Como Não Ter Mais Medo De Investir Em Ações

Como não ter mais medo de investir em ações! Saiba que não é um bicho de 7 cabeças! Saiba como funciona o mercado entenda se o mundo de ações é para você!

As pesquisas desde muito tempo mostram como é pequeno o número de pessoas que investem em ações. Contudo a baixa popularidade da bolsa de valores entre os brasileiros, é por conta dos riscos de investir em ações.

Como não ter mais medo de investir em ações

Afinal, o sobe e desce do mercado é realmente capaz de intimidar até aqueles que já tenha algum conhecimento. Mas este artigo vai te mostrar que não se trata de nenhum “bicho de 7 cabeças” para você perder de vez o medo de investir em ações.

Entenda como funciona o mercado de ações

Já pensou se pudesse se tornar sócio das maiores empresas do pais? A princípio isso pode lhe parecer inviável. Afinal quanto seria o investimento para poder realizar tal feito? Pois bem, a bolsa de valores foi criada para permitir e facilitar esse processo.

Grandes empresas com projetos grandes e ambiciosos precisam de recursos para realizar seus planos. Logo algumas oferecem na Bolsa de valores pequenas cotas de sua empresa. Então, aqueles que se interessarem e comprar, passam a ser parte também da empresa, como um acionista.

Contudo, essas cotas são as tão conhecidas ações. Então ao investir em ações de uma determinada empresa, sua missão é estar por dentro de tudo. Saber o que se repercute no seu setor de atuação da empresa que investiu é essencial para saber se vai colher ou não bons resultados.

Afinal se investir em ações, você espera que ela tenha bons resultados, para que seu valor de mercado valorize e assim você lucre com suas ações. No entanto o mercado de ações é muito volátil, ou seja, tem muita oscilação. Então como um mar, há horas que ele está em alta e horas que está em baixa.

Você sabe como investir em ações?

Fizemos um artigo falando sobre como investir, vale a pena ler!

medo de investir em ações

Eu posso perder meu dinheiro se investir em ações?

Mais importante do que conhecer o mercado de ações é saber atuar nele. Por exemplo, não é inteligente que se invista em ações de uma só empresa. Há pessoas que aplicam a maior parte de seu capital eu ações de uma única organização visando um grande ganho.

Contudo, se a empresa oscilar em baixa, o que é constantemente comum, ele verá o seu capital investido sumir de uma hora para outra. Logo é obvio que em momentos de alta de mercado o lucro é maior, por isso é preciso ser estratégico. Mas o ideal é sempre manter uma carteira de investimentos bem diversificada. Assim como diz o antigo ditado “ Não se dever manter todos os ovos na mesma cesta”.

O mercado de ações é para mim?

O mercado de ações é para qualquer pessoa. Logo a pergunta correta seria se você tem o perfil para a bolsa de valores. Responder essa simples pergunta evita que muitas pessoas se arrisquem em um investimento que exige um pouco mais de conhecimentos técnicos e comportamentais.

Então é por isso que toda corretora que provavelmente fará a mesma pergunta sempre que for fazer seus primeiros investimentos. Logo vão questionar sobre qual o seu perfil de investidor. Saiba que se pretende investir em ações, é extremamente importante que faça o teste para saber qual o seu perfil.

Afinal, pensa no mundo dos investimentos como uma concessionária. Há vários carros de diferentes marcas e modelos, todos com o mesmo intuito, te ajudar a se locomover. Contudo o carro que você escolher será diferente do carro que sua irmã ou sua avó escolheria. Por que os perfis são diferentes.

Então assim é como os investimentos, o mercado de ações pode ser muito bom para alguns, mas não tão vantajoso para outros. Entender isso com certeza vai te ajudar a não ter mais medo de investir em ações.



Leave a Reply