Etanol ou Gasolina: Qual compensa mais, o mais econômico

Mas qual é melhor combustível para os carros flex? Etanol ou gasolina? Pode usar os dois juntos? Veja mais sobre esse assunto a seguir.

No Brasil, cerca de 80% dos carros possuem a tecnologia flex nos motores. Tecnologia essa que oferece a aceitação de dois tipos de combustível, o etanol e a gasolina. Um conhecido pela sua autonomia excelente e o outro considerado o menos poluente e mais barato.

Sendo assim, esse tipo de carro pode rodar tanto com o etanol ou gasolina. Um produz maior potência e o outro maior desempenho. Conheça mais sobre os carros com motores flex.

Etanol ou gasolina: Qual compensa mais, o mais econômico

Seu carro é flex, você precisa abastecer ele, e não sabe qual combustível escolher? Gera aquela dúvida, etanol ou gasolina, qual o melhor? Para que essa dúvida seja solucionada, é necessário que você analise certos pontos.

Os motores flex possuem o sistema de bicombustível, que aceita o etanol ou gasolina sem prejudicar o motor. Cresce a cada dia a popularidade de carros com esse tipo de motor, devido ao sobe e desce do preço dos combustíveis no Brasil.

Tendo sucesso em 2000, quando a indústria automobilística conseguiu um modo de identificar qual tipo de combustível está no tanque. Embora as montadoras sempre afirmaram que esse tipo de motor tem um desempenho excelente, no início muitas dúvidas surgiram e junto com elas muitos mitos foram criados.

O sistema do motor flex precisa de um sensor que reconhece a quantidade de oxigênio presente no motor. A partir daí ocorre a queima de dois combustíveis na câmara de combustão, a partir daí ocorre o funcionamento do carro.

Então para se dizer qual compensa mais ou qual é mais econômico, o proprietário do carro flex, deverá verificar qual dos dois combustíveis tem maior desempenho, autonomia e potência. Dependendo do que ele precisa.

etanol ou gasolina qual melhor

Como funciona o carro flex

Os motores flex possuem o sistema de bicombustível, que aceita o etanol ou gasolina sem prejudicar o motor. O modo de trabalhar do motor flex é diferente do motor monocombustível. Embora a manutenção seja igual.

Para que o motor flex pudesse ter desempenho e funcionar corretamente, foi necessário a criação um sensor que identificasse o tipo de combustível presente no tanque. Para que o sistema de injeção ocorresse de forma certa.

No começo foi bem complicado, pois o sensor apresentava falhas com o tempo, levava em torno de dois quilômetros para que pudesse ser feita de forma correta a mistura de ar e combustível.

No ano de 2000, a indústria automobilística conseguiu aperfeiçoar o sistema flex dos carros. Aproveitando o mesmo sistema de oxigênio, foi criado um meio para que fosse identificado qual combustível se encontra no tanque.

Para que aja a combustão, o sensor precisaria identificar a quantidade da mistura de ar com combustível. A partir daí o sistema envia ao ECM para que o mesmo faça o ajuste necessário. Em poucos segundos o processo de funcionamento já estará perfeito processo.

Portanto, o carro flex funciona a partir de qualquer quantidade da mistura do álcool com gasolina, no mesmo armazenamento do tanque. A partir daí ocorre a mistura com o oxigênio, fazendo a combustão do motor. Caso o funcionamento não ocorra da forma proposta, poderá trazer prejuízos ao motor.

Pode alternar entre etanol ou gasolina a qualquer momento?

A alternação entre etanol ou gasolina é uma dúvida dos proprietários de carros flex. Muitos ainda preferem usar apenas um combustível e em nenhuma hipótese fazem a mistura. Mas será que pode alternar os dois combustíveis ou usar os dois juntos?

Certamente pode sim fazer a alternação de combustível em carros flex. Do mesmo modo que se pode usar os dois juntos sem nenhum problema. Embora alguns mecânicos ainda acreditam no mito que é prejudicial ao motor.

