IGPM 2020: Calculo, Reajuste de Aluguel, Acumulado

O índice IGPM 2020 tem grande impacto sobre o valor do aluguel de imóveis. Além disso também indica como está o cenário econômico do país. Entenda melhor sobre esse assunto.

O IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, tem como finalidade ser a base dos contratos de aluguel. Contudo tem fator decisivo para um variado conjunto de serviços.

É um grande e importante indicador quando o assunto é área econômica do nosso país. Conheça mais sobre o IGPM 2020 e como todos os indicativos pode estar relacionados com ele.

O ultimo dado do (IGP-M 2019) , que é o do mês de dezembro subiu 2,09% e o acumulado para de 2019 foi de 7,30%.

IGPM 2020: O que é?

Criado em 1940 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços do Mercado ou por sigla IGPM, é responsável pelo cálculo e reajuste no aluguéis de imóveis.

O IGPM 2020 também tem grande importância no acompanhamento de como os serviços e bens estão evoluindo. Além disso, ele abrange outros indicadores da cadeia produtiva.

Através dos dados fornecidos por ele temos uma maior noção de como anda o cenário econômico do Brasil e entende como os valores são gerados a partir desse índice.

IGPM 2020

Influenciadores do IGPM 2020

Certos índices influenciam de modo geral o IGPM 2020, sendo responsável pela alta e baixa. Conheça os principais influenciadores que de fato possuem grande influência nesse índice:

  • IPA – Índice de Preço ao Produtor Amplo – Agropecuário
  • IPA – Índice de Preço ao Produtor Amplo – Industrial

O IGPM também função indicativa nas correções de certos títulos com a emissão pelo Tesouro Nacional. Além de depósitos bancários que possuam renda depois de uma ano.

Como calcular esse índice

Na hora de efetuar o cálculo do IGPM é necessário que se leve em consideração as algumas informações, consideradas os três principais índices para se fazer uma média:

  • IPA-M – Índice de Preço por Atacado: Envolve todas as ações da indústria atacadista. Com 60% de importância
  • IPC – M – Índice de Preços ao Consumidor: Poder de aquisição do consumidor. Rege 30%
  • INCC-M – Índice Nacional de Custo da Construção de Mercado: Responsável pelos 10% restante. Responsável por medir o preço médio das construções em nosso país

Para se chegar a um certo valor com base nos índices ditos acima, algumas dados são verificados também. A seguir uma relação de diversos setores que são verificados os valores médios:

  • Comércio
  • Alimentação
  • Vestimenta
  • Artigos para a casa
  • Construção civil

Qual a sua finalidade?

O IGPM 2020 atua em algumas áreas do forma direta. Áreas que estão diretamente ligadas com o nosso cotidiano. Confira quais contas da nossa rotina o IGPM está presente:

  • Valor do contrato do aluguel de imóveis
  • Certos planos de saúde
  • Tarifas presentes na conta de energia elétrica
  • Nas mensalidades da escola de seu filho
  • Preço de alimentos no mercado

Nota-se que quando ocorre alguma mudança no valor do índice IGPM, automaticamente modifica as taxas cobras nos serviços acima descritos.

Reajuste no aluguel

Antes de mais nada, e de suma importância deixar claro que o reajuste de seu aluguel não irão sofrer alterações todos os meses. Do mesmo modo que até anualmente não ocorre alteração.

O cálculo que deve ser efetuado para ter como base o reajuste do aluguel de imóveis deve ser o seguinte: multiplicar o IGPM pelo valor do aluguel letivo. Feito isso soma-se o resultado ao valor do aluguel.

Para que seja regido não há importância do dia, mas sim do mês em que se foi estabelecido o início do contrato. O valor do reajuste deve ser o acumulado do IGPM referente aos últimos 12 meses.

Saiba aqui: Calculo de Reajuste de Aluguel

Definição de IGPM Acumulado

O Índice IGPM Acumulado tenho como fator a medição anual de valores. Contudo pode ser medido também por semestre (6 meses) e a cada dois anos.

O acumulado é utilizado por que reajustar o valor geral do contrato de aluguel. Portanto IGPM Acumulado é a média de todos os valores registrados durante certo período.

O índice IGPM e seus impactos na economia

A relação entre o IGPM e o cenário econômico do nosso país é de que a partir desse índica pode ser fazer uma avaliação do como a economia está caminhando.

Quando a inflação tem alta consequentemente os valores tendem a subirem. Significando de fato que há uma certa falta no controle das condições macroeconômicas envolvidas.

O impacto maior é no bolso do brasileiro. Enquanto medidas são tomadas para que se faça certos resultados serem alcançados, dependendo de como o mercado esteja naquele momento.

IGPM acumulado de 2019

2019
MÊS Mensal % Acumulado nos últimos
12 meses %
Acumulado no ano %
Janeiro 0,01 6,7516 0,0100
Fevereiro 0,88 7,6157 0,8901
Março 1,26 8,2786 2,1613
Abril 0,92 8,6555 3,1012
Maio 0,45 7,6587 3,5651
Junho 0,80 6,5279 4,3937
Julho 0,40 6,4113 4,8112
Agosto -0,67 4,9636 4,1090
Setembro -0,01 3,3817 4,0986
Outubro 0,68 3,1665 4,8065
Novembro 0,30 3,9856 5,1209
Dezembro

É necessário acompanhar os valores do IGPM 2020?

Mesmo que você não possua nenhuma relação com qualquer índice aqui dito, é importante estar sempre a par nos valores apresentados e nas projeções liberadas de 10 em 10 dias.

Com conhecimento nesse indicativo do IGPM é possível que se faça um planejamento mais ciente, para não correr o risco de acabar se surpreendendo caso ocorra variação no aluguel.

Ter o acompanhamento de como anda os índices do IGPM 2020 tem grande valia para se entender como anda o cenário econômico do nosso país.

Aos investidores fazer o acompanhamento ajuda na hora de fazer projeções e ter uma noção de como a economia está naquele período. Conhecer e antecipar garante bons investimentos, Fica a dica!



Leave a Reply