Prova da OAB, como passar, inscrições OAB

A prova da OAB é requisito para que os profissionais de direito possam atuar na área e conquistem uma carreira bem sucedida. Por esse motivo, ela não é assim tão fácil de passar e precisa de um bom tempo de estudo e preparação antes do grande dia.

Veja também:

  • Como medir IMC – Confira dicas e faça o cálculo

Assim, separamos abaixo algumas dicas de como ser aprovado e fazer a sua inscrição.

Prova da OAB

A Prova da OAB é realizada com frequência. Para conferir detalhes, é necessário acessar o site da Ordem e conferir os detalhes para inscrição. O exame é realizado em duas etapas e é necessário pagar uma taxa de inscrição.

Para quem já se inscreveu, separamos 9 dicas especiais para passar na Prova da OAB.

prova da oab

1 – Encontre sua motivação

A gente sabe que para conseguir qualquer coisa na vida, é preciso existir um objetivo, algo que o faça ter vontade de seguir em frente e driblar os obstáculos.

Por isso, você precisa encontrar a sua real motivação. Passar na prova da ordem é requisito para exercer a advocacia, mas qual área você deseja atuar? Onde você quer chegar? Defina esse objetivo para continuar.

2 – Cursos preparatórios

Fazer um curso preparatório sempre vai ajudar você a ser aprovado no exame. Pode ser online, presencial, tanto faz. O importante é que você se dedique e essa parte é importante para você passar, já que a prova é bem complexa.

3 – Conheça as regras

Todo concurso possui regras que se burladas, podem desclassificar um participante. Por isso, leia todas as regras e o edital da sua prova para não cometer nenhum erro e seguir as orientações à risca.

Além disso, o edital costuma trazer os temas das provas, assim, você consegue se preparar direcionando os estudos.

4 – Estude regularmente

Você não pode começar apenas uma semana antes da prova. Esse exame merece e necessita de um bom cronograma de estudos, feito com antecedência. Comece se organizando a partir do tempo que você tem até a prova, as matérias que deverão ser estudadas e as datas de cada etapa do concurso.

Adicione também exercícios e simulações da prova, para que depois você possa ver os resultados e saber onde está acertando ou errando. Uma dica interessante é focar seus estudos nas matérias que você tem mais dificuldade. Além disso, utilize antigas provas da OAB para se basear, vai ajudar bastante.

5 – Entenda por trás das leis

O exame traz muitas legislações, o que é difícil de decorar e entender. Por isso, se preocupe em entender os motivos das leis, em estar atento a Constituição, entender o porquê ela existe. Isso pode facilitar na hora de lembrar de alguma específica.

6 – Foco no Estatuto da Ordem e no Código de Ética da OAB

A primeira etapa da prova costuma ter foco nesse assunto. Entre as oiteta assertivas da primeira etapa, doze tratam desse assunto. Por isso, você precisa entender plenamente para responder com eficiência.

7 – Tire suas dúvidas com especialistas

Se você ainda está na faculdade, tem a sua disposição inúmeros especialistas que podem ajudar a tirar suas dúvidas e darem dicas valiosas. Por isso, aproveite esse momento.

8 – Faça uma escolha inteligente na matéria da segunda fase

Muitos alunos escolhem essas matérias considerando a que tem menos peças a decorar. Isso é muito comum porém é também um erro grande. Aqui, você deve escolher a matéria que tem mais facilidade e que tem certeza que vai se sair bem. Não adianta ter menos questões a decorar mas não entender nada sobre elas.

9 – Administre seu tempo na prova

A prova é extensa, por isso, cuida o tempo que você vai levar para fazer. Dê uma olhada geral e tente determinar tempo para cada resposta, assim, você não demora muito no início e acaba tendo que correr no final, apenas chutando as respostas.

No momento da prova é comum também o aluno ficar com medo e achar que não vai conseguir fazer. Não faça isso, não desista. Dê o seu melhor do início ao fim, essa é a sua chance.

O mais importante é começar a se preparar desde cedo. Mas, você precisa montar um conjunto com todas essas orientações e coloca-las em prática. Descubra qual a melhor forma de estudo para você e invista nela.

Prova da OAB, como passar, inscrições OAB
Gostou? Deixe seu voto.

Leave a Reply