Como Calcular IAC – Índice de Adiposidade Corporal

Você já ouviu falar em IAC? Essa é uma outra ferramenta, mais eficaz que o IMC, para realizar o controle da gordura corporal e se chegar ao tão sonhado “peso ideal”. Quer saber como calcular IAC – Índice de Adiposidade Corporal? Então está no lugar certo! Esse artigo, além de te ensinar, de forma simples e prática, como realizar esses cálculos, ainda disponibilizaremos uma calculadora que desenvolvemos para você.

Também buscamos aqui esclarecer diversas dúvidas sobre o assunto para que, ao final desse artigo, você tenha propriedade sobre o assunto.

O IAC, ou seja, o Índice de Adiposidade Corporal, trata-se de uma nova forma de calcular a porcentagem de gordura no corpo. Diferentemente do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), o IAC não leva em consideração o peso do indivíduo, já que uma pessoa magra e musculosa pode pesar bastante e ser saudável. A soma do IAC é obtida através de uma equação que leva em conta informações como altura e largura do quadril em centímetros.

Muito bom não é?

E então? Quer saber como calcular o IAC? Continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Qual a diferença entre o IAC e IMC?

Antes de saber como calcular IAC é importante compreender como funciona esse sistema e sua diferença com o conhecido IMC.

O IMC necessita de uma tabela bem específica para cada tipo de indivíduo, do contrário, o cálculo pode resultar em um erro. Por exemplo, pessoas que possuem muitos músculos pesam bastante, mas, no entanto, tratam-se de pessoas com bastante massa magra. No resultado do peso divido pela altura, o IMC pode obter um resultado alto, mas, nesse caso, o indivíduo é saudável.

A partir do cálculo do IAC, a pessoa pode saber a porcentagem de gordura no seu corpo. Dependendo do resultado, o indivíduo pode apresentar sobrepeso, obesidade ou estar muito abaixo do peso. Trata-se de um modo mais eficiente e mais confiável de medir o índice de adiposidade no corpo.

Isso porque essa ferramenta leva em consideração a medida da sua cintura em relação com o peso.

Muito bom, não é?

Veja agora como calcular IAC e tenha acesso a nossa calculadora.

COMO CALCULAR iac

Como calcular o IAC?

O cálculo do IAC é obtido através de uma equação, que foi criada por Richard Bergman, na Universidade de Los Angeles e, se trata de um modo seguro de calcular gordura corporal, já que a equação foi testada em milhares de indivíduos e não mostra falhar.

A equação:

Calma, vamos aos exemplos para você entender melhor:

Uma pessoa possui 1,70 de altura, 90cm de quadril

IAC = [ 90/ (1,70 x v1,70) ] – 18 = [ 90/ 2,2165 ] – 18 = [40,6046] – 18 = 22,60

Agora confira a tabela para você interpretar o seu resultado do cálculo:

Como calcular IAC

Agora, para facilitar ainda mais utilize nossa calculadora:

Document














Como entender os resultados do IAC?

Depois de obter o resultado da fórmula do IAC, analise. Geralmente, as mulheres que obtêm um índice entre 21% e 32 % estão na faixa considerada saudável, as mulheres acima do peso apresentam entre 32% até 38%, e as que estão acima desses índices são as consideradas obesas.

Já para os homens os valores são diferentes. Homens com índice de adiposidade corporal entre 8% e 20% estão na faixa considerada saudável, homens com IAC entre 20% e 25% estão acima do peso, e os que estão acima deste último são os considerados obesos.

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como calcular IAC? Deixe nos comentários.



Leave a Reply