O Que é REGISTRATO? Para que serve e as vantagens

Registrato e uma ferramenta online criada pelo Banco Central do Brasil cujo objetivo é facilitar o repasse de informações financeiras a sociedade civil, conheça a seguir o Registrado e saiba como usa-lo!

Com o avanço das tecnologias o acesso à informação tem sido cada vez mais facilitado, inclusive no que se refere às informações pessoais. Você já parou para pensar o quanto os serviços bancários foram facilitados nos últimos anos?

Há uns 10 anos todo e qualquer pagamento ou consulta às informações não podiam ser feitos sem enfrentar uma grande, fato o qual gerava diversos incômodos, principalmente no que se refere à perda de tempo.

O Que é Registrato?

O Registrato é um sistema que foi lançado pelo Banco Central do Brasil, cujo objetivo é facilitar a vida da sociedade em geral. Por ele, é possível fazer consultas de forma gratuita e inteiramente online sobre as operações pessoais financeiras.

Anterior ao lançamento do Registrato, tais consultas só podiam ser feitas de forma presencial em Centrais de Atendimento do Banco Central ou em uma Agência dos Correios (com documentação autenticada).

Veja a seguir tudo que precisa saber sobre o Registrado e saiba como usa-lo!

Para que serve o Registrato?

O Registrato é uma plataforma online disponibilizada pelo Banco Central, a qual é totalmente administrada pelo referido órgão e tem por objetivo facilitar aos cidadãos o acesso a suas informações de crédito.

No Registrato constam todas as informações sobre instituições financeiras, seja em contas bancárias ou outros tipos de vínculos financeiros (como por exemplo, empréstimos ou dívidas com instituições devidamente registradas).

Nesta plataforma, o individuo acessa o sistema a partir de suas informações pessoais e tem acesso a dois tipos de relatórios, sendo eles:

  • CCS: O CCS é a sigla utilizada para Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro, neste relatório é mostrada uma lista com as instituições financeiras que o cidadão tem ou teve algum relacionamento. Sendo extremamente útil para verificação de contas abertas em seu nome;
  • SRC: O SRC é sigla utilizada pra Sistema de Informação de Crédito, neste relatório são identificadas as operações de crédito (abertas ou fechadas), desde que o valor seja igual ou maior que R$ 200,00. Sendo útil para controle financeiro pessoal e identificação de irregularidades.

Além dos relatórios supracitados, é disponibilizado também no Registrato, todas as informações de operações de câmbio e de transferências internacionais vinculadas a um CPF ou a um CNPJ.

A inserção de uma plataforma com tais informações deve ser considerada como um avanço, bem como é uma forma de democratizar a informação. Podendo ser vista ainda como uma forma de identificar precocemente crimes ou outras irregularidades com o nome/ CPF/ CNPJ.

Quais são as vantagens do Registrato?

Como vantagens o Registrato possui:

  • Facilidade de acesso: com o Registrato é possível acessar informações online rapidamente, as quais antes só podiam ser obtidas através do atendimento presencial;
  • Controle financeiro: neste sistema é possível acessar todos as dividas que estão no nome do individuo, o que pode facilitar o controle financeiro;
  • Segurança: por conter informações completas sobre o histórico de compras, esta ferramenta pode ajudar na identificação de fraudes, como por exemplo, o uso indevido de CPF;
  • Aprovação de crédito: os relatórios disponibilizados pelo Registrato podem ser utilizados como uma forma de comprovar que você é um bom pagador, relevante para conseguir empréstimos e aprovação de cartões de crédito.

Registrato

Como usar o Registrato?

Para usar o Registrato, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do Banco Central do Brasil, disponível aqui;
  • Vá até a aba “Cidadania Financeira”;
  • Clique em “Registrato”;
  • Escolha entre “pessoa física” ou “pessoa jurídica”;
  • Escolha a opção “Clientes bancários que fazem uso de internet banking” (forma mais fácil);
  • Para os cidadãos que não fazem uso do internet banking é necessário baixar o token do certificado digital (e-CPF) do tipo A3 ou solicitarem acesso via correspondência ou pessoalmente;
  • Insira seu CPF, o nome do banco com o qual usa o internet banking, a sua data de nascimento e o nome de sua mãe. O sistema então irá fornecer uma frase de segurança;
  • Valide a frase de segurança que o sistema forneceu no passo anterior no internet banking do banco registrado, para tanto basta clicar no ícone do Banco Central;
  • Acesse novamente a pagina do Registrato no site do e clique em “Cadastrar”;
  • Insira novamente o CPF, nome da instituição financeira e o e-mail;
  • Será enviada por e-mail uma senha provisória, troque-a imediatamente e acesse seus relatórios.

Para aqueles que já possuem o cadastro no Banco Central, não é necessário criar um novo login, basta inserir as informações de acesso (já cadastradas) e acessar diretamente o sistema Registrato.

Contudo, Registrato pode ser também um aliado do controle financeiro, para aqueles perderam o controle de seus débitos em aberto. E você já usou o Registrato? Como ele te ajudou?

O Que é REGISTRATO? Para que serve e as vantagens
5 (100%) 8 vote[s]


Leave a Reply