Como Converter PDF em Excel: Saiba Tudo Sobre

O PDF é um formato universal de arquivo que permite você abrir um documento em qualquer tipo de dispositivo, seja ele um computador, um tablet ou até mesmo um Smartphone. O problema deste formato é que você não consegue editar o arquivo. Se você receber uma planilha, por exemplo, não conseguirá modificá-la, a menos que consiga converter o PDF em Excel.

O Excel é uma das principais ferramentas disponíveis no mercado e utilizada pelos mais diversos tipos de profissionais. Se você já precisou fazer um gráfico, montar uma planilha de preços, calcular a média das suas notas na faculdade ou simplesmente somar uma coluna, já fez uso de uma planilha eletrônica.

Se você abrir um arquivo do Excel (no formato xls), facilmente poderá editar seus dados e deixar a planilha do jeito que você necessita. Porém, se esta planilha vier no formato PDF, o processo de edição não pode ser feito de maneira direta.

Neste caso, é necessário converter PDF em Excel e é isso que você aprenderá neste artigo. Mas antes, vamos conhecer estes dois formatos.

Converter PDF em Excel

Quando falamos em Excel, não estamos nos referindo propriamente ao software da Microsoft, mas sim, a qualquer tipo de planilha eletrônica. Muitas pessoas não possuem licença para utilização do Microsoft Excel e, neste caso, acabam fazendo uso de aplicativos gratuitos, como o Open Office ou até mesmo a planilha eletrônica disponibilizada pelo Google Docs.

Não importa qual software você esteja utilizando, o que importa é você saber o que é uma planilha eletrônica.

A planilha eletrônica é um local, como se fosse uma folha, onde você poderá tabular os mais diferentes tipos de dados. Pode ser que você queira colocar a folha de pagamento de seus funcionários ou seus gastos mensais. Não importa o tipo de dado, mas o que você pode fazer com estes dados.

Em uma planilha do Excel você poderá utilizar as mais diversas fórmulas matemáticas para somar, multiplicar e automatizar estes dados.

Depois de todos os dados tabulados e somados, é possível ainda gerar relatórios com os mais diferentes tipos de gráficos e, assim, montar uma apresentação de forma muito profissional.

Como você pode perceber, uma planilha eletrônica vai ajudar a aumentar a produtividade do seu trabalho.

O PDF

Todos nós, em algum momento, já recebemos um arquivo PDF. Seja por Email, em um pendrive ou até mesmo em uma página da WEB, os arquivos em PDF são muito úteis, afinal de contas, podemos fazer sua leitura a partir de qualquer tipo de sistema.

Se você, por exemplo, criar uma planilha eletrônica no Microsoft Excel ou um documento de texto no Microsoft Word e salvar nos seus respectivos formatos (.xls ou .doc), somente conseguirá abrir em um computador que tenha estes softwares instalados.

É muito comum criarmos uma bela apresentação em um determinado tipo de aplicativo, gravar em um pendrive e chegar no computador do trabalho ou da faculdade e, simplesmente, não conseguir abrir o arquivo.

Mas por que isso acontece? A resposta é simples: você criou o arquivo usando um determinado software e para abri-lo precisará do mesmo software. A menos que você gere um arquivo de leitura universal.

E é justamente essa a proposta do PDF (Portable Document Format). Como o nome já diz, este é um tipo de documento portável, ou seja, que pode ser aberto em qualquer lugar.

Convertendo um PDF em Excel

Como dissemos, o PDF é uma arquivo de formato universal e que você pode abrir de qualquer lugar. Mas isso não quer dizer que seja possível editar este documento.

A proposta do PDF é fazer com que você visualize o arquivo, não que edite.

Se você receber um planilha no formato PDF não conseguirá modificá-la, a menos que consiga converter o PDF em Excel. Mas calma! Isso é mais simples do que possa parecer.

Existem diversos sites na internet que permite que você faça essa conversão de maneira muito facilitada e de forma totalmente gratuita. Poderíamos citar aqui uma centena de sites que façam isso, mas vamos utilizar de exemplo o Small PDF.

convertendo PDF em Excel

O Small PDF

Este é um site que não faz apenas conversão de PDF para Excel, mas que realiza muitos outros serviços, como dividir um PDF, excluir páginas do PDF, proteger ou desproteger um PDF ou ainda realizar conversões do Word, Power Point ou Excel, que é justamente o que queremos.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Small PDF, enviar seu arquivo PDF através do botão disponível no site e aguardar que o sistema fará todo o resto para você.

Pode levar algum tempo, mas acompanhe a barra de progresso e quando estiver pronto, basta fazer o download de seu arquivo já no formato PDF.

E não se preocupe com relação à privacidade de seus arquivos. Você enviará seu PDF apenas para que o servidor do site possa realizar a conversão. Depois disso, ao concluir o processo, seu arquivo é excluído na mesma hora.




Leave a Reply