Calcular Nota do Enem: Dicas e exemplo

Calcular nota do Enem – O maior vestibular do Brasil se aproxima e deixa muitos vestibulandos ansiosos para a prova. Muitas pessoas depositam toda fé neste vestibular, afim de conseguir uma vaga nas principais universidades públicas do país (A nota do ENEM também vale para faculdades particular).

Muitas pessoas conseguem levar o caderno de da prova para casa, com isso, a vontade de saber quantos pontos foram feitos aumenta, para chegar à esse resultado é necessário Calcular nota do Enem. Esse cálculo contém algumas variáveis que serão explicadas a seguir.

Veja também:

Saiba a importância do Enem

Certamente o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem uma grande importância aos estudantes. Pois, desde que foi criado no ano de 1998, esse exame avalia o desempenho desses alunos da educação básica.

Além disso, ele serve também para que o aluno possa ingressar em uma faculdade utilizando a nota do Enem. De fato, ele ocorre todos os anos e cerca de 7 milhões de estudantes estão inscritos.

Nesse sentido, se faz necessário entender todo o processo do exame e aprender como calcular nota do Enem. Pois, assim será muito mais fácil para se chegar ao resultado esperado pelo aluno.

Com toda a certeza os alunos devem se empenhar para poder conseguir uma boa nota nesse exame. Pois, o futuro deles depende dessa nota e para se conseguir uma boa universidade é necessário dedicação.

Por fim, são 4 matérias e mais a redação que compõem o conteúdo desse exame para gerar as notas. Além disso, usa-se uma metodologia chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI) que medirá o conhecimento do aluno.

Matérias do ENEM

A prova do ENEM explora a área de exatas e humanas e também contém uma redação que é cobrada no segundo dia da prova. A dica é fazer a redação antes de qualquer outra questão da prova. Como a redação é a parte da prova com maior peso, a concentração deve ser dobrada.

Na hora de Calcular nota do Enem a redação poderá ser decisiva, mesmo se o vestibulando tenha tirado uma baixa pontuação em algum dos temas abaixo:

Ciências Humanas e suas Tecnologias
Física
Química
Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias

O site “Como Escreve” explora mais sobre a prova do ENEM, com dicas sobre a redação e como estudar para cada tema acima, para acessar o conteúdo, basta seguir: O que estudar para o Enem neste link.

Calcular Nota do Enem

calcular nota do Enem

Apesar de parecer fácil, calcular nota do Enem exige atenção para os detalhes. Nem todos sabem, mas a nota do ENEM é utilizada para conseguir bolsas através dos seguintes programas: ProUni, FIES (Programa de Financiamento Estudantil) e para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Exigências para utilizar as notas nos programas citados:

  • ProUni: Necessário obter média de no mínimo 450 pontos sem zerar a redação. As bolsas poderão variar entre 50 a 100% (depende de cada pessoa, renda e outros requisitos);
  • Fies: Exige média de 450 pontos, sem zerar a redação. As bolsas tem variações que podem chegar até 100%;
  • Sisu: Algumas instituições definem o peso necessário para cada prova. As variações dependem do curso e pontuação de cada matéria.

Calculando a nota do ENEM:

A média simples do ENEM é encontrada quando é feito a soma das cinco provas mais a soma da redação, logo após é necessário dividir o montante encontrado por cinco.

O cálculo poderá ser diferente quando é atribuído um peso determinado para cada uma das provas, peso esse que poderá ser estabelecido pela instituição.

Caso haja definição de peso pela instituição, para Calcular nota do Enem será da seguinte forma: A média será encontrada após somar as cinco notas e dividir com os pesos atribuídos pelas instituições.

Então, para aprender a calcular nota do Enem é simples, basta somar as 5 notas da prova e dividir por cinco. Entretanto, se a faculdade colocar peso sobre cada uma das notas, esse peso interferirá na nota.

De acordo com as regras do ProUni, FIES e Sisu será utilizada apenas a média simples. Já no caso de concorrer bolsas através do ProUni e do FIES a média deverá ser de 450 pontos.

Além disso, não se pode zerar na redação, pois o aluno não conseguirá nem a bolsa e nem o financiamento. Ademais, dependendo do curso os pesos exigidos na nota podem variar, de acordo com o ramo escolhido.

Contudo, a nota exata o aluno não poderá calcular, pois o Inep realiza esse cálculo e depois apresenta as notas. Ao todo são 4 matérias e a redação que tem uma importância maior pela sua relevância.

Exemplo de cálculo

Inegavelmente a redação é a que apresenta maior grau de dificuldade e sua pontuação poderá chegar aos 1.000 pontos. Então, vamos verificar um exemplo e para facilitar o entendimento de como calcular nota do Enem:

  • Redação: 700 pontos
  • Linguagens, Códigos e Tecnologias: 700
  • Matemática: 600
  • Ciências Humanas: 500
  • Ciências da Natureza: 400
  • Total: 2.900 pontos

Logo após obtermos o total, basta dividir por 5 e teremos o resultado que será 580. Nesse sentido, basta calcular nota do Enem e o aluno poderá ingressar na faculdade se conseguir uma boa nota.



Leave a Reply