possivelmente quando a instituição for procurada para financiamentos nesta área os fundos terão como origem este tipo de investimento.

Quanto rende LCI e LCA

Os investimentos em renda fixa têm como parâmetro o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e é com base nele que é possível fazer um esboço a respeito.

É possível encontrar investimentos em LCI e LCA que chegam a apresentar rendimentos próximos da 95% a 104% do CDI, que, embora seja na verdade um certificado é usualmente utilizado para referência do índice apurado com base na média de seus rendimentos.

LCI e LCA qual o melhor investimento

Para o investidor pouca diferença existe entre o LCI e o LCA, devendo novamente, com base em seu planejamento de investimento verificar aquele (embora muito parecidos) que melhor se encaixa no seu perfil atendendo a sua necessidade de liquidez e rentabilidade.

LCI  e LCA

Como investir em LCI e LCA

Para investir em LCI ou LCA basta a abertura de uma conta em uma instituição bancária ou através de corretoras de ações.

Sempre atento à questão já levantada referente à disponibilidade de maior leque de opções para que seja possível aferir o melhor investimento.

Confira:

LCI e LCA são isentos de IR?

As LCIs e LCAs por serem investimentos que tem uma destinação vinculada, qual seja, os setores imobiliário e agronegócios, esses recebem um tratamento diferenciado.

O Governo Federal entende que estes dois setores são de fundamental importância para o país e que devem ser valorizados e terem seus créditos facilitados. Assim buscam formas de fazer com que haja maior oferta desse tipo de linhas de crédito.

Com intuito de aumentar os investimentos em LCI e LCA é que há isenção do Imposto de Renda nestas aplicações.

LCI e LCA tem garantia do FGC

Uma grande atenção deve ser dada ao fato da garantia que tem o seu investimento.

Sempre se visualiza a poupança como exemplo de segurança para investimento.

Entretanto os LCIs e LCAs (como outros tipos de investimentos em renda fixa) contam com a mesma segurança das cadernetas, pois são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Assim, os investimentos até R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por CPF são garantidos.

Quais são os melhores LCI e LCA do mercado

Segundo o site www.bonsinvestimentos.com.br os melhores investimentos deste seguimento para janeiro de 2018, seriam encontrados com o Banco Inter na modalidade de 5 anos.

Porém, a forma mais segura de verificar o melhor investimento é, no momento de sua aplicação, efetuar todas as verificações indicadas acima.



Leave a Reply