INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor

Frequentemente nos damos conta de que o valor de um produto a 5 anos atrás era muito mais baixo do que hoje e que, consequentemente, o salário mínimo também sofreu suas alterações. Essas variações se dão pelo aumento do custo de vida da população, que cresce a cada ano. Você quer saber por que e como isso acontece? Então descobre com a gente o que é o INPC.

Veja também:

O que é INPC?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor faz parte do nosso dia a dia, mesmo que às vezes não percebamos sua importância. Em resumo, esse índice mostra a variação dos preços encontrados no mercado e no varejo, de alguns anos atrás até o momento atual. Assim, ele representa a mudança no custo de vida do brasileiro, já que se os valores aumentam, o custo de vida também.

Quais produtos são mais sentidos pelos brasileiros?

Os produtos em que os brasileiros mais percebem as variações de preço são os básicos, como os alimentos. Quando o arroz, frutas, leite, feijão, sofrem alterações, todas as pessoas sentem com força esse aumento. Em alguns casos, é normal trocar os alimentos por outros mais baratos, quando o indivíduo não consegue arcar com aquele valor.

inpc

Cálculo do INPC

O INPC leva em conta dados coletados desde o primeiro dia do mês até o último. Para chegar até esses dados, eles coletam números através de pesquisa com estabelecimentos e prestadores de serviços. Além de produtos básicos como alimentação e gasolina, são avaliados também valores de transportes públicos e alugueis.

Quais são os grupos que existem?

O índice avalia a variação dos preços dentro de nove grupos, que, respectivamente, são divididos em diversos itens. Os nove grupos são: alimentação e bebidas, despesas pessoais, artigos de residência, saúde e cuidados pessoais, comunicação, educação, habitação, transportes e vestuários.

Todos esses itens são analisados e suas alterações de valor são registradas.

Quem é a população medida pelo INPC

A população levada em consideração para medir esse índice possui de 1 a 5 salários mínimos mensalmente e são residentes das regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Goiânia e Distrito Federal.

Porque é medido o INPC?

Quando o valor do custo de vida da população aumenta (já que pagará mais caro pela gasolina, pela comida, pelo aluguel, pelo transporte, etc) é necessário que sua renda mínima aumente também, para que consigam manter pelo menos o mesmo padrão de vida. Por isso, o índice de Preços ao Consumidor é medido para ter uma ideia do quanto é necessário ajustar o salário dos brasileiros anualmente.

Apesar de não ser muito conhecido pela sociedade brasileira, o INPC é de extrema importância para todos nós. Ele precisa ser medido da forma correta para que os reajustes de salário também sejam feitos de acordo com os direitos dos moradores. Agora que você já sabe o que é isso, pode entrar no site do IBGE para ficar atento a essas variações.

Gostou das informações sobre o INPC? Tem dúvidas? Use o espaço dos comentários.

INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Gostou? Deixe seu voto.

Leave a Reply