Revisão FGTS 1999 a 2013

O FGTS, ou melhor, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um certo conjunto de recursos que se acumulam, oriundos das organizações e empresas privadas, que tem como principal intuito amparar o profissional registrado na carteira de trabalho caso o mesmo tenha o vínculo trabalhista cortado por algum motivo ou o mesmo venha a ser prejudicado por conta de catástrofes naturais ou alguma doença grave.

O FGTS atua no território brasileiro desde 1966, regulamentado por lei, e é um recurso administrado pela Caixa Econômica Federal. Todo o valor acumulado no FGTS de cada indivíduo é fruto de depósitos realizados mensalmente na conta dos trabalhadores pela empresa que o emprega.

Atualmente, o FGTS passa por revisão entre os anos de 1999 e 2013, e o motivo é que desde 1999 quem corrige o FGTS é o governo por meio unicamente da taxa referencial. Dentro desse período, esse mesmo índice começou a sofrer disparidades, principalmente quando comparado a outros usados no aumento do preço de serviços e produtos, muitas vezes não seguindo nem sequer a inflação. É importante saber como calcular  FGTS que seu patrão deposita todos os meses na sua conta.

Quem tem direito revisão FGTS 1999 a 2013

Por conta da substituição do índice de análise do FGTS, muitos são os trabalhadores que podem reivindicar os seus direitos, a fim de recalcular os ganhos que se acumularam entre esses anos.

Sendo assim, os indivíduos que tem direito à revisão do FGTS são todos aqueles que trabalharam de carteira assinada entre os anos de 1999 e 2013. Mesmo se o indivíduo deixou de trabalhar por um tempo, basta o cidadão ter trabalhado por um mês dentro desse período para pedir revisão dos valores, que serão depositados à justiça.

Como Fazer a Revisão do Saldo do FGTS

Para pedir a revisão do saldo do FGTS, no caso de trabalhadores que contribuíram em instituições durante esse período de 1999 a 2013 é um tanto quanto complicado, mas, funciona bem e o processo é rápido.

Para fazer a revisão e obter o reajuste é necessário que o trabalhador entre com uma ação na Justiça, solicitando que a revisão seja feita no seu caso.

Algumas regras foram estipuladas para isso. No caso, os trabalhadores têm o direito de entrar com essa ação da Justiça até 30 anos depois, considerando como início o ano de 1999, ou seja, ano pelo qual se deram início as reclamações.

Como receber os reajustes do FGTS 1999 a 2013

Para os que conseguirem conquistar decisão favorável por parte do Supremo Tribunal Federal, o pagamento aos trabalhadores contribuintes entre o período de 1999 e 2013 poderá ser em até 80% do valor que é depositado atualmente, considerando os ajustes.

Por conta disso, se você ainda não pediu a revisão do seu FGTS (caso tenha sido trabalhador de carteira assinada durante o período de mudança), busque os seus direitos, afinal, sabe-se que o valor do FGTS pode quase dobrar e é por meio desse auxílio que muitos brasileiros adquirem o imóvel, a casa ou o comércio dos sonhos. Por isso, reivindique os seus direitos!

>> Quem tem direito ao FGTS



Comments (41)

  1. MAURICIO JOSE
  2. marcio
    • Rosi
    • Marcelo
      • Maurício
  3. marcio
  4. marcio
  5. marcio
  6. marcio
  7. marcio
  8. marcio
  9. francisco ananias pires feijão
    • Med Madson
      • Claudinei
      • odair jose dias de oliveira
    • Rebeca Prataviera da Silva
  10. MARCOS ANTONIO PEREIRA NEVES
    • gabriela
  11. paulo
    • Rosi
  12. wilson reis
    • Silvia Miquelin
  13. Paulo Cezar Ferreira Massula
    • Silvia Miquelin
  14. Jose Roberto
  15. Francisco Carlos
  16. Gedalva Andrade
  17. daniel santos da silva
  18. Gastão Sirkis
  19. Flavio de Oliveira
    • Arnaldo
  20. Álvaro
  21. MARY

Leave a Reply