Multiplicação de fração: Tipos e exemplos Vamos aprender?

Neste artigo vamos estudar a multiplicação de fração. Após você aprender sobre o que é uma fração, tipos e exemplos e conhecer algumas operações básicas de frações como, soma e subtração, iremos te ensinar a como efetuar mais uma operação, a multiplicação de fração. Vamos lá?

A multiplicação de fração é uma operação simples e podemos até dizer que é parecida com a multiplicação de números naturais, porém com algumas regras que iremos destacar mais adiante.

multiplicação de fração

Como realizar está operação?

Você deve, primeiramente, multiplicar os numeradores das frações que são os números de cima, entre si e, posteriormente, multiplicar os denominadores das frações, que são os números de baixo, entre si. Como podemos observar a seguir:

Multiplicação de fração simples

Lembramos que A e C são números naturais e que B e D devem ser necessariamente números maiores e diferentes de zero, por exemplo:
7/4 x 3/2= (7 x 3)/(4 x 2 )=( 21)/8

Sendo assim, você deve multiplicar os números de cima um pelo outro e os números de baixo, também um pelo outro e, como resultado, você obtém uma outra fração que é o produto das dessas frações. Veja outro exemplo:

3/4 x 2/3= (3 x 2)/(4 x 3 )=( 6)/12= 1/2

Neste caso, podemos simplificar a equação, como 6 e 12 são múltiplos de seis, podemos dividi-los por seis e obtemos o resultado final de 1⁄2.

Multiplicação de várias frações

E quando temos várias frações a serem multiplicadas? Neste caso, seguimos a mesma regra da multiplicação de duas frações, sendo assim, e multiplicamos os numeradores e denominadores entre si, como podemos observar nos seguintes exemplos:

3/4 x 2/3 x 5/2= (3 x 2 x 5)/(4 x 3 x 2 )=30/24= 10/8=5/4

Ou,

5/3 x 2/3 x 6/2= (5 x 2 x 6)/(3 x 3 x 2 )=60/18= 10/3

Multiplicação de fração negativa

A multiplicação de frações pode ser realizada também com frações negativas, seguindo a regra da multiplicação de sinais:

Fração positiva multiplicada por fração positiva tem como resultado um produto positivo;

Fração positiva multiplicada por fração negativa tem como resultado um produto negativo;

Fração negativa multiplicada por fração negativa tem como resultado um produto positivo.

Ou seja, e os sinais das frações forem IGUAIS, o resultado será POSITIVO. Se os sinais das frações forem DIFERENTES, o resultado será NEGATIVO.
Vejamos os seguintes exemplos:

Para sinais diferentes:

 

Para sinais iguais:

 

Multiplicação de frações por números naturais

Partindo da premissa de que todos os números naturais podem ser representados por uma fração, já que esses números são divisíveis por 1. Como por exemplo:

2/1=2 ou 7/1=7

Dessa forma, todo número natural divido por um resulta nele mesmo.

Assim, podemos multiplicar um número natural por uma fração da seguinte maneira:

F/G x H= (F x H)/G

Portanto, neste caso, multiplicamos os numeradores, ou seja, os números de cima e mantivemos o denominador, o número de baixo. Utilizando números a essa regra realizamos as seguintes multiplicações:

2/5 x 3= (2 x 3)/5= 6/5

Outro exemplo,

3/5 x 5= (3 x 5)/5= 15/5=3

Neste caso, podemos utilizar a seguinte regra, quando o número denominador for igual ao número natural que multiplica a fração, o produto dessa multiplicação sempre será o numerador, ou seja, o número de cima.

F/G x G= (F x G)/G=F

Agora é com você!

Resolva as seguintes multiplicações de frações:

exercicios multiplicação de frações

E aí, conseguiu resolver essas multiplicações de frações? Ficou com alguma dúvida?
Nos conte como você foi!

Gabarito:
a) 8⁄3

b) 64⁄105

c) – 6⁄40

d) 7⁄8

e) 27⁄5

f) 3

Multiplicação de fração: Tipos e exemplos Vamos aprender?
5 (100%) 2 votes

Leave a Reply