Principais Dúvidas Sobre Tesouro Direto: Tire aqui

O tesouro direto é umas das formas mais populares de investimento depois da poupança. Se você está pensando em investir e tem dúvidas sobre tesouro direto, leia nosso artigo.

Vamos te ajudar a sanar todas as suas dúvidas sobre tesouro direto.

Nos acompanhe e invista já o seu dinheiro!

Principais dúvidas sobre tesouro direto

Confira aqui as principais dúvidas sobre tesouro direto, as maiores indagações de quem está pensando em iniciar seu primeiro investimento.

O que é Tesouro Direto?

Para começar, você precisa entender bem o que é o tesouro direto.

O tesouro direto foi criado no ano de 2002 como um programa parceria entre o Tesouro Nacional e a B3. O tesouro direto basicamente é forma de venda de títulos públicos através da internet para pessoas físicas.

Assim, você empresta dinheiro para o governo e ele te devolve, quando você solicitar, com rendimento de juros. Tudo pela internet.

investir tesouro direto

Como investir tesouro direto

Compensa investir no Tesouro Direto?

Existem alguns tipos de tesouro direto e cada um oferece um tipo de investimento, portanto, tem uma característica própria.

Veja a seguir alguns tipos de tesouro direto, em qual deles você se encaixa?

Tesouro Selic – ele é mais apropriado para quem gosta de investimentos a curto prazo, ou seja, é investimento para uma reserva de emergência, quando precisa de dinheiro resgata o dinheiro investido.

Tesouro Prefixado – ele é mais indicado para quem prefere investimentos a médio prazo. Por causa da taxa prefixada, quem investe sabe exatamente quanto vai resgatar.

Tesouro IPCA+ – agora esse tipo de investimento é para quem se programa a longo prazo. É, por exemplo, uma forma de garantir uma aposentadoria. O valor investido é corrigido conforme a inflação, além dos juros prefixados.

Qual a segurança do Tesouro Direto?

Investir no tesouro direto é sinônimo de segurança, sem sombra de dúvidas. É uma das formas mais seguras de investimento existentes em nosso país.

O governo é o mais seguro e melhor devedor do mercado financeiro. Investir no tesouro direto é mais seguro que deixar seu dinheiro na poupança.

Isso se deve à competência do governo em arrecadar capital por meio de impostos e, também, pelo fato de ser o único a imprimir papel-moeda.

Portanto, não tenha medo de investir no tesouro direto.

Vantagens do Tesouro Direto

Quando posso resgatar meu investimento?

Você pode resgatar o seu dinheiro quando você quiser, desde que seja em dias úteis, no período das 9h30 e 18h. O valor resgatado será compatível com as taxas e preços do momento da solicitação.

Eu posso perder dinheiro investindo no Tesouro Direto?

Perder dinheiro investindo no tesouro direto é praticamente impossível. Porém, existe uma regra, só resgate dinheiro no dia do vencimento do título.

Quem vende seus títulos antes da data de vencimento corre o risco de perder parte do dinheiro investido e ficar no prejuízo.

Por isso, só faça resgastes no dia do vencimento, independentemente do tipo do título prefixado ou posfixado.

Posso comprar sempre o mesmo título?

Esse é um tipo recorrente de dúvida sobre tesouro direto. E a resposta é, não!

Você não pode e não consegue comprar o mesmo título, o que você pode conseguir é comprar um título parecido. Mas, como assim?

Um investidor nunca compra o mesmo título, apesar de ele apresentar característica semelhantes.

Cada título tem o seu custo de capitação do emissor que será repassado para o investidor. Ou seja, o título pode ter o mesmo valor que outros, porém a forma como ele chegou até esse valor é diferente, portanto, não é igual aos outros títulos.

Tenho que declarar meus investimentos do Tesouro Direto no Imposto de Renda?

Sim, você tem que declarar o imposto sobre a rentabilidade do período aplicado e não sobre o capital.

A seguir vamos trazer a alíquota do Imposto de Renda sobre as aplicações de renda fixa, de forma regressiva:

  • Até 180 dias de aplicação, alíquota igual a 22,5%
  • De 181 a 360 dias de aplicação, alíquota igual a 20%;
  • De 361 a 720 dias de aplicação, alíquota igual a 17,5%;
  • Acima de 720 dias de aplicação, alíquota igual a 15%.

Agora se o seu investimento tem um período menor a 30 dias, nesse caso, é cobrando o IOF sobre o rendimento, que é o Imposto sobre Operações Financeiras.

O IOF pode variar de 96% a 3% do primeiro ao vigésimo nono dia de investimento.

Preciso ter muito dinheiro para investir?

Quer mais uma prova de que o investimento no tesouro direto é seguro e, é uma das melhores formas para qualquer pessoa investir?

Você consegue investir no tesouro direto com um valor a partir de R$ 30,00!

Dessa forma, o tesouro direto se tornou uma forma segura de investimento, se programe e comece a investir. Qualquer pessoa pode investir, desde que tenha acesso a internet, portanto, é super fácil e prático.

Conclusão

Esperamos que com as nossas dicas você tenha resolvido as suas duvidas sobre tesouro direto.

Tem mais dúvidas sobre tesouro direto? Comente sobre elas e vamos conversar um pouco mais.

Compartilhe esse artigo e ajude outras pessoas a tiraram as suas dúvidas.



Leave a Reply