Como Fazer Conta de Porcentagem

Costumeiramente lecionada durante o ensino fundamental, a porcentagem tem sido exigida por diversos vestibulares. A seguir, saiba exatamente como fazer conta de porcentagem.

Utilizada por diversas ciências, como economia, matemática, até mesmo no dia-a-dia de muitas empresas, cada vez se torna mais necessário saber como fazer conta de porcentagem.

Dificilmente, em uma entrevista de emprego, lhe perguntarão diretamente se você sabe como fazer conta de porcentagem. Entretanto, pode ser que lhe deem uma prova onde o cálculo será exigido, por isso a necessidade de ter o conhecimento geral sobre o assunto.

O Que é Porcentagem na matemática

Uma das áreas da matemática mais utilizadas, por ter um conceito universal, a porcentagem (ou ainda percentagem) em sua literalidade significa “por cento”.  Ou seja, são cálculos e operações que utilizam sempre como base 100 unidades, ou ainda que possua o 100 como denominador.

Indo um pouco mais longe, em caráter etimológico, o vocábulo tem origem na expressão em latim “per centum”, que derivou a palavra “percentual”, e depois popularizou “porcentual”. Além de também de diversas serem as formas de como fazer conta de porcentagem.

como calcular porcentagem

Tipos de representação da porcentagem

Por possuir a aplicação em diversos segmentos e ciências diferentes, encontramos a porcentagem representada de 3 formas distintas:

  • Porcentual (ou percentual): quando se é utilizado o sinal %, que é a mais usual
  • Frações: posto que a base é 100, sempre que uma fração aparecer com denominador 100, ela estará representando porcentagem: 50/100
  • Decimais: quando literalmente aparecer em sua forma decimal, como por exemplo 0,5

Quando é utilizada a porcentagem

No geral, o cálculo de porcentagem é utilizado quando há a necessidade de demonstrar que determinada quantidade é a representação de outra. Ela ainda é utilizada para diferenciação de grandezas, ou ainda determinar índices e descontos, por isso é importante saber como fazer conta de porcentagem.

Cabe destacar que esses cálculos apesar de parecerem bastante técnicos, são costumeiramente usados no dia a dia de todos. Como no caso do aumento de produtos no mercado, ou ainda quando é concedido um desconto de uma loja de utensílios domésticos.

A porcentagem também é a principal forma de determinar comissões em diversos setores. E quem será utilizada quando for necessário calcular quanto será recebido ao fornecer determinado serviço, portanto caso você seja um desses profissionais, é importante saber como fazer conta de porcentagem.

Como fazer conta de porcentagem: passo a passo

A porcentagem é uma parte do todo, ou seja, para ter um cálculo, deve-se haver uma referência. O número 50% por si só não possui significado algum, então deve “50% de algo” para obter algum resultado, e só assim você saberá como fazer conta de porcentagem.

Vamos exemplificar da seguinte forma, supomos que você se depare com a pergunta “20% dos brinquedos foram vendidos no natal, quantos brinquedos foram vendidos no total?”. É impossível responder, sem que você sair qual é o total de brinquedos que existem, por isso a importância da referência.

Agora, supomos que o total de brinquedos seja de 50 unidades, então o cálculo será feito da seguinte forma:

  • O total de 50 brinquedos significa 100%, e você precisa descobrir quanto é 20%, então 50 é igual a 100% (50 = 100%) e 20% será representado por “x” (x = 20%)
  • Em seguida você terá a equação  e deve multiplicar em “cruz” (a famosa regra de 3)
  • Então, o 100 que está dividindo, passará para o outro lado multiplicando, e o mesmo acontece com o 20, e a equação ficará assim “x.50 = 100.20”, portanto “50x = 200”
  • A seguir o 50 que está multiplicando deve novamente passar dividindo, e a equação ficará x = 200/50
  • “X” então será igual 4, ou seja, 4 dos 50 brinquedos foram vendidos no natal

Como converter porcentagens em frações e decimais

Para saber como fazer conta de porcentagem e converter em decimais ou ainda em frações é bem simples. No primeiro, basta que você pegue o valor indicado e divida por 100, por exemplo, 50%, basta dividir 50 por 100, e você chegará a 0,5.

Para transformar em frações basta que você siga a pronúncia e depois simplifique a fração, por exemplo:

  • 50%, se transforma em
  • Para simplificar a fração acima, você deve encontrar o maior número que divida ao mesmo tempo o 50 e o 100, nesse caso será o próprio 50
  • Após dividir tanto o 50 quanto o 100, por 50, chega

Confira:

Exemplos de cálculos de porcentagem

Para você saber melhor como fazer conta de porcentagem, apresentaremos a seguir alguns exemplos para melhorar seu estudo.

Exemplo 1: Quanto é ¾ de 80 laranjas?

  • Sabermos que ao dividir 3 por 4, obtemos 0,75, o que significa 75%.
  • Em seguida faremos a regra de 3, onde 75% é igual a “x” e 100% é igual a 80 laranjas
  • Obtemos então a equação “100.x = 75.80”, que resulta em “100x = 6000”, e em seguida teremos “x = 6000/100”
  • Portanto “x = 60”, então temos que ¾ de 80 laranjas é igual a 60 laranjas

Exemplo 2: Quanto é 25% de 500 bolas?

  • Sabemos que 500 bolas significam 100%, e 25% será representado por “x”
  • Colocamos então um sobre o outro e aplicamos regra de 3, dando origem à equação “100.x = 25.500”
  • A equação acima então resulta em “100x = 12500”, e em seguida teremos “x = 12500/100”
  • Portanto “x = 125”, então temos que 25% de 500 bolas é igual a 125 bola


Leave a Reply