IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é bem parecido com o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor). Suas diferenças são que no nosso caso, o IPCA mede as variações de preço do comércio de uma maneira mais abrangente.

Veja também:

Essa medição é feita mensalmente e ele é considerado o índice oficial da inflação no país.

Como é calculado o IPCA?

O IPCA é variado mensalmente, desde o primeiro dia do mês até o último. Os dados para avaliação são coletados em comércios e prestadores de serviços. Além disso, valores de aluguéis e concessionárias de serviço público também são levadas em consideração.

Os valores obtidos através dessa avaliação são os que realmente são cobrados do consumidor para pagamentos à vista.

ipca

Grupos analisados

Noves grupos são analisados para medir essa variação no custo de vida da população. São eles: alimentação e bebidas, despesas pessoais, artigos de residência, saúde e cuidados pessoais, comunicação, educação, habitação, transportes e vestuários. Todos esses grupos são subdivididos em diversos itens para serem analisados, totalizando em torno de 465 itens com avaliação de suas variações.

Qual parcela da população é medida nesse item?

Nesse caso, a abrangência é muito grande, como já falamos acima. A renda da população aqui varia entre 1 e 40 salários mínimos, ou seja, totalmente diferente. Um exemplo interessante para que essa discrepância de valores fique mais clara é a de uma cesta básica.

Consideramos que hoje ela custa R$200,00 e aumentar para R$ 250,00. Para uma família que tem a renda de 40 salários mínimos, ou seja, em torno de 38 mil reais, 50 reais a menos ou a mais não vai fazer diferença nenhuma. Agora, para uma que recebe apenas um salário mínimo, pode pesar no bolso.

Quando as famílias acabam não conseguindo arcar com os valores altos, elas acabam substituindo alimentos por outros mais baratos, como trocar a carne pelo frango, o frango pelo ovo, etc.

As regiões que são avaliadas o IPCA são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Goiânia e Distrito Federal.

Por que medir o IPCA?

O IPCA é muito importante no Brasil, já que é o medidor oficial utilizado pelo Banco Central para medir a inflação do país e lembre-se, esse é um dos índices mais importantes para a população.

Todo ano é estabelecida uma meta de inflação que é desejável chegar, e esses valores só podem ser determinados através da avaliação do IPCA.

A grande maioria das pessoas não conhece esse índice e acabam ficando afastadas desse tipo de dado tão importante para o país. Toda variação de custo em cada produto, mesmo que pequena, mexe no seu bolso. Por isso, agora que você já entendeu exatamente como funciona esse índice, comece a ficar atento nos sites e nas notícias quais são os índices do Brasil e as alterações nos preços.

Lembre-se de uma coisa muito importante: esse índice também ajuda a definir o reajuste do salário mínimo do ano seguinte.

IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply