Como calcular raiz quadrada

A fórmula para calcular raiz quadrada ou radiciação é uma importante operação matemática e bastante utilizada na sala de aula e também em avaliações envolvendo provas de vestibulares, ENEM e concursos públicos.

Também é comum se deparar com esses cálculos no dia a dia a depender da sua função. De qualquer maneira dominar esse assunto é essencial e por isso preparamos esse artigo para você. Aqui reunimos as informações mais relevantes para que ao final desse texto todas as suas dúvidas estejam devidamente esclarecidas.

A matemática para muitos é um bicho de sete cabeças, a mesma causa desistência dos alunos em diversos cursos, porém, se procurarmos aprender um pouco mais veremos que não é bem assim que essa matéria tão valorosa deve ser tratada.

Nesse artigo você vai aprender como calcular raiz quadrada de forma simples e muito explicativa. Então, continue a leitura para nunca mais sentir dificuldade quando o assunto for esse.

Vamos lá?

Veja também:

O que é raiz quadrada

Diz-se que raiz quadrada é uma operação matemática inversa a potenciação e pode ser facilmente resolvida através de fatoração. Existe algumas técnicas de como calcular raiz quadrada, parte do ensinamento a seguir será possível ser seguida com base em assuntos que demos no ensino médio. Não há segredos para efetuar tais cálculos, é tudo baseado em fórmulas que podem ser facilmente gravadas.

O que são quadrados perfeitos

Os chamados quadrados perfeitos são o resultado da multiplicação de dois números iguais, ou seja, multiplicação de um número por ele mesmo. Por exemplo, 36 é um quadrado perfeito, uma vez que ele é o resultado da multiplicação (6×6) e melhor dizendo: ele é um quadrado perfeito porque é o resultado da potência 62= 36 (seis elevado a dois ou seis ao quadrado).

Então se perguntamos: qual a raiz quadrada de 36 ? A raiz quadrada de 36 é 6, pois 62= 36. Devido a isso, dizemos que a radiciação (raiz quadrada) é a operação inversa à potenciação. Outro exemplo é:  Por exemplo, 5 e -5 são raízes quadradas de 25, pois 52 = -52 = 25.

Todo número real não negativo possui uma única raiz quadrada não negativa, chamada de raiz quadrada principal, a qual é denotada pelo símbolo  Por exemplo, 3 é a raiz quadrada principal de 9, ou seja,  porque 3 é não negativo.

calcular raiz quadrada

Como calcular raiz quadrada

Exemplo 1: Já sabemos que para determinarmos a raiz quadrada de um número temos que fatorá-lo. Então queremos saber como calcular a raiz quadrada do número 196. Então o primeiro passo é fatorar esse número e depois agrupar os termos semelhantes dois a dois.

A raiz quadrada do número 196 corresponde ao número 14, porque 14 x 14 ou 142= 196

Exemplo 2:Calcular a raiz quadrada de um número decimal.

Encontre no conjunto dos números racionais positivos.

Sabemos que a raiz quadrada de 1² = 1 e  a raiz quadrada de 2² = 4, então.

Por simples especulação:

(1,1)² = 1,21. Resultando distante do que estamos procurando.

(1,2)² = 1,44. Resultado próximo, mas ainda não é o que procuramos.

(1,3)² = 1,69. Portanto, podemos afirmar que, pois (1,3)² = 1,69.

Nos dois exemplos acima foi possível calcular raiz quadrada e encontrar um valor exato, no entanto nem sempre a radiciação terá raiz quadrada exata. Um exemplo disso é  cujo resultado é um número não exato, ou seja, um valor aproximado e igual a 1,41421356…

Enfim, deu para ver que como calcular raiz quadrada é muito importante nos cálculos matemáticos e com as dicas e os exemplos acima fica bastante fácil calcular raiz quadrada.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como calcular raiz quadrada? Deixe nos comentários.



Leave a Reply