Como Criar QR Code: O que é e vantagens

Quer utilizar esse tipo de código, mas está em dúvidas sobre como criar QR Code? Vamos ajudar você! Aprenda tudo sobre esse modelo e veja como inseri-lo em sua empresa!

O que é QR Code?

Para iniciar, vamos falar sobre os termos específicos que envolvem o QR Code. Podemos entende-lo como um código padrão de barras. Mas, diferente daquele que conhecemos, este é bidimensional. De um modo mais simples, podemos identificar o QR Code como um gráfico que, quando escaneado, guarda informações relevantes sobre um produto, serviço ou, até mesmo, localizações.

Efetivamente, o QR Code surgiu com a intenção de melhorar o sistema de gerenciamento de informações, que era restrito ao padrão unidimensional do comum código de barras. No entanto, a maior diferença entre os dois, é a facilidade de acesso que o QR Code trouxe.

Usando esse modelo, qualquer pessoa é capaz de acessar às informações que ele guarda, diferente do modelo convencional, que necessita de um leitor em específico. O QR Code, além de leitoras convencionais, pode ser lido por smartphones, apenas com o uso de aplicativos.

qr-code

Para que serve?

Como dito, o QR Code é um código que guarda informações relevantes. Porém, justamente pelo seu caráter mais acessível que um código de barras comum, ele vem sendo bastante utilizado pela mídia, que usa o modelo para aumentar a interatividade com o seu leitor/consumidor.

No QR Code é possível inserir informações que tenham cunho explicativo, instrutivo e, até mesmo, conteúdos adicionais, que podem ser acessados através da leitura do código. Com isso, o uso do QR Code pode ser entendido como uma ferramenta para estimular a ação do consumidor. Inclusive, há casos de lojas que disponibilizam cupons de desconto exclusivamente pelo QR Code.

Como criar QR Code?

O QR Code pode parecer uma tecnologia muito avançada e, por isso, muita gente deve acreditar que a criação desse tipo de código envolve uma infinidade de capacidades específicas e inerentes aos “experts” da tecnologia. Ledo engano. Afinal, se fosse algo tão complexo de ser criado, como os estabelecimentos comerciais os usariam com tanta frequência?

Ainda seguindo pela linha de acessibilidade para qualquer um, é possível criar um QR Code de maneira fácil e rápida. Há sites que são especialistas nisso e você pode utilizá-los completamente de graça. Inclusive, você pode inserir todos os dados que pretende, desde um url, até informações relevantes ao seu propósito.

Os sites são gratuitos, mas pedem que você faça um cadastro para poder criar o seu QR Code. Esse cadastramento é mais uma vantagem para você, que deseja potencializar o seu negócio com a utilização do código, pois é possível que você confira o andamento e a interação do seu público com o code.

criar QR Code

Como criar QR Personalizado?

Através dos próprios sites de criação, você pode personalizar o seu QR Code, deixando-o com o formato que deseja e modificando a cor para o seu modelo. Inclusive, você pode inserir o seu logotipo no code, o que muita gente acredita não ser possível, já que ele é, em suma, um código.

No entanto, a vantagem do QR Code é justamente essa, de aumentar o engajamento do público com o item de codificação. Inserir o seu logotipo é, acima de tudo, uma maneira rápida e gratuita de agregar publicidade.

O processo de criação do QR Code personalizado é o mesmo. No site, além de inserir as informações que você deseja no código, que podem ser páginas da internet, mapas e conteúdos exclusivos, você também modifica a estética do mesmo, de modo que ele se torna específico à sua empresa, serviço ou produto.

E o melhor: também é completamente gratuito!

Qual a vantagem de se usar o leitor QR Code?

Já falamos algumas vezes sobre aquela que acreditamos ser a maior vantagem do QR Code: aumentar o engajamento e a interatividade de sua empresa com o seu público, de modo rápido, prático e gratuito. No entanto, esse não é o único benefício de escolher o uso do QR Code. Veja mais algumas:

Mais informações

Com o QR Code, você pode migrar o seu consumidor/público, sem o risco de perder o seu interesse. Afinal, o redirecionamento se dá de modo instantâneo, diminuindo a chance de ele mudar de página ou por achar difícil demais.

Maior controle e gestão

Estamos falando bastante sobre o uso midiático do QR Code, mas ele também pode ser usado internamente, como uma poderosa ferramenta de controle. Em estoques, o QR Code tem se mostrado fundamental, pois a sua capacidade de armazenamento de informação permite que se qualifique muito mais os produtos codificados. Além disso, há uma melhora dos sistemas de busca, onde as informações do code podem ser mais específicas e detalhadas.

O uso do QR Code aumenta a eficiência na propagação de informações, ao mesmo tempo que estimula o consumidor, público e equipe a se manter conectado ao que o código guarda. Experimente utilizá-lo. Você vai perceber que o uso do QR Code melhorará a sua gestão e os seus ganhos!



Leave a Reply