Se você é um trabalhador que tem direto ao PIS, deverá ficar de olho na tabela do PIS 2019 para estar por dentro de todas as informações. Continue lendo esse artigo e aprenda tudo sobre esse benefício.

O abono salarial é um valor que é pago todo o ano para alguns trabalhadores. Para isso, as empresas particulares devem ser contribuintes com o PIS (Programa de Integração Social), no caso das instituições públicas, a contribuição deverá ser para o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Sobre o PIS

O PIS é uma contribuição social que as empresas de origem privada recolhem esses valores e assim são transformados em benefícios para os trabalhadores, no entanto, existem alguns requisitos que o trabalhador deve corresponder para ter o direito ao PIS 2019.

Requisitos para receber o PIS 2019

Para que o trabalhador tenha direito a receber o valor do PIS 2019, ele deverá estar de acordo com os requisitos abaixo:

  • Ter cadastro no PIS há pelo menos cinco anos.
  • Ter exercido atividade regular remunerada para pessoa jurídica, por pelo menos 30 dias no ano base da apuração para o pagamento do PIS. Nesse caso, os dias trabalhados podem ser consecutivos ou alternados.
  • A remuneração mensal do trabalhador durante o ano base não deverá exceder o montante de até dois salários mínimos.
  • O empregador deve informar os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Estando de acordo com os requisitos acima, o trabalhador estará apto a receber o valor de acordo com a tabela do PIS 2019.

Quem não tem direito ao PIS 2019

Os valores referentes à tabela do PIS 2019 só serão pagos para os trabalhadores que se enquadrem nos requisitos básicos. Os trabalhadores não terão direito ao PIS 2019 se,

  • Receberem salário mensal acima de dois salários mínimos do ano base.
  • Não tiverem exercido atividade remunerada regular no ano base por pelo menos 30 dias.
  • Não possuírem cinco anos de cadastro no PIS (no PASEP, para os servidores público).
  • Trabalham em zona rural ou são empregadas por pessoa física, como a empregada doméstica.
  • Trabalharam como estagiários ou menor aprendiz.
  • A empresa não tenha cadastrado a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Tabela do PIS 2019

A tabela do PIS 2019 é uma tabela única e oficial baseada no mês de nascimento dos trabalhadores, estes possuem uma data de início e fim para receberem o benefício, por isso é portanto estarem atentos para que não haja a perda do valor do PIS, que é um importante direito do trabalhador.

Abaixo, segue a tabela para que você realize a consulta.

tabela do PIS 2019-2020

Tabela de PIS 2019 para quem tem conta na caixa

Para os trabalhadores que possuem conta na Caixa o valor dos depósitos dos benefícios são depositados alguns dias antes, seguindo a orientação da tabela abaixo:

calendário conta caixa 2019-2020

 

Como consultar a tabela do PIS

Para o trabalhador que deseja consultar o valor do seu benefício de acordo com a tabela do PIS 2019 você deverá ter em mãos o número do seu PIS, que pode ser facilmente encontrado no cartão cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS.

Algumas opções de consultas da tabela de PIS 2019 estão elencadas abaixo. Nesse caso, você deverá escolher a que melhor se adequar para realizar a sua consulta.

#1 Consulta por telefone

A consulta do valor de acordo com a tabela do PIS 2019 poderá ser feito através do telefone: 0800 726 0207, para realizar essa consulta você deverá ter em mãos o seu número do PIS.

#2 Consulta na internet

Também é possível realizar a consulta da tabela do PIS 2019 através da internet pelo site: www.caixa.gov.br/PIS, ao acessar essa página, você deverá clicar em na aba consultar pagamento. É necessário lembrar que a consulta deverá ser feita com o número do PIS.

#3 Consulta através do cartão cidadão

Com o cartão cidadão, você poderá se dirigir a um terminal da Caixa Econômica Federal ou a uma casa lotérica, nesse caso será necessário utilizar a senha cadastrada.

Para uma consulta simples dos valores da tabela do PIS 2019 decidimos colocar para você uma tabela que informa de maneira geral os valores referentes ao PIS 2019.

Como sacar o abono salarial do PIS

O pagamento do PIS de 2019 é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, e possui uma tabela estipulada em uma tabela oficial. Quando chegar a data prevista o trabalhador poderá receber o valor das seguintes formas:

Uso do cartão cidadão

Com o cartão cidadão em mãos, você poderá se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa e realizar o saque. Casas lotéricas ou correspondentes da Caixa estão autorizados a realizar o pagamento do PIS 2019.

Conta na Caixa

Se o trabalhador possuir conta na Caixa, seja ela conta corrente ou conta poupança, o valor será depositado na conta dois dias antes diretamente na conta do trabalhador.

Sem conta na Caixa

Caso o trabalhador não tenha conta na Caixa ou cartão cidadão, seu saque poderá ser feito em uma Agência da Caixa, para isso, ele deverá levar um documento de identificação e o seu número do PIS.

Gostou do artigo?

Aproveite e compartilhe!




DEIXE UM COMENTÁRIO