Como Calcular Ano-Luz? Quanto tempo leva? Descubra

Sabe como calcular ano-luz, como é feito? Muitos ouvem falar em ano-luz, mas não imaginam nem o que é, imagina o que significa, que tal aprender tudo sobre este assunto que só ouvimos a falar nos filmes ou nas aulas de ciência?

Você já ouviu algum ditado que fala sobre algo que é mais rápido que a velocidade da luz? É, acho que todo mundo já ouviu, mas não é qualquer um que sabe o sentido da frase. A velocidade da luz é a mais rápida que existe e é usada para medir a distância entre os astros no universo.

Nesse artigo vamos descobrir como calcular ano-luz de forma simples e prática.

Além disso, buscamos esclarecer aqui diversas dúvidas comuns sobre o assunto para que, ao final do texto, todas elas estejam devidamente esclarecidas e você tenha domínio sobre a temática.

Muito bom, não é? Continue a leitura para saber muito mais.

Veja também:

O que é ano-luz

A velocidade da luz é a mais rápida que existe, sua capacidade de se deslocar é de até 300.000 quilômetros por segundo. Sendo assim, um fóton (partícula luz), percorre a distância da Lua ao planeta Terra em cerca de um segundo.

O ano-luz é então, uma unidade de medida de distância utilizada na astronomia para calcular a distância que a luz percorre, no vácuo, durante um ano.

Como calcular Ano-Luz

Ano-luz unidade astronômica?

Foi desenvolvida essa unidade de medida para evitar a utilização de números muito grandes, já que a distância, quando falamos de Universo, sempre é gigantesca. Mas lembre-se: ano-luz é uma unidade de medida, não de tempo.

Como calcular ano-luz

Para fazer esse cálculo, é preciso primeiramente saber a velocidade da luz no vácuo, que é 300.000 km/s e é preciso também considerar que o tempo de duração de um ano é de 365,2425 dias.

Como as unidades de medida dos números que serão calculados precisam conversar entre si, precisamos transformar os dias do calendário em segundos e multiplicar esse valor pela velocidade da luz no vácuo.

Dessa forma, podemos entender que um ano-luz é 9.460.536.068, 016 km, ou, 9,46 trilhões de quilômetros.

Dessa forma, quando dizemos que uma estrela fica a 10 anos-luz de distância da Terra significa que essa estrela viaja 10 anos-luz (quase 9 trilhões de quilômetros) para ser vista por alguém na Terra.

Han Solo Star Wars ano luz velocidade da luz

Han Solo utilizava a velocidade da luz em sua nave na franquia Star Wars.

Você também pode usar a mesma fórmula física que calcula a distância. A fórmula então seria a seguinte: d = c x t. Ou seja, “d” significa a distância, “c” a velocidade da luz e “t”, o tempo.

Se você precisar calcular a distância de um ano-luz em quilômetros, você precisa encontrar a velocidade da luz em quilômetros por segundo. Se quiser em milhas, transforme em milhas por segundo.

Curiosidades sobre ano-luz

Para que possamos ver algo no céu aqui da Terra, ele precisa estar a anos-luz de distância o suficiente para que sua luz apareça por aqui. O sol, por exemplo, está apenas a oito minutos-luz da Terra e a Lua apenas a um segundo-luz. Esse número até parece pouco, mas é importante lembrar que essa luz que eles emitem demoram horas para chegar até aqui.

Uma outra medida que poderia ser usada para calcular a distância dos astros no universo é o “persec”. Cada um corresponde a 3,26 anos-luz.

O Parsec  é uma unidade de distância usada em trabalhos científicos de astronomia para representar distâncias estelares. Equivale à distância de um objeto cuja paralaxe anual média vale um segundo de arco (1″). Devido à definição da paralaxe anual, o parsec também pode ser entendido como a distância à qual se deveria situar um observador para ver uma unidade astronómica (UA) — equivalente à distância da Terra ao Sol — sob o ângulo de um segundo de arco.

Agora, quando você ouvir falar de anos-luz, já vai saber como calcular essa unidade de medida. Apesar de não ser muito usada no nosso dia a dia, esse cálculo de distância é bem importante para toda a área da astronomia e para quem gosta dessa área, é muito interessante aprender.

Gostou do artigo?

Compartilhe!



Leave a Reply