Como calcular IAC – Índice de Adiposidade Corporal

Quer saber como calcular IAC – Índice de Adiposidade Corporal , de forma rápida, fácil e prática? Então está no lugar certo! Preparamos esse artigo especialmente para você esclarecer todas as suas dúvidas sobre o IAC e sobre o cálculo do mesmo.

Segundo pesquisas, no Brasil, mais da metade da população, 55,7% tem excesso de peso. São dados realmente alarmantes e requer atenção. Por isso mesmo, o número de pessoas que buscam realizar cálculos para definir o peso ideal cresceu consideravelmente.

O método mais conhecido é o IMC – Índice de Massa Corporal, que é usado para medir a quantidade de gordura presente no corpo, mas o IAC – Índice de Adiposidade Corporal, que é um novo método que usa o tamanho dos quadris para medir a gordura do corpo, parece ser mais preciso.

O IAC foi desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, eles chegaram a conclusão que usar a circunferência do quadril nos cálculos determina a propensão que a pessoa tem de acumular gordura, o que permite prever o surgimento de doenças cardiovasculares.

Aqui além de você aprender a fazer os cálculos e tirar as suas dúvidas sobre o assunto, desenvolvemos uma calculadora para você utilizar sempre que quiser!

Muito bom não é?

Então, quer saber como calcular IAC e muito mais? Continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Qual a diferença entre IMC e IAC?

Antes de saber como calcular IAC é importante entender quais os critérios utilizados para o cálculo. Por isso, para você entender melhor a diferença desse novo método, vamos explicar detalhadamente a diferença entre IMC e IAC.

  • IMC: Para chegar ao IMC, use a fórmula [peso / (altura x altura)]. Os indivíduos com IMC de 18,5 a 24,9 são considerados saudáveis; de 25 a 29,9, com excesso de peso; a partir de 30, obesos.

Exemplo:

Se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
  • IMC = 80 ÷ 1,802
  • IMC = 80 ÷ 3,24.
  • IMC = 24,69.

Muito simples, não é?

  • IAC: Já o IAC é calculado utilizando o tamanho dos quadris para medir a gordura do corpo e segue a seguinte lógica: Quanto maior forem os quadris em relação à altura, mais acima do peso se está.

Calma vamos explicar melhor, veja abaixo como calcular IAC de forma simples.

Como calcular IAC

Como calcular IAC

Para saber como calcular o IAC, deve-se  seguir essa fórmula:

como calcular IAC

Sendo assim você deve dividir a circunferência do quadril pela altura vezes a raiz quadrada da altura. Desse resultado, subtrai-se 18.

O resultado é diferente no caso de homens e mulheres. Para homens de 8 a 20 o resultado indica adiposidade normal, de 21 a 25 indica sobrepeso e acima de 25 mostra que o homem está com obesidade.

No caso das mulheres, o resultado de 21 a 32 indica adiposidade normal, de 33 a 38, sobrepeso e acima de 37 indicam obesidade.

Vamos aos exemplos para facilitar:

Uma pessoa possui 1,70 de altura, 90cm de quadril

IAC = [ 90/ (1,70 x v1,70) ] – 18 = [ 90/ 2,2165 ] – 18 = [40,6046] – 18 = 22,60

Como interpretar o resultado da Adiposidade:

Como calcular IAC

Dessa forma, a pessoa do exemplo se encaixa na categoria “Sobrepeso”.

Agora que você já sabe como calcular IAC, confira abaixo a calculadora que disponibilizamos para você utilizar sempre que necessário. Faça seus cálculos sem nenhuma dificuldade utilizando-a.

Calculadora IAC

Document














Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como calcular IAC? Deixe nos comentários.

 



One Response

Leave a Reply