Nesse artigo vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre o Tesouro Direto Selic para começar a investir agora nos títulos públicos.

Nos acompanhe!

O que é Tesouro Direto Selic?

Tesouro Selic é um título pós-fixado na qual a rentabilidade varia conforme a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da nossa economia.

Assim, remuneração obtida pelo Tesouro Direto Selic terá uma variação diária, de acordo com a variação registrada da taxa Selic entre o dia de liquidação da compra e o dia de vencimento do título.

Além disso, podem ocorrer acréscimos de deságio ou ágio no instante da compra o título.

Dessa forma, o Tesouro Direto Selic é mais apropriado para quem almeja uma rentabilidade pós-fixada e que seja corrigida conforme a variação da taxa de juros, como a Selic.

Outra questão importa é que o Tesouro Direto Selic tem pouca volatilidade, o que favorece uma menor perda de dinheiro em casos de vendas antecipadas.

E, consequente, a rentabilidade é menor quando comparamos com outros títulos.

tesouro direto Selic

Como funciona o Tesouro Direto Selic?

Para entender como funciona é necessário analisar três fatores: o fit da carteira de investimentos, o objetivo do investidor o seu planejamento financeiro.

Para analisar esses fatores, é importante verificar alguns pontos como, aplicação mínima; o tempo que o dinheiro leva para ser depositado na conta, conhecida como a liquidez dos investimentos; os tributos e taxas descontados; a rentabilidade do título e todos os riscos que envolvem investir nessa carteira.

Analisados todos esses pontos, o Tesouro Direito Selic funciona basicamente da seguinte forma, você empresta dinheiro ao Tesouro Nacional para recebê-lo de volta com acréscimo de juros.

Dessa forma, você estará emprestando dinheiro para o Governo Federal, uma instituição extremamente sólida, que possui uma excelente liquidez, podendo ter rendimentos de 100 % do CDI, Certificado de Depósito Interbancário.

Qual Rendimento?

O diferencial do Tesouro Direto Selic é a possibilidade de resgatar os seus investimentos com facilidade em casos, por exemplo, de alguma emergência financeira.

Ainda, você pode acompanhar a variação da taxa Selic facilmente, pelos jornais, noticiário de televisão e assim, decidir se é hora ou não de resgatar seu “empresto”.

Além da taxa Selic, recomendamos a você que verifique os valores da taxa de inflação e do PCA, pois estes influenciam a taxa Selic.

Por isso, fique atento, pois em momentos onde a taxa Selic está alta, o rendimento pode ser baixo devido à taxa de inflação. Assim, é importante que a taxa Selic fique controlada e o valor do IPCA seja pequeno.

Como investir no Tesouro Direto Selic passo a passo?

O Tesouro Direto Selic pode aceitar investimentos a partir de R$ 30,00, ou seja,  todos conseguem começar a investir a partir desse valor. Ainda, os títulos negociados apresentam os menores riscos de créditos.

Para você começar a comprar títulos do Tesouro Direto Selic basta ter CPF é uma conta em qualquer banco.

Após isso, você pode entrar em contato com um banco ou uma corretora autorizada em comprar e vender títulos públicos e solicitar que abram uma conta no Tesouro para você.

Feito a abertura da conta, você mesmo, se preferir, pode comprar e vender títulos, consultar seus saldos e extratos.

É muito fácil e rápido abrir uma conta no Tesouro e começar a investir, pesquise sobre os juros pré ou pós – fixados, veja qual a sua preferência e compre e venda os títulos, conforme necessário.

Tesouro Direto Selic ou IPCA?

Para saber se é melhor investir no Tesouro Direto Selic ou no IPCA, você primeiro tem que saber qual é o seu objetivo.

Todavia, se o índice da taxa Selic se manter baixo em 6,5%, a melhor opção de investimento, atualmente, são os títulos públicos que apresentam juros fixos e o IPCA.

Mas, seu o seu perfil de investidor é juntar dinheiro para uma reserva emergencial, o Tesouro Direto Selic satisfaz esse perfil.

Dessa forma, o Tesouro Direto Selic é uma ótima opção de renda fixa, para aqueles que apenas optam em diversificar e variar os tipos de investimentos.

Tesouro Direto Selic ou Poupança?

Tanto o Tesouro Direto Selic como a Poupança são carteiras de investimento de renda fixa e são extremamente seguros.

A poupança, atualmente, é sem sombra de dúvida uma das piores formas de investimento de renda fixa, isso se deve ao seu baixo rendimentos.

Ainda assim, é muito popular no Brasil e por aqueles não conhecem tantos outros tipos de investimentos.

Nossa dica é que você não deixe seu dinheiro esquecido na poupança, a taxa de juros aplicada é muito baixa. Dentre essas duas opções, a melhor é optar por aplicar o seu dinheiro no Tesouro Direto Selic.

Esperamos ter ajudado a conhecer uma pouco sobre o Tesouro Direto Selic. Viu como é uma forma fácil e rápida de investir o seu dinheiro?

Compartilhe esse texto e ajude outras pessoas a investir no Tesouro Direto Selic!




DEIXE UM COMENTÁRIO