Energia Solar Fotovoltaica: Como fazer cálculo

Como fazer cálculo da energia solar fotovoltaica? Sabe como funciona a energia solar. Confira tudo sobre energia solar fotovoltaica.

Estamos passando por momentos de adaptação sobre os nossos recursos. Muitas campanhas têm surgido, na intenção de conscientizar sobre o uso responsável de recursos naturais esgotáveis e que não se renovam. Dentro desse âmbito, a questão da utilização desses recursos para a obtenção de energia elétrica é um dos maiores questionamentos.

Hoje já é possível obter energia elétrica de outras formas, além da queima de combustíveis fósseis e da utilização