Como Calcular a Moda: O que é, calculo no Excel e exercícios

Quer saber como calcular a moda sem complicações ou dificuldades? Então está no lugar certo! No artigo de hoje vamos aprender a determinar a moda de um conjunto de dados numéricos.

Nos acompanhe e aprenda já a encontrar a moda.

Leia também:

O que é moda?

A moda é caracterizada como o valor numérico que apresenta maior frequência em um determinado conjunto ou coleção de dados numéricos.

Determinar a moda de um conjunto numérico é muito utilizada para diminuir as informações de dados com características qualitativas, como categorias ou nomes, por exemplo. Assim, a moda é usada quando não se pode ou se consegue determinar quantitativamente a mediana ou a média.

Como calcular a moda no Excel

É possível também calcular a moda de um conjunto numérico de uma forma muito simples, no Excel.

Para isso, basta organizar os dados que se pretende analisar em uma coluna do programa. E, em uma outra célula inserir a função MODA ou MODE e colocara entre parênteses todas as células aos quais se deseja analisar.

Ainda é possível também selecionar apenas o intervalo de células, para isso, é necessário selecionar a primeira e última célula do conjunto de dado, separados pelo símbolo de dois pontos (:). Digite ENTER e você terá o valor da moda dos valores que se está analisando.

Como calcular a moda bimodal

Para calcular a moda simples, é determinada pelo um único valor que se repete em uma sequência numérica. Já a moda bimodal ocorre quando existe mais de um valor numérico que se repete.

Por exemplo, na seguinte sequência numérica: 3,4,5,6,7,3,10, 7. Dessa forma, temos que a moda bimodal dessa sequência são os valores de 3 e 7, pois esses números se repetem duas vezes.

Ainda, é possível calcular a moda multimodal, onde dentro de uma sequencia numérica, existem mais de dois números que se repetem.

como calcular a moda

Exemplos do cálculo de moda

Durante um dia inteiro, em uma loja de sapatos femininos, foram vendidos os seguintes tamanhos de sapatos: 33, 34, 40, 37, 36, 38, 37, 39 e 35. Determine o valor da Moda desse conjunto de dados.

Observando-se os números de sapatos vendidos pela loja naquele determinado dia, observamos que calçados de número 37 foi vendido duas vezes, ou seja, foi vendido com mais frequência de todos os pares. Dessa forma, a moda desse conjunto de dados é de 37. Moda = 37

Exercícios resolvidos sobre moda

  • Determine a moda entre as idades das seguintes amigas:

Juliana tem 19 anos,

Maria tem 18 anos,

Barbara tem 19 anos,

Beatriz tem 23 anos,

Victória tem 18 anos e

Ana tem 21 anos.

  • Observe a seguinte tabela:

Diariamente, a Polícia Federal apreende uma quantidade X, em kg, de drogas em determinado aeroporto do Brasil. E considerando os dados hipotéticos da tabela acima. Determine a moda da quantidade de drogas apreendidas em uma semana.

As idades dos 11 alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio de matemática são respectivamente iguais a:

11;11;11;12;12;13;13;13;13;15;16.

Determine a moda da idade desses alunos

  • A tabela abaixo apresenta as notas médias em biologia de uma turma de 30 alunos do primeiro ano do ensino médio.

Determine a moda das notas dos alunos. E, supondo que a médio para aprovação nesse colégio seja de 6,0, quantos alunos não passaram de ano?

 

Resposta:

  • 18 e 19 anos
  • A moda é 22Kg
  • A Moda é 13
  • A moda é 7 e 11 alunos não passaram.

Esperamos que você tenha compreendido esse conteúdo. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre como determinar a moda?

Mande seus comentários para a gente, vamos adorar poder responder!

E, não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais! Vamos ajudar outras pessoas a aprenderem o conteúdo sobre como calcular a moda.




Leave a Reply