Fundo de Investimento Imobiliário (FII): Rentabilidade e como investir

Nesse artigo vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre o Fundo de Investimento Imobiliário que você comece a investir agora.

Nos acompanhe!

O Que é Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

O Fundo de Investimento Imobiliário é um fundo proveniente de investimento no setor imobiliário. Existem dois tipos de fundos de investimentos no setor imobiliário.

O Fundo de Tijolo, que são fundos de imóveis físicos, como edifícios empresariais, hotéis, shoppings, entre outros;

O Fundo de Papel é um fundo composto por aplicações financeiras no setor imobiliários, como LCA, LCI, CRA e CRI.

Nesse último caso, o Fundo de Investimento Imobiliário tem seu patrimônio repartido igualmente em cotas. Portanto, através desses papéis, o investidor investe em pequenas partes dos imóveis.

Dessa forma, você pode ser dono de uma pequena parte de grandes redes de hotéis e shoppings center, por exemplo.

Fundo de Investimento Imobiliário

 Qual a rentabilidade do Fundo de Investimento Imobiliário

O Fundos de Investimento Imobiliário apresenta rentabilidade mensal, portanto, é o mais indicado para o investidor que quer viver de renda e ter uma independência financeira, sem precisar estar trabalhando em alguma empresa.

Outra maneira de obter rentabilidade no FII, é negociar as cotas dos imóveis no mercado financeiro, como se fossem investimentos em ações de empresas, porém, nesse caso a liquidez se torna menor.

O valor da rentabilidade do FII vai depender de alguns fatores como, as cotas; o momento do mercado financeiro de imóveis e do patrimônio investido.

Por exemplo, imóveis que apresentam uma boa localização são mais rentáveis do que aqueles localizados em locais distantes

Veja a seguinte rentabilidade do Fundo de Investimento Imobiliário por cotas. Se uma cota vale 100,00 reais e os alugueis foram divididos em 1,00 por cota. Quando dividimos o valor do aluguel pelo valor da cota, temos uma rentabilidade de 1%.

Mas, os valores das cotas são extremamente voláteis e variam de acordo com mercado financeiro, assim, nossa dica é que você calcule a rentabilidade do imóvel que deseja investir, analisando o FII pelo menos os últimos seis meses.

Em média, os Fundos de Investimentos Imobiliários costumas render de 0,75 a 1% ao mês.

Confira:

Melhores fundos imobiliários

Os três melhores Fundos de Investimentos Imobiliários para se investir atualmente são os seguintes:

De acordo com a renda: XPML11 (25%); SDIL11 (20%) e VISC11 (20%)

De acordo com o valor: HGBS11 (25%); BRCR11(25%); FVBI11(20%)

 

Como investir em fundos imobiliários

O Fundo de Investimento Imobiliário tem um gestor que é especializado na área e que, diariamente acompanha o mercado financeiro e o patrimônio.

Conforme o meio econômico se mostra, esse gestor faz as mudanças necessárias com o objetivo de produzir a maior rentabilidade possível para o investidor.

Assim, a grande maioria dos fundos de investimentos compara imóveis de caráter comercial para produzir renda por meio da locação do imóvel.

Outra maneira de maximizar os lucros no fundo de investimento imobiliário é com a valorização do imóvel. Por essa razão que é muito difícil encontrar imóveis que estejam sobrevalorizados no mercado.

Já os Fundos de Investimentos Imobiliários de papel têm um pouco mais de estabilidade, pois a maioria dos investimentos são feitos por meio de aplicações de renda fixa.

Assim, os lucros desse tipo de investimento são provenientes de desses ativos de renda fixa e da elevação das cotas.

Vale a pena investir em FII?

Para saber se vale a pena investir do FII, você deve analisar se esse tipo de investimento pode acrescentar a sua carteira.

Uma forma de se saber se vale a pena é a comparação com outra forma de investimento, o de imóveis físicos.

Vender ou comprar uma cota no FII é extremamente mais fácil e rápido do que comprar ou vender um imóvel físico. Para vender ou comprar um imóvel físico existe toda uma burocracia que não otimiza o investimento.

Os FIIs apresentam maior liquidez do que o imóvel físico, pois você pode vender suas cotas quando bem desejar e compra da cota aconteça rapidamente. Ao contrário do que acontece quando se pretende vender um imóvel físico.

Outra questão é a rentabilidade, o Fundo de Investimento Imobiliário rende muito mais que a de um imóvel físico.

A maioria das cotas do fundo são de grandes patrimônios, muito bem valorizados ou com grandes perspectivas de valorização a curto prazo, além de se situarem em grandes cidades.

E, por último e não menos importante, é a isenção de Imposto de Renda sobre o titulo do Fundo de Investimento Imobiliário, portanto, você não perde dinheiro pagando impostos sobre o valor das cotas.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o Fundo de Investimento Imobiliário.

Tem experiência nesse tipo de investimento? Compartilhe conosco os seus conhecimentos.

Ficou com dúvidas, comente sobre elas! Vamos tirar todas as suas dúvidas.

Comece já a investir no Fundo de Investimentos Imobiliários e ganhe dinheiro sem sair de casa.



Leave a Reply