Como calcular Potência ideal do Home Theater pelo tamanho do ambiente

Potência Home Theater, confira a qual a potencia ideal de um home theater para seu ambiente, não compre sem antes pesquisar e aqui você encontrará dicas essenciais. Não deixe de ler para não comprar e depois se arrepender.

Para quem busca comprar um aparelho eletrônico como um Home Theater, é fundamental escolher o que melhor atenda suas necessidades. Nesse cenário, é indispensável levar em conta o ambiente, principalmente para encontrar a potência mais indicada para a sua casa.

Confira a seguir como calcular a Potência Home Theater de acordo com o ambiente em que pretende instalá-lo.

Calcular Potência Home Theater pelo tamanho do ambiente

Primeiramente, é importante considerar cada parte do ambiente em que o Home Theater ficará. Como o espaço está organizado? É grande ou pequeno? Como está pensando em distribuir as caixas de som? Tem espaço para organizar os fios do aparelho? Essas são algumas das primeiras perguntas que devem ser respondidas, pois muitas estantes, sofás, cortinas e até mesmo livros, podem ter impacto na propagação do som.

Até mesmo os materiais de acabamento do local deve ser considerados, em alguns casos, o revestimento de madeira é o mais indicado, principalmente para áreas pequenas.

Naturalmente, devido a fama dos Home Theaters, existem diversos modelos do aparelho, as potências até 950 W são recomendadas para espaços menores, porém com poucos elementos, como estantes e itens de decoração, pois dessa maneira, o ambiente é mais favorável para a propagação e assim, com o preenchimento do som na área.

Veja outros cálculos:

Já os que apresentam uma potência superior de 1000 w, é indicado para locais mais amplos e/ou com muitos objetos, para apresentar maior intensidade e diferentes nuances.

potencia home theater

Lembre-se que a potência das caixas amplificadoras não significa necessariamente a qualidade do som, conforme apresentado, outros fatores devem ser levado em consideração.

  • Ambientes pequenos (de até 15m²) = Soundbar de até 500 W RMS
  • Ambientes médios (de até 25m²) = Sistema 5.1 ou 5.2 de até 1000 W RMS
  • Ambientes grandes (acima de 25m²) = Sistema 7.1 ou 7.2 com mais de 1000 W RMS

Mais dicas para comprar o Home Theater ideal

A grande diferença para outros sistemas de som, é que o home theater visa proporcionar uma experiência sonora mais especial e agradável. Além das diferenças potências apresentadas anteriormente, também existem mais distinções que devem ser levadas em consideração antes de adquirir, tais como:

Soundbar ou sistema com caixas

O modelo soundbar é ideal para locais que não comportam muitos fios, são menores e logo, não apresentam muito espaço para a distribuição as caixas, que neste caso, são embutidas. No entanto, pode ocorrer de alguns modelos apresentarem uma caixa a mais, que recebe o nome de subwoofer.

Já no sistema com caixas, além do subwoofer, dependendo do modelo, apresentam 5 (5.1) com mais um subwoofer ou 7 caixas de som (7.1) sendo 5 caixas e duas traseiras. Essa é uma opção voltada principalmente para locais amplos. Além desses atributos, também há outra diferença que será apresentada a seguir.

Blu-ray ou DVD

O Blu-ray apresenta mais espaço do que o DVD, permitindo o armazenamento de filmes em resolução 4k. Já o DVD, mesmo com um espaço menor, guarda até 4 horas de filme em HD e Full HD. As únicas diferenças são essas, já que ambos apresentam opções de outros idiomas, suporte para animações, legendas e menus. Basta optar pelo modelo e o valor que mais combine com suas necessidades e claro, com o seu ambiente!



Leave a Reply