VPL: O que é e como calcular (valor presente líquido)

Saber o que é e como calcular o VPL poderá ajudá-lo a poupar e evitar perda de dinheiro em um investimento errado. Veja nesse artigo como calcular e entender o valor da fórmula VPL.

Quanto você acha que vale o seu investimento? Se você não sabe o VPL é uma boa forma de calcular isso. Desta forma, você saberá se estará perdendo dinheiro ou lucrando com o investimento que deseja fazer.

Se souber como calcular o VPL, garantirá que nunca saia no prejuízo em um negócio financeiro, aplicações importantes ou investimentos.

A fórmula que representa o valor presente líquido é mais simples do que possa parecer. Ela também pode ser feita de três formas diferentes sem alterar qualquer resultado. Neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre VPL e como usá-lo.

O que é VPL

Valor presente líquido (VPL) ou Valor atual líquido (VAL) nada mais é do que uma fórmula capaz de calcular valores de futuros pagamentos. A fórmula também permite que os valores de investimento e taxas sejam calculados ao mesmo tempo.

A VPL permite que valores de futuros pagamentos e formas de entradas e saídas de recursos financeiros sejam calculados juntos. Desta forma todos os resultados serão dados de uma única vez, sem a necessidade de grandes cálculos.

Fórmula VPL

  • I = Cada período dos fluxos de caixa
  • FC = O atual fluxo de caixa
  • TMA = taxa mínima de atratividade

Se você deseja calcular o valor de algum investimento ou fluxo uniforme, a fórmula pode mudar.

Como calcular VPL: Como fazer

Para efetuar o cálculo de VPL você vai precisar de apenas seis passos:

  • Determinar o valor inicial do seu investimento. Esse valor passará a ser chamado na fórmula de determinante C.
  • Calcular quanto dinheiro entrou em cada período. Essa estimativa será reconhecida como a sigla P.
  • Determinar qual será a análise do período. Essa será a variável T determinada na equação.
  • Avaliar a taxa apropria de desconto a ser aplicado. Na fórmula essa taxa de desconto será a determinante .
  • Descontar todas as entradas, dessa forma poderá ser calculado e comparado todo o dinheiro de seu investimento.
  • Por fim, tudo o que precisa fazer é somar todas as entradas e saídas e subtrai-las pelo valor do seu investimento inicial. O VPL dessa fórmula será o resultado dessa soma e subtração de valores.

vpl

Como interpretar os resultados

Antes de tomar a decisão de investimento é importante entender o que os resultados da fórmula podem estar significando para o seu investimento.

Se o valor de seu VPL na fórmula for um valor positivo significa que você deve manter o investimento. Será mais lucrativo para você do que procurar investir de outra forma e obter resultados negativos.

Os resultados negativos lhe mostrarão que seria melhor investir em outra proposta, pois aquela não lhe renderá nenhum lucro. Ou seja, se obter um VPL negativo e sugerível que escolha outra proposta de investimento.

Valor presente líquido e taxa interna de retorno

O valor presente líquido e a taxa interna de retorno são duas alternativas usadas na avaliação de projetos ou negócios financeiros, usando como base os resultados de investimentos iniciais e fluxos de caixa.

Como calcular valor presente líquido no Excel

Para calcular o VPL no Excel você irá precisará estar com os valores de seu investimento a mãos. E é importante que você contenha pelo menos um retorno e uma versão do Microsoft Office Excel 2007 no computador.

Feito isso o calculo será iniciado em etapas.

  • Após abrir o Excel e escolher a opção “pasta de trabalho em branco” dirija-se para a primeira célula.
  • Na primeira célula você irá escrever o valor do desconto anual.
  • Na próxima célula vazia, a frente, você deverá escrever o valor que foi investido.
  • O valor do retorno que você obteve em cada ano devera ser anotado na próxima célula vazia, ou seja, a frente da célula de desconto anual.
  • Deixe pelo menos duas células em branco abaixo dessas e selecione a célula seguinte. Digite +NPV () na célula selecionada para que valor presente líquido seja calculado ali. O parêntese trará o valor dos investimentos.
  • Dentro do mesmo parêntese você deverá fazer a somatória do valor de investimento + a taxa de desconto – o valor de retorno.
  • Em seguida pressionar a tecla ENTER em seu teclado.
  • O valor de VPL será calculado e exibido na célula que você selecionou.

Caso o Excel exiba um valor em vermelho, significa que o seu investimento está em negativo.

Calcular valor presente líquido na Hp 12c

A calculadora HP 12c é uma das mais comuns e mais utilizadas para estudantes ou atuantes do mundo financeiro. Calcular o VPL com ela é uma maneira simples e rápida de obter seus valores de investimento. Basta seguir os seguintes passos:

  • Na calculadora Hp 12c a sigla VPL iniciais NPV (net Present Value) Valor de investimento em inglês marcado em cor laranja. Para ativar essa função você precisará pressionar o botão “f”.
  • Você precisará preencher cada valor de fluxo de caixa destacado em azul e ativa-las pressionando a tecla “g”.
  • Logo após você irá digitar o valor inicial de seu investimento:
  • Depois usar os valores de fluxo de caixa para preenche-los: NJ;
  • A taxa mínima de atratividade está representada pela letra .
  • Para descobrir o valor de seu VPL basta pressionar

Como usar o VPL

O valor presente líquido deve ser normalmente usado para análise de retorno de investimentos nas empresas. Desta forma será possível calcular para sua empresa se seu investimento lhe trará algum retorno.

Através de uma fórmula simples, você pode usar o VPL para fazer aplicações importantes em seu investimento. Saber, através do resultado, se valerá a pena investir em alguma proposta ou simplesmente deixar de lado.

Também pode usa-lo para saber se o valor obtido em um investimento será viável para seu negócio. Esse é o tipo de VPL que você irá obter se optar por calcula-lo como uma planilha do Excel.

Se você possui uma empresa ou está iniciando na indústria financeira, é importante saber usar VPL. Sabendo como usá-lo seus investimentos poderão sempre lhe render lucros negativos, e nunca perderá uma boa proposta.

VPL: O que é e como calcular (valor presente líquido)
5 (100%) 1 vote


Leave a Reply