Agendamento de Carteira de Trabalho: 1ª e 2ª via no Poupatempo

Se você deseja ingressar no mercado de trabalho, mas não sabe como tirar a sua CTPS esse artigo foi feito para você. Saiba mais sobre agendamento carteira de trabalho.

Um dos documentos mais importantes no Brasil, é a CTPS (carteira de trabalho profissional), sendo um documento de cunho obrigatório para quem deseja possuir algum tipo de vínculo empregatício formal e assim poder trabalhar legalmente no Brasil sendo regido pela CLT, servindo também para estrangeiros.

A CTPS é um documento fundamental para quem deseja se estabilizar no mercado de trabalho formal, que além de dar garantias de trabalho aos trabalhadores ela também serve como documento de identificação.

A CTPS pode ser adquirida através de solicitação presencial ou agendamento (em alguns estados não é necessário agendar) online nos sites do Ministério do Trabalho (MTE). Nesse artigo iremos descobrir o processo para fazer a CTPS em seus modelos de primeira e segunda via.

Agendamento carteira de trabalho 1ª via

No momento de tirar a primeira via da CTPS, é normal surgirem algumas dúvidas, como: quais os documentos necessários? Como realizar esse processo? Se é gratuita ou não? Com qual idade posso tirar? Esclareceremos essas dúvidas a seguir.

Para tirar a primeira via da CTPS, é necessário possuir de 14 anos em diante (sendo que os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou pessoas responsáveis), é totalmente gratuita, e pode ser feita em pontos específicos do MTE como: Poupatempo, expresso cidadão, pontos em shopping etc.

Com o passar do tempo, o serviço vem sendo atualizado, com parte do processo online, onde faz-se um agendamento e depois o solicitante vai retirar a carteira, no local solicitado. Em outros casos, o solicitante vai em um desses pontos, faz um rápido agendamento, escolhendo dia e hora em que deseja tirar sua CTPS.

Os documentos que devem ser apresentados para tirar a primeira via da CTPS são: identidade (RG), comprovante de residência, cadastro de pessoa física (CPF), documento de comprovação de estado civil (certidão de nascimento ou casamento, com averbação, se divorciado), em alguns estados pode ser pedido o e-mail do solicitante.

Confira:

Como fazer pela internet?

Visando otimizar tempo, espaço, diminuir os processos burocráticos e por fim as imensas filas de espera, o governo criou um modelo de agendamento online, onde quem deseja retirar a CTPS, poderá agendar o dia e a hora sem sair de casa.

Para realizar esse tipo de agendamento primeiramente, você deverá acessar o site do MTE, feito isso, o próximo passo é preencher todos os dados que são solicitados no cadastro na página.

Logo em seguida, você irá escolher a opção emissão de carteira de trabalho brasileiro. Após isso você irá escolher o dia e a hora que mais lhe convém para ser atendido de modo presencial.

Depois informe seu CPF, data de nascimento e um telefone de contato atualizado. Tendo feito todas essas etapas, é só clicar em agendar, e pronto, você poderá tirar sua CTPS.

Vale ressaltar que o agendamento é de modo pessoal e intransferível, logo, os dados do cadastro devem ser idênticos aos documentos que serão apresentados e conferidos presencialmente. A entrega tem um prazo médio de 15 dias úteis.

Agendamento de carteira de trabalho 2ª via

Alguns fatores fazem com que seja necessário tirar uma segunda via da CTPS: perda, roubo, furto, velhice, etc. Nesses caso após o agendamento é necessário levar os documentos citados no processo da primeira via.

Outros documentos serão solicitados como: a carteira de trabalho anterior, quando for caso de velhice, ou algum documento que conste o número e a série, (extrato do PIS, contracheques), no caso de perda, roubo ou furto, você deve levar o Boletim de ocorrência.

Agendamento de carteira de trabalho RJ

Se você for morador do Estado do Rio de Janeiro, você poderá fazer o agendamento da carteira de trabalho através do site: http://cetepmacae.rj.gov.br/pmm/agendamentoonline.php?urlifreme=agendamento/agendamento.php?tipo=C

Agendamento de carteira de trabalho Pará

Para você que mora no Pará, você precisa acessar o site http://www.estacaocidadania.pa.gov.br/agendamento-ctps, lá você poderá escolher entra as seis opções de lugares onde são feitos os agendamentos e seus horários de atendimento, após escolher, você irá clicar e fazer seu agendamento, é tudo bem simples e fácil.

Agendamento de carteira de trabalho DF

Para os moradores do Distrito federal, você poderá acessar o site: site   http://www.agenciavirtual.df.gov.br/setrab/web/setrab/index e seguir o passo a passo:

  1. Você deverá fazer um cadastro.
  2. Acessar a agência virtual.
  3. Acessar os serviços.
  4. Buscar o opção agendamento e fazer seu.

Agendamento de carteira de trabalho SP

Para você que está em São Paulo, para fazer o agendamento é preciso acessar o portal poupatempohttps://www.poupatempo.sp.gov.br/, você poderá fazer isso através do aplicativo, SP serviços e do atendente virtual poupinha, que fica no canto esquerdo da tela, na parte inferior.

Telefone

Caso você não consiga realizar o agendamento de forma online, você poderá fazer através de ligação telefônica para o número 158. Você irá escolher a opção agendamento para a carteira de trabalho, seguir o passo a passo e realizar o seu agendamento.




Leave a Reply