Como Calcular Período Fértil (Ciclo Regular e Irregular)

Muitas pessoas não sabem como calcular período fértil ou tem dúvidas relacionado ao calculo. É muito importante conhecer sobre o seu ciclo, isso pode ajudar a evitar uma gravidez indesejada ou a definir a melhor data para se tentar uma gestação, no caso das mulheres que querem.

O período fértil é o nome que se dá ao momento do mês que a mulher está ovulando e por isso aumentam as chances de engravidar.

Além de levar em conta quando o óvulo é liberado, normalmente o cálculo também considera o tempo que o espermatozoide tem para fecundar esse óvulo, já que eles sobrevivem no organismo por entre 3 e 5 dias. Portanto, o período fértil é o intervalo de 6 dias que acaba no dia da ovulação.

É comum surgir diversas dúvidas sobre o assunto, até porque, principalmente para as mulheres que desejam engravidar, é um momento de muita expectativas. Pensando nisso, preparamos esse artigo especialmente para você.

Aqui, além de aprender como calcular período fértil tanto para o ciclo regular quanto para o ciclo irregular, você irá esclarecer diversas dúvidas comuns sobre o assunto para que ao final desse texto, todas elas estejam devidamente esclarecidas.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Quais são os sintomas do período fértil?

Antes de saber como calcular período fértil é importante entender um pouco sobre esse período dentro do seu ciclo menstrual.

É importante salientar aqui que durante o decorrer do ciclo menstrual a mulher sofre muitas mudanças no corpo. Por isso, é importante, além de se conhecer o período menstrual, entender o que acontece no seu corpo durante todo restante do período.

Se conhecer faz com que você tenha muito mais controle sobre o que acontece com o seu organismo.

Mas enfim, vamos definir agora alguns dos sintomas comuns que ocorrem durante o período fértil. Lembrando que cada mulher é diferente e esses sintomas não são um padrão. Pode ser que você apresente apenas alguns, ou todos.

  • Leve dor no baixo ventre;
  • Secreção semelhante à clara de ovo;
  • Libido aumentada;
  • Aumento da temperatura corporal;

Vamos aprender agora como calcular período fértil? Confira.

calcular período fértil

Como calcular período fértil

Para calcular o período fértil, comece anotando o primeiro dia de cada menstruação, após no mínimo três ciclos menstruais você poderá saber se seu ciclo é regular ou não.

Os ciclos regulares tem duração de 28 dias, para saber basta contar do primeiro dia da menstruação até o dia anterior a próxima menstruação. Nos ciclos regulares a ovulação ocorre no 14º dia contando a partir primeiro dia da sua menstruação.

Assim, é considerado período fértil, fase em que a mulher tem mais chances de engravidar, três dias antes e três dias após a ovulação, ou seja, do 11º ao 17º dia do seu ciclo.

Simples não é? E para quem não tem ciclo regular? Confira.

Calcular período fértil ciclo irregular

Para mulheres com ciclos irregulares o cálculo é um pouco diferente. É preciso que você pegue o ciclo menstrual mais curto e diminua 18 dias, e do ciclo menstrual mais longo subtraia 11 dias. Com isso seu ciclo seria do resultado da primeira conta até o da segunda.

Vamos supor que o ciclo mais curto seja 25 dias e o mais longo 34, então 25-18=7 e 34-11=23, nesse caso o período fértil seria do 7º ao 23º dia do ciclo.

É importante lembrar que esse método não é recomendado para quando se quer evitar uma gravidez, pois existem mulheres que engravidam em qualquer momento do ciclo. Além de que, um espermatozoide pode sobreviver de 5 a 7 dias no interior da mulher, enquanto um óvulo apenas de 12 a 24 horas.

Portanto, mesmo que a mulher não tenha relação no dia da ovulação é possível ocorrer uma gravidez por causa do tempo de sobrevivência dos espermatozoides. Por isso que é aconselhável que se tente engravidar, durante o período fértil, um dia sim e outro não.

Outra dica importante é ficar atenta aos sinais do seu corpo. Existem sintomas do período fértil feminino que são comuns em muitas mulheres, como por exemplo, dores abdominais, parecida com cólica menstrual, ou pontadas em um dos ovários, por isso que tem mulheres que sabem por qual ovário ovulou no ciclo em que engravidou.

Nesse período também é comum notar a presença de um muco vaginal, que lembra clara de ovo, transparente e sem cor.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como calcular período fértil? Deixe nos comentários.



Leave a Reply