O motor de um carro flex foi criado para que aceite os dois tipos de combustíveis em seu sistema, ambos em qualquer proporção. Lembrando sempre que o combustível tem que ser de boa qualidade e não ser adulterado.

De maneira geral, qual melhor combustível usar

A escolha do melhor combustível para o seu carro flex, dependerá muito do tipo de trajeto que irá ser feito. Pois para cada tipo, precisará de autonomia, força e também o custo benefício que cada um poderá proporcionar.

Para quem necessita realizar uma longa viagem ou pegar estrada, a gasolina é a melhor opção. Pois o rendimento por litro é maior em relação a quilometragem realizada com o álcool. Então a gasolina tem maior autonomia.

Para quem usa o carro para trabalhar ou mesmo para utilizar somente dentro da cidade, o álcool é a opção mais viável, além de ser bem mais barato em relação a gasolina, o etanol é menos poluente.

Na questão de potência o etanol ganha da gasolina. Devido ao aumento da taxa de compressão do motor. Quanto mais alta essa taxa, a potência será maior. Sempre lembrando que quanto maior a potência, maior consumo ocorrerá.

Etanol ou gasolina qual o melhor para o motor

Quando o assunto é manutenção do motor e desgaste das peças, entra em debate se carros flex possuem maiores problemas e se essa mistura de combustível prejudica a vida útil do motor.

Segundo as montadoras, o uso de etanol ou gasolina não produz problemas ao motor e nem prejudica a vida útil. Desde que seja sempre respeitada as normas de abastecimento e que a gasolina e o etanol sejam de qualidade.

Tanto o etanol quanto a gasolina, possuem vantagens e desvantagens em relação ao motor. Cada uma deve ser analisada e sempre procurar meios para que não ocorra nenhum problema as peças e os periféricos do motor.

Uma das vantagens do etanol é que ele é mais limpo em relação a gasolina, garantindo assim um motor mais limpo e sem resíduos de carbono. A desvantagem de usar somente o etanol é que ele não tem lubrificação igual a gasolina.

A gasolina possui como vantagem a lubrificação das peças, além de manter bicos injetores limpos. Mantém a durabilidade do motor ainda mais do que qualquer outro combustível. Como desvantagem principal, o custo é bem alto, comparado ao etanol, além de ser poluente.

Qual a nova regra para escolher gasolina ou etanol (70% não é mais)

Antes para saber qual era mais vantajoso, entre o etanol ou gasolina, se usava uma proporção de 70% do valor do etanol em relação ao da gasolina. Mas com o avanço das tecnologias nos motores, essa proporção subiu para 75%.

Hoje o etanol tem em média 75% de desempenho da gasolina, então para saber se vale a pena usar o etanol como principal combustível, é necessário que seu preço esteja na faixa de 75% sobre o valor da gasolina.

Como fazer o cálculo se compensa etanol ou gasolina

Sabendo que a regra de desempenho do etanol deve ser de 75% da gasolina, podemos fazer um cálculo para saber qual compensará abastecer naquele momento, se etanol ou gasolina. Pois devido ao sobe e desce de valores, o cálculo sempre modificará.

Mas como fazer esse cálculo? Para efetuar esse cálculo, basta saber o valor do etanol e o valor da gasolina. Tendo esses dois valores, iremos dividir o valor do etanol pelo da gasolina, o resultado deverá ser inferior a 0,75.

Um exemplo, digamos que o etanol hoje esteja custando R$3,217 e a gasolina esteja por R$4,811. Pegamos esses dados e efetuamos o seguinte cálculo:

  • 3,217(valor etanol) / 4,811(valor gasolina)
  • Teremos como resultado 0,66.
  • Então nesse caso, compensaria abastecer com etanol pois ela está com valor inferior aos 75%.

A partir do momento que esse resultado for acima de 0,75, será mais vantajoso abastecer com a gasolina. Pois o não compensará o alto consumo do etanol, por pouco desempenho. Sendo a gasolina melhor escolha custo benefício.

Calculadora Flex

Use nossa calculadora que desenvolvemos para você saber qual melhor opção de combustível.

Na estrada é melhor usar etanol ou gasolina

combustível na estrada

Pretende pegar estrada e entre o etanol ou gasolina não sabe o que escolher? Simples! Utilize gasolina. Além de não precisar ficar abastecendo toda hora, a autonomia e rendimento aumentarão ao nível bem considerável.

Como na estrada a velocidade é alta e sempre constante, o motor exige menos combustível. Assim auxiliando na economia de gasolina. Já na cidade, seria ao contrário, devido a velocidades bem baixas e paradas constantes para trocas de marchas.

Qual a diferença entre etanol, gasolina, diesel e GNV

Quando o assunto é combustível, o que vem à mente é a gasolina, principal combustível utilizado. Só que além da gasolina, temos também a opção de etanol, diesel e também GNV.

Mas o que é cada um e quais as diferenças? Abaixo fizemos uma pequena descrição de cada combustível e o que diferencia dos demais.

  1. Etanol: De origem vegetal, esse combustível é extraído da cana-de-açúcar. Faz parte da família dos biocombustíveis. O diferencial é que além de matéria prima renovável e não ser poluente, o etanol produz potência e eficiência aos motores.
  2. Gasolina: Vindo de origem fóssil, produzida através do refino do petróleo. Usada tanto na sua forma comum ou aditivada, é altamente inflamável. Em comparação aos outros tipos de combustíveis aqui, tem maior rendimento além de alta combustão.
  3. Diesel: Igual a gasolina, o diesel tem como origem o petróleo que vem dos fósseis. Utilizado no transporte rodoviário e de cargas. Maior vantagem em relação aos outros, é o baixo consumo, chegando até 35% menor que a gasolina.
  4. GNV: Sigla de Gás Natural Veicular, é um tipo de combustível gasoso, servindo para a substituição dos outros combustíveis. Ainda pouco conhecido, o GNV, tem como tendência aumenta seu uso nos próximos anos, por ser uma matéria renovada. A principal vantagem é que mantêm o motor limpo e por consequência disso, não precisando fazer trocas do óleo lubrificante.

Como vimos, cada combustível tem a sua vantagem e consequentemente a sua desvantagem. Cabe ao comprador do veículo ou motorista, considerar qual seja melhor tanto para o seu bolso quanto para seu motor.

Desempenho do carro com etanol

Acredita-se que o desempenho de carros com etanol seja bem baixo em relação a gasolina. Uma afirmação contraditória, já que o etanol chega até 75% de desempenho em relação a gasolina.

Muitos levam em consideração o valor do etanol na hora de abastecer, sem fazer cálculos ou mesmo verificando a autonomia que o carro faz com os dois tipos de combustíveis.

Desempenho do carro com gasolina

Gasolina em consideração a outros combustíveis, tem o melhor desempenho. Já que seu rendimento por quilometragem rodada é maior. E em estrada sua eficiência chegar a dobrar.

Mas vale lembrar que seu custo é mais caro quando comparado ao etanol. E por ser uma energia não renovável, com um certo tempo, deixará de existir. Sendo como melhor opção o etanol.

Qual polui mais: etanol ou gasolina?

Segundo pesquisa da USP, a gasolina polui mais do que o etanol. Chegando a ser 30% mais poluente. Isso ocorre devido à grande concentração de carbono em sua estrutura.

Já o etanol por ser um combustível renovável, polui bem menos do que os combustíveis fósseis. Sendo que sua queima emite uma concentração menor de gases poluentes na atmosfera.

Considerações finais

Na hora de escolher o tipo de combustível para o seu carro flex, é necessário que veja qual o melhor combustível para aquele momento. Por exemplo, caso precise pegar viagem, com certeza a gasolina será a melhor opção.

Para o dia a dia, o etanol sem dúvidas é o melhor combustível, além de ser mais barato, ele é menos poluente do que a gasolina. Sendo melhor alternativa para carros de passeio.

Sempre lembrando que existe várias variações em relação ao tipo de carro, o modo de dirigir de cada motorista, valor do combustível. Após cada variação dessa verificada, poderá se chegar ao um senso de qual combustível é melhor, entre etanol ou gasolina.



Leave a Reply