Tabuada de multiplicação – Passo a passo

Tabuada de multiplicação – A multiplicação é uma das operações básicas da matemática e é uma das contas que mais fazemos durante o dia a dia. Saber a tabuada de multiplicação vai muito além de aulas e da escola, também ajuda a facilitar o nosso cotidiano.

Como sabemos, contas precisam ser feitas com precisão para dar certo. Não é diferente na tabuada de multiplicação, onde existe regras para a organização e disposição dos números.

Mas sem mais delongas, vamos ver como fazer multiplicação com mais de um algarismo.

Tabuada de multiplicação: Operações de 2,3 e 4 números 

Aprender a multiplicar números de mais de dois algarismos não é difícil. Assim que se aprende a lógica por trás da multiplicação é possível fazer com qualquer quantidade de números seguindo as mesmas regrinhas.

Vamos começar com a mais simples. Depois de aprender a lógica por trás dela, as outras ficarão bem fáceis.

Multiplicação de 2 números

A multiplicação de 2 números é simples, envolvendo duas operações: Multiplicação e Soma. Mas vale lembrar que para facilitar este tipo de conta, é preciso estar com a tabuada de multiplicação em dia.

Vamos usar o exemplo: 21×13.

Temos dois números, ambos de 2 algarismos, se multiplicando. No papel, a conta deve ser montada desta maneira:

Tabuada de multiplicação

A multiplicação deve ser feita da direita para a esquerda. Neste caso, começamos com o 3. O 3 deve ser multiplicado também da direita para a esquerda. Portanto, a primeira operação a ser feita é 3×1e logo depois 3×2.

Os resultados devem ser colocados também dá direita para a esquerda.

Tabuada de multiplicação

Agora é preciso multiplicar o número à esquerda do 3. Neste caso, o número 1. A multiplicação deve ser feita da mesma forma que a do primeiro número, da esquerda para a direita.

Antes de começar a multiplicação. Coloque um sinal de mais, logo abaixo do último algarismo do produto (na nossa conta, é o número 3).

Tabuada de multiplicação

Agora a nossa multiplicação se tornou uma soma. Importante, a soma não será de 63 + 21, e sim dos algarismos de forma separada. No nosso caso, a soma fica: 3 não soma com nada, então ele só vai para o resultado. 6 + 1 = 7, coloque o 7 na frente do 3. 2 não soma com nada, apenas vai para baixo, assim como fizemos com o 3. Temos o resultado 273.

Tabuada de multiplicação

Portanto. 21 x 13 = 273. Esta é a mais básica tabuada de multiplicação com mais de um algarismo.

Em casos em que o algarismo traz um resultado na casa da dezena, basta emprestar o número para o vizinho da esquerda e somar após a multiplicação. Multiplicações com centenas também seguem a mesma lógica do modelo apresentado. Veja um modelo com os dois casos:

Aqui temos a multiplicação 148 x 32.

Tabuada de multiplicação

Começamos da mesma forma que no primeiro exemplo, multiplicando o algarismo da unidade com o algarismo da unidade entre os fatores. (Fatores são os nomes de cada número sendo multiplicado).

No caso, o primeiro resultado é 16 (2×8 = 16). Colocamos apenas o 6 no produto (resultado) e emprestamos o 1 ao 4. A próxima conta a ser efetuada é 2×4 = 8 + 1 = 9.

Tabuada de multiplicação

E por último temos 2×1 = 2.

Tabuada de multiplicação

Agora, da mesma forma que no primeiro exemplo, fazemos a multiplicação do 3. Lembrando de emprestar o algarismo da dezena para o vizinho.Tabuada de multiplicação

Agora é só somar, como fizemos no primeiro exemplo.

Tabuada de multiplicação

 

148 x 32 = 4736.

Multiplicação de 3 números

Agora que já sabemos como multiplicar 2 números, multiplicar 3 fica muito mais fácil! É necessário fazer exatamente a mesma coisa. A única diferença é que criamos um “+” a mais. Confira o exemplo completo da multiplicação 204 x 121:

Tabuada de multiplicação

Não importa o tamanho do número. Não precisa ter medo! Basta aplicar a lógica básica da multiplicação e usar a tabuada básica e operações de soma.

Que tal irmos um passo além e aprender como fazer multiplicação com 4 números?

Multiplicação de 4 números

Como dissemos, não tem porque se assustar com as contas. Podemexistir 2 ou 10 números, basta ir acrescendo um sinal de mais a cada algarismo para a esquerda. Vamos a mais um exemplo da tabuada de multiplicação, desta vez com 4 números. Vamos fazer 1320 x 1357.

Tabuada de multiplicação

Ou seja, 1320 x 1357 = 1.791.240.

Pronto! Esta é a regra mais básica e para realizar multiplicação com números com mais de um algarismo. Não importa a quantidade de algarismos no número sendo multiplicado, é possível atingir o resultado exato com a conta que ensinamos.

Tabuada de multiplicação – Passo a passo
2.7 (53.6%) 25 votes



One Response

Leave a Reply

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações .
Entendi
Privacy settings ×