EMPREGADOR WEB 2020: O que é, requerimento, seguro-desemprego

Empregador Web 2020, saiba como utilizar a ferramenta online do MTE para pedidos do seguro-desemprego, facilitando todo o processo.

Para facilitar o processo de pedido do seguro-desemprego, já existe um sistema online para auxiliar os trabalhadores e empregadores. É o empregador web 2020.

Fique por dentro de quem pode acessar o sistema, bem como preencher e enviar o requerimento do auxílio. Abaixo, seguem todas as informações mais importantes sobre o sistema.

O que é empregador web?

Empregador web nada mais é do que um sistema criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Este sistema está disponibilizado na internet para que empregadores possam enviar o requerimento de seguro-desemprego online.

O empregador web permite desde março de 2015 que empregadores enviem toda documentação da entrada do seguro-desemprego pela internet. Ao entrar no portal, é possível preencher todo o requerimento de forma segura e rápida, facilitando todo o processo.

Quais são as principais vantagens do Empregador Web 2020?

O empregador web 2020 possui muitas vantagens, tanto para o empregador, quanto para o empregado, segue abaixo algumas delas:

  • Mesmo sendo online, o empregador tem a possibilidade de imprimir os requerimentos que foram enviados
  • Preenchimento e envio de requerimentos em bloco (de vários funcionários), ao mesmo tempo, assim como de forma individual (um funcionário somente)
  • Cadastramento de um procurador para solicitação dos requerimentos por empresa
  • Cadastramento de filiais de forma conjunta ou separada com a matriz, ou seja, ela pode ser vinculada à matriz, ou independente.

Como acessar o site empregador web 2020

Para o empregador ter acesso ao empregador web 2020, basta acessar o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho https://maisemprego.mte.gov.br.

Ao abrir a página, procure do lado esquerdo a opção Empresa, clique em Enviar Requerimento do Seguro-Desemprego. Após esse procedimento, abrirá a página do empregador web 2020 e a partir disso, é só preencher o requerimento.

Quem deve utilizar o sistema

O Empregador Web é uma ferramenta que é obrigatória de ser utilizada desde 2015. Sendo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), responsável pelo auxílio e que tornou o uso compulsório.

Deste modo, quem deve utilizar o empregador web 2020 é todo empregador, sendo pessoa jurídica ou física que dispense um funcionário. Ou seja, toda e qualquer empresa deve fazer o uso do sistema online para envio do requerimento do seguro-desemprego.

Empregador WEB 2020: requerimento do Seguro Desemprego

Quem utiliza o empregador web 2020, precisa saber como acessar e preencher o requerimento para que o funcionário seja beneficiado. Veja abaixo o passo a passo do pedido online:

  • Primeiro, é preciso que a empresa já tenha cadastrado um procurador para que os pedidos online sejam realizados
  • Depois, clique em Enviar Requerimento do Seguro-Desemprego na página https://maisemprego.mte.gov.br, o procurador será encaminhado à uma página de certificação
  • Tendo a possibilidade de acessar com ou sem certificação digital, porém, para o preenchimento e envio, precisa ser com certificado
  • Faça o login com o certificado digital, e na guia Requerimento selecione Cadastrar Requerimento ou Importar Arquivo

É importante se atentar para a diferença, somente selecione Cadastrar requerimento, se for enviar apenas de um único funcionário. Já Importar Arquivos, é para o envio em bloco (vários funcionários).

empregador web 2020

Empregador Web com certificado digital

O sistema do Empregador Web permite o acesso em duas opções, com certificado digital e sem certificado digital. Porém, só é permitido o preenchimento e envio do requerimento do seguro-desemprego COM certificado digital.

O CODEFAT considera que as informações que os empregadores prestam são sérias demais para permitir o envio sem o certificado. O emissor precisa se responsabilizar por elas, logo, deve utilizar a opção COM certificado e fazer o acesso com seu login.

Seguro-desemprego web empregador

O seguro-desemprego web empregador é um benefício garantido pela Constituição, art. 7⁰ dos Direitos Sociais. O pedido do auxílio pelo portal tende a facilitar tanto para o empregador, quanto para funcionários.

Para receber o seguro-desemprego web empregador, é preciso que o empregador envie a solicitação do auxílio com o cadastro da empresa. Depois disso, o funcionário é quem deve preencher um formulário, antes feito diretamente em um Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Como enviar seguro desemprego – SD Web

Após o empregador preencher e enviar o requerimento do seguro-desemprego pelo empregador web 2020, é a vez do trabalhador. Ele deve entrar no site do Ministério do trabalho e realizar as seguintes ações:

  • No lado esquerdo da tela procure o campo Trabalhador e clique em Seguro-Desemprego Web
  • Em Solicitar Seguro-Desemprego faça um cadastro caso ainda não tenha
  • Confira seus dados no requerimento já enviado pela empresa e aceite os termos
  • Preencha todos os campos pedidos, como formação, experiência e pretensão profissional
  • Serão apresentadas vagas com o perfil do profissional caso exista alguma, assim como curso de qualificação serão oferecidos
  • Depois disso é só confirmar o benefício, e o prazo de 30 dias já começa a contar.

Empregador Web, como cadastrar gestor

A opção Cadastrar Gestor é para que as empresas se cadastrem no sistema do empregador web 2020. Desta forma, ficam com a condição de empresas matriz.

Para cadastrar o gestor acesse o Portal do Empregador Web e siga os passos:

empregador web 2020

  • Do lado esquerdo da tela procure Acesso Direto e clique e Cadastrar Gestor
  • Na página seguinte, preencha todos os campos com os dados da empresa e com os dados do gestor e aperte Cadastrar.

Como solicitar nova senha

Caso ocorra algum problema de identificação após o cadastro da empresa, ou em qualquer momento do processo, tem como resolver. Se a senha da empresa for bloqueada ou precisa ser trocada é só solicitar outra.

No portal do empregador Web 2020, também no campo Acesso Direto, clique em Solicitar Nova Senha. Logo após, informe o login e clique em Solicitar, com o link recebido por e-mail cadastre uma nova senha.

Empregador web telefone

Contudo, há também a possibilidade de utilizar o empregador web telefone 0800 726 0101, caso haja alguma dúvida. O empregador e também o empregado pode ligar nesse número e esclarecer qualquer ponto sobre o pedido do seguro-desemprego.



Leave a Reply