O que é Fundo Garantidor de Crédito – FGC

Hoje há diversas oportunidades de investimentos que na verdade, são grandes ciladas que podem comprometer o seu dinheiro. Logo saber o que é fundo garantidor de crédito irá te ajudar a pensar duas vezes antes de investir em algo.

Além disso muitas pessoas têm receio de deixar seu dinheiro investido em aplicações. Afinal quem garante que o banco não irá quebrar e não devolver o seu dinheiro? Sim o FGC assegura o seu capital em quase 100% das aplicações.

Contudo há algumas regras importantes que deve se atentar para que possa contar com o seguro. Entenda como funciona e quais as aplicações que contam com a proteção do fundo garantidor de crédito.

Fundo Garantidor de Crédito – FGC

Fundo Garantidor de Crédito – FGC

Diversas pessoas possuem receio de investir pelo fato de não saber o que é fundo garantidor de crédito. Logo o FGC foi criado exatamente para resguardar a confiança dos investidores no sistema financeiro. Contudo não é possível dizer que os risco de perda nos investimentos são totalmente nulos.

O fundo garantidor não se trata de um órgão público. É uma organização privada e não possui fins lucrativos. Logo ele é mantido por instituições associadas, assim todos contribuem com um valor mensal para a manutenção do FGC.

Entretanto, mesmo sabendo o que é fundo garantidor muitas pessoas se perguntam porque os investimentos não são 100% seguros. Logo a instituição possui um grande capital de reserva, e está pronto para ser acionado caso qualquer grande banco resolva fechar as portas. Mas ainda assim há risco.

Afinal se houver uma crise no sistema que comprometa diversos bancos, o FGC certamente não seria capaz de suprir. Contudo, nunca houve se quer um momento próximo de uma situação como essa no Brasil. Então se esse era o seu medo, pode investir sem receios agora.

O que é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC

  • Depósitos à vista
  • Poupança
  • CDB e RDB
  • Depósitos destinados ao pagamento de prestação de serviços, salários e aposentadorias
  • Letras de câmbio, letras hipotecárias, letras de crédito imobiliário e letras de crédito do agronegócio
  • Operações compromissadas nos termos da regulamentação

Você pode gostar de ler também:

O FGC não garante todos os investimentos

Mais importante do que saber o que é fundo garantidor e como ele funciona é conhecer quais os investimentos que ele não cobre. Afinal produtos conhecidos como os próprios Tesouro direto não possui garantia caso o Governo federal não honre com seus pagamentos. O FGC não protege títulos públicos.

Ainda assim não são todos as aplicações privadas que possui a cobertura. No entanto os mais utilizados como CDBs e as letras de credito, LCI, LCA e LCs, todas são 100% garantidas. Mas atenção existe um valor máximo para assegurar de se estar protegido. Logo caso você pretenda investir altos valores é preciso estar atento as regras.

Saiba se seu investimento está realmente seguro

Como você já sabe o que é fundo garantidor de crédito e como ele funciona. É preciso entender quais as regras para que seus investimentos estejam realmente seguros. Afinal há um valor máximo pelo qual o FGC se disponha em te cobrir caso o seu banco venha a fechar as portas.

Então o fundo garantidor cobre o valor máximo de 250 mil reais. Então caso você ultrapasse esse montante e venha ocorrer alguma crise no sistema financeiro ou com seu banco. Entenda que todo o valor que ultrapasse o teto, não será restituído.

No entanto o valor máximo é restringido por CPF e instituição, logo caso possua um grande capital existe uma saída. Você pode diversificar o seu patrimônio em outros bancos e ou outros CPF.

Apesar disso, existe um teto máximo de 1 milhão de reais, limitando o a no máximo 4 contas por CPF. E caso ocorra que o seu banco emissor anuncie falência o FGC se compromete realizar o estorno de seu investimento entre 3 e 6 meses.

Telefone de contaTo do FGC

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 – 12.º andar
Pinheiros | CEP 05426-100 | São Paulo, SP

Tel:  (11) 3543-7000
E-mail: [email protected]

Gostou do artigo?

Compartilhe!



Leave a Reply