Como calcular as despesas operacionais de uma empresa?

Conhecer suas despesas operacionais mensais é crucial para gerenciar seu fluxo de caixa e orçamento. As despesas operacionais são custos que ocorrem regularmente, como aluguel, serviços públicos e folha de pagamento.

Eles também podem incluir prêmios de seguro que podem ser pagos uma vez por ano ou a cada trimestre. As despesas operacionais, às vezes conhecidas como OPEX, não estão relacionadas à produção de itens e custos de mercadorias vendidas. A maioria dos gerentes e donos de empresas tenta manter essas despesas o mais baixo possível, sem danificar os negócios.

Hoje você vai aprender a calcular as despesas, mas antes, vamos entender o que elas são. Confira:

O que são as despesas operacionais?

São a soma dos custos fixos ou da sobrecarga de uma empresa, além de seus custos variáveis. O cálculo das despesas informa quanto seu negócio gasta para produzir bens e serviços para os clientes.

Você pode usar as despesas operacionais para estimar o volume de ponto de equilíbrio de sua empresa, ou seja, o número de unidades que você deve vender antes de começar a gerar lucro. O termo “despesas operacionais” é usado de forma um pouco diferente para certos fins fiscais, como figurar as despesas de operar veículos ou um escritório em casa.

Abaixo, vamos falar com um pouco mais de detalhes.

calculo de despesa operacional

Elementos de Despesas operacionais

O cálculo das despesas operacionais exige apenas que você some as despesas que compõem seus custos fixos anuais e seus custos variáveis.

Custos fixos são as despesas que a empresa incorre, mesmo que não venda bens ou serviços.

Custos fixos comuns incluem aluguel para escritório, produção e espaço de varejo, utilidades, salários e benefícios para o pessoal administrativo, impostos, taxas para licenças, certificações profissionais e serviços bancários, depreciação de juros pagos . Os custos variáveis ​​são gastos diretamente relacionados à produção e venda de bens ou serviços.

Exemplos de custos variáveis ​​são despesas de marketing, comissões de vendas, transporte matérias-primas, trabalho direto

Volume de vendas de ponto de equilíbrio

O volume de vendas de ponto de equilíbrio é o número de unidades que você deve vender para cobrir exatamente as despesas operacionais sem incorrer em perdas ou lucros. Para calcular o volume de vendas de ponto de equilíbrio, subtraia o custo variável por unidade do preço de venda.

Despesas operacionais – Veículos

Proprietários e funcionários de pequenas empresas frequentemente usam veículos pessoais para viagens relacionadas ao trabalho. Para fins fiscais, o despesas veículoscusto operacional de cada veículo é calculado e uma parcela é alocada como despesa de negócios.

As despesas operacionais do veículo incluem combustível, depreciação, manutenção e reparos, seguro, impostos ad valorem e juros sobre empréstimos de veículos. Um registro de milhagem deve ser mantido para documentar as despesas de milhagem.

As despesas comerciais são alocadas na mesma proporção que a porcentagem da milhagem total que se qualifica como uso comercial. Se o log de milhagem mostrar que 75% da milhagem é relacionada ao trabalho, então 75% dos despesas operacionais do veículo serão dedutíveis do imposto de renda.

Despesas operacionais – Negócio em Casa

Alguns pequenos empresários trabalham fora de suas casas. Tal como acontece com os veículos, as despesas operacionais domésticas relacionados aos negócios devem ser calculados porque apenas uma parte da despesa de administrar uma casa é dedutível de impostos.

As despesas operacionais domésticas incluem aluguel ou juros hipotecários, serviços públicos, seguro de propriedade, impostos, reparos e manutenção. As deduções de home office são limitadas a uma proporção de despesas operacionais igual à porcentagem de área utilizada exclusivamente para fins comerciais.

Confira: Como ganhar dinheiro trabalhando de casa

Assim, se 20% da área de uma residência for reservada para uso comercial, então 20% do custo operacional da residência se qualifica como uma despesa comercial dedutível de impostos.

despesas operacionais de uam empresa

Aprenda a Calcular as Despesas Operacionais

Muitos tem dúvida de como podem fazer o cálculo das despesas operacionais, por isso, preparamos um passo a passo para você. Confira abaixo:

1 – Identifique todas elas

Identifique suas despesas. Revise seus custos nos últimos meses e procure padrões e transações que ocorrem todo mês. Você pode obter relatórios mensais de seu sistema contábil informatizado ou coletar seus recibos e classificá-los por data para ter uma ideia de suas despesas mensais.

Se você não tiver nenhum recibo ou dados contábeis, poderá obter informações sobre despesas dos extratos bancários, que listam todos os cheques compensados ​​pelo banco. Se você não receber cópias de cheques com a declaração, poderá analisá-las online. O objetivo é localizar e reunir todas as despesas que competem a parte o operacional.

Seja mituculoso, liste todas, mesmo se uma delas possuir um valor que seja quase insignificante.

2 – Separe as despesas por categorias

Some despesas por tipo e mês. Se você não tiver um sistema informatizado, some os recibos de cada mês, classificando-os por tipo. Se você usar um software de contabilidade, poderá executar balancetes mensais ou outros relatórios para ajudá-lo a identificar as despesas operacionais por mês. Some as despesas por pelo menos seis meses.

Os totais devem permanecer os mesmos, a menos que algo incomum aconteça, como a adição de alguns funcionários. Quando você notar uma grande despesa única, dê uma segunda olhada para verificar se ela realmente faz parte de suas operações diárias. Pode ser uma despesa de capital, como a compra de uma máquina cara.

3- Analise os dados

Insira seus números na demonstração de resultados após o título “lucro bruto”. Dependendo do formato da demonstração dos resultados, as despesas operacionais podem ser classificadas como vendas, administrativas ou gerais.

Em cada um desses títulos, você adiciona despesas com uma linha. Por exemplo, as despesas com comissões seriam listadas nas despesas de vendas. Você usa uma linha por tipo de despesa. Quando o lucro bruto é subtraído pelas despesas operacionais, você obtém renda das operações.

Os proprietários de empresas e investidores usam as despesas operacionais apresentados na demonstração de resultados para análise. Como o índice de despesas operacionais, que é usado para verificar o quanto uma empresa pode controlar suas despesas operacionais. Esse índice é calculado dividindo as despesas operacionais por vendas líquidas. Quanto menor a proporção, melhor é a empresa.

ATENÇÃO!

Se realmente deseja calcular seus custos operacionais, siga todos os passos que listamos acima, mas lembre-se de levar esses passos para a sua realidade.



Leave a Reply