Como calcular área de triângulo – Passo a passo

O triângulo é uma das figuras da geometria. Ele é plano e formado por três segmentos de reta. É considerada a figura mais importante entre todas, isso acontece porque além de ser a mais simples, ela possui diferentes aplicações nas situações do nosso cotidiano. Abaixo, vamos descobrir como podemos calcular área de triângulo.

É de muita importância dominar esse assunto porque o mesmo é cobrado em várias avaliações importantes, como por exemplo: provas e testes escolares, vestibulares, ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio e até mesmo em concursos públicos.

Pensando nisso preparamos esse artigo completo para você! Ao final do mesmo objetiva-se que todas as suas dúvidas sobre o assunto estejam devidamente esclarecidas.

Muito bom, não é? Então, continue a leitura.

Veja também:

Como calcular a calcular área de triângulo

Para o cálculo, é preciso levar em consideração algumas informações e detalhes matemáticos. Perímetro e área são quesitos para o cálculo.

Perímetro triângulo

Antes de mostrar como calcular a área de triângulo, é importante entender alguns conceitos que estarão envolvidos no cálculo. O perímetro é o contorno de uma determinada área. Ele delimita a área mas não é apenas isso, ele pode ser uma reta também, e então nesse caso, ele é a medida do comprimento dessa reta.

Em figuras geométricas, ele é a soma da medida de todos os contornos. Apenas figuras planas, com altura e largura podem possuir perímetro.

calcular área de triângulo

A Pirâmide do Louvre, na França, é feita com 603 losangos e 70 estruturas triangulares de vidro.

Área triângulo

A área é a quantidade de espaço contido na superfície dentro de um perímetro. Ou seja, o perímetro delimita o espaço e a área é esse espaço que fica dentro. As áreas podem ser calculadas em diferentes unidades de medida, sendo o quilometro quadrado, hectare, mas o principal é o metro quadrado.

Triângulo e quadrado

Para calcular a área de um triângulo, utilizamos o mesmo cálculo da área do quadrado. Para calcular o quadrado, multiplicamos a largura pelo comprimento. Vejamos um exemplo abaixo:

Área do quadrado: 4m x 4m = 16m²

Quando traçamos uma linha na diagonal, unindo os dois vértices, sobre um quadrado, temos dois triângulos.

Como a área do quadrado era 16m², se repartimos o mesmo em dois triângulos iguais, podemos dizer que cada um tem a área de 8m².

Assim, podemos entender que a área do triangulo é a metade da área do quadrado.

Essa demonstração, de um triângulo ser a metade de um quadrado, vale para qualquer triângulo, já que dois deles juntos sempre formaram um quadrado completo.

Fórmula para calcular a área de um triângulo

Independente do quadrado, existe uma fórmula para calcular a área do triângulo, multiplicando base pela altura e dividindo por dois. Vejamos a fórmula abaixo:

A = b·h
2

Aqui, o “A” significa a área do triângulo, o “b” a base e o “h” a altura.

Com o mesmo exemplo utilizado anteriormente, a fórmula ficaria assim:

A = 4·4
2

A = 16
2

A = 8 m²

Tipos de triângulo

Existem vários tipos de triângulo, sendo os isósceles, o retângulo, o equilátero, e cada um desses possui uma forma diferente de calcular a área. O mais importante e comum deles, o isósceles, é aquele que possui dois lados e dois ângulos internos e congruentes. Esse, é calculado a partir da fórmula principal, essa que mostramos acima.

Por isso, antes de calcular área de triângulo, você precisa primeiro identificar a qual tipo ele pertence e quais são as informações que você já tem sobre ele.

Algumas contas às vezes parecem muito difíceis, mas quando vamos ver de perto, percebemos que é só entender a fórmula e o que cada número na figura geométrica significa que o cálculo fica fácil. Para fixar a fórmula e resolver os problemas com mais facilidade, é preciso praticar com frequência.

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como calcular a área de um triângulo? Deixe nos comentários.



Leave a Reply