Você ainda não sabe o que fazer com a sua renda extra, ou precisa de uma? Então é bem possível que este artigo te ajude, continue lendo para saber o que significa investir.

Quando você trabalha em troca de pagamento, recebe apenas pelo tempo que investe na atividade. Já pensou se o seu dinheiro trabalhasse para você e ainda te rendesse por isso?

Isto é em parte o que significa investir, aplicar o dinheiro em algo e fazer lucro usando apenas o dinheiro que você já tem, com menos esforço. Além disso você usa suas reservas, fazendo com que elas gerem valor e pode viver dos seus proventos no futuro.

Quer conhecer algumas aplicações que podem te ajudar a conseguir isso? Nos próximos tópicos você vai conhecer melhor os investimentos, que podem te levar a autossuficiência.

O que significa investir?

A frase clichê que se aplica a quase tudo o que se aprende, também se aplica em relação ao ato de investir. Pois ninguém nasce sabendo andar de bicicleta, mas com o direcionamento correto qualquer um consegue pedalar.

De fato, depois que você entende como funciona, não se esquece nunca como manter o equilíbrio e continuar em movimento. Sendo que essas máximas, são válidas igualmente para um investimento.

No caso o equilíbrio é sinônimo de para muitos termos do mercado financeiro, como compensação de risco. Então para lograr isso é preciso montar um portfólio diversificado, com ativos de baixo, médio e alto risco.

Após montar uma carteira você põe em prática o segundo princípio, adaptando suas posições de acordo com o mercado. Mas é preciso equilibrar e movimentar, ou seja, se você para de pedalar de repente cai da bicicleta.

Investir para se aposentar mais cedo

Agora que você sabe o que significa investir é importante entender também que antes de começar a investir é preciso ter em claro os seus objetivos, como por exemplo adquirir um bem de consumo. Mas atualmente o que tem chamado a atenção das pessoas, é a possibilidade de fazer sua própria aposentadoria.

Isso sem ter que depender da Previdência Social por completo, porém estes são investimentos de longo prazo (mais de 5 anos). Já para comprar um automóvel os mais recomendados, seriam os de médio prazo (de 1 a 5 anos).

Nos próximos tópicos, você verá quais as aplicações disponíveis para alcançar seus objetivos fazendo o seu dinheiro gerar lucro.

O que significa investir

No que devo investir?

A dúvida que não quer calar é: no que investir? Você pode investir Tesouro Direto, que é direto mesmo porque você nem precisa da intermediação de uma corretora.

Também pode investir em ações, o que implica investir na bolsa direta ou indiretamente. Isso pode dar um pouco de medo nos investidores mais cautelosos, porém é de onde sai a maior rentabilidade.

Confira outras opções entre papéis e aplicações mais convencionais, seus riscos e rentabilidade a seguir.

Poupança

A poupança é o pontapé inicial da maioria dos brasileiros no campo de investimentos. Pois apesar da baixíssima rentabilidade, ela possui garantia do FGC e liquidez diária.

E justamente por esses motivos ela nunca deixa de ser popular. Escrevemos um artigo onde abordamos mais sobre a poupança, consulte parta saber mais: Leia (A POUPANÇA é um bom investimento?).

Mas vale lembrar que se você busca aumentar sua renda, ela não te servirá muito.

Tesouro Direto

Se você é partidário do baixo risco pode investir Tesouro Direto, mesmo sem a proteção do FGC. Pois adquirindo um papel como este, você será credor de nada mais nada menos que o governo federal.

Esses títulos são emitidos pelo Tesouro Nacional e pagam juros pela variação de indicadores ou à uma taxa fixa pré-determinada. O risco é quase nulo e implica a oscilação das taxas praticadas no mercado.

CDI – Certificado de Depósito Interbancário

Esse certificado não implica bem um investimento, pelo menos não para pessoas físicas ou jurídicas que não sejam bancos. Melhor dizendo instituições financeiras, pois esta é uma movimentação de crédito entre elas.

Portanto geram um importante indicador, que é usado como benchmark ou referencial para o rendimento os títulos de renda fixa. Sendo que a maioria deles cita o pagamento dos juros como 100% do CDI.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

O CDB é um título de dívida emitido para captar verbas, desta vez incluindo o público em geral. Seu rendimento pode ser de acordo com os indicadores ou prefixado, como os títulos do governo.

A diferença crucial aqui, é que eles são distribuídos somente por bancos e financeiras. Sendo assim você estará emprestando seu dinheiro para o Banco do Brasil ou para a Crefisa, por exemplo.

FII – Fundos de Investimentos Imobiliários

Investir em FII implica que você será cotista de uma carteira de ativos do mercado imobiliário. No caso isso implica que você não tomará decisões, quem sim fará isso é a administradora do fundo.

Em outras palavras é o mesmo que dispor de imóveis sem ter que pagar o preço de um. Ao mesmo tempo que você irá lucrar com, sem se preocupar em cobrar o aluguel dos inquilinos.

Ações

Investir em ações é a última barreira para alcançar o topo dos investimentos, para muitos. Não é tão complicado quanto parece mas necessita atenção especial e muito conhecimento técnico.

Portanto quem começa a investir na bolsa em papéis de alto risco, deve começar tendo o apoio de uma corretora. Isso porque os especialistas podem passar sua experiência adquirida em anos de trabalho, na prática.

Ficou com dúvidas sobre o que significa investir? Deixe nos comentários.




DEIXE UM COMENTÁRIO