Horário de Verão de 2018-2019: Quando começa, Quando termina

Ao longo do texto serão destacadas informações extremamente relevantes como o que é, estados participantes, quando começa e quando termina o horário de verão. Além dessas serão discorridas alguns pontos como a importância do horário de verão, motivos que levaram o ano de 2018 a ter um verão mais curto, entre outros.

O que é o horário de verão?

Antes de responder quando começa e quando termina vamos explicar o que é o horário de verão. O horário de verão é uma prática que consiste em adiantar em uma hora os relógios durante o verão. Mas qual o objetivo do horário de verão? O principal objetivo é “prolongar” o dia, ou seja, que parte da luz do sol seja experienciada durante o início da noite. Para esse prolongamento é experienciada também uma perda das raios solares nos nascer do dia.

Quando começa e quando termina o horário de verão em 2018-2019?

Além disso você sabia que é uma medida que já foi ou é utilizada em praticamente todo mundo? No Brasil o horário de verão sempre começou na segunda metade de outubro, mas neste ano atípico, irá começar dia 04 de novembro.

E quando iniciado os relógios devem ser adiantados em exatamente uma hora. A partir de 00h do dia 04 de novembro de 2018, altere seu relógio.

O fim do uso do Horário Brasileiro de Verão finaliza dia 17 de fevereiro de 2019. É importante lembrar que quando finalizar os relógios precisam ser atrasados em uma hora para compensar o aumento em seu início.

 

Quais estados brasileiros participam do horário de verão?

O uso do horário de verão varia de país para país, estado para estado e por assim vai. Sendo assim nem todos estados brasileiros adotam o horário de verão. Os estados brasileiros que usam o horário de verão são:

  • São Paulo,
  • Minas Gerais,
  • Espírito Santo,
  • Santa Catarina,
  • Rio Grande do Sul,
  • Distrito Federal,
  • Paraná,
  • Goiás,
  • Mato Grosso do Sul,
  • Mato Grosso
  •  Rio de Janeiro.

Os demais estados não participam e não precisam de alterações em seus relógios.

Quando surgiu o Horário Brasileiro de Verão?

O Horário Brasileiro de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1º de outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário Brasileiro de Verão.

Veja a tabela com as datas de início e término do Horário Brasileiro de Verão para os próximos 10 anos!

Obs: Na tabela abaixo consta como inicio do horário de verão 2018 como dia 18/11, mas esta data foi alterada para dia 04/11.

tabela horário de verão 10 anos

Motivos para um horário de verão mais curto em 2018

Existem inúmeros motivos que contribuíram para a redução do Horário Brasileiro de Verão 2018-2019. Entre eles podemos destacar o cenário econômico, político e também educacional como no caso do ENEM. Porém, o real motivo para a redução foi o pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, que requisitou a mudança por motivos eleitorais. A requisição faz sentido pois o Brasil é extenso e tem vários fusos horários e o Horário Brasileiro de Verão reduz a extensa diferença entre os fusos horários.

Quais as vantagens do uso do horário de verão?

O horário brasileiro de verão tem inúmeros benefícios. Entre os principais pode ser citado um aquecimento no varejo, aumento das atividades esportivas e maior uso do sol para lazer. Porém a principal vantagem é a economia de energia elétrica. O principal motivo da economia de energia elétrica é um reduzido uso de fontes de iluminação durante a tarde. Além disso desloca também o horário de rush provocando uma alteração na rotina de alguns trabalhadores.

Você sabia que o horário brasileiro de verão é previsto em lei?

O horário brasileiro de verão trata-se de uma alteração oficial da hora. Conforme o decreto Nº 6.558 em 08 de setembro de 1999 o horário de verão é encerrado no terceiro domingo de fevereiro. Se o terceiro domingo de fevereiro anteceder o carnaval então o horário de verão é encerrado no domingo seguinte.

Conclusão?

Entendeu tudo que precisava sobre o horário de verão? Apenas para reforçar o horário brasileiro de verão começa dia 21 de outubro e vai até 17 de fevereiro. É importante lembrar também que no início os relógios devem ser adiantados em uma hora e no término atrasados em uma hora. Além disso apenas alguns estados participam da alteração no horário.

Horário de Verão de 2018-2019: Quando começa, Quando termina
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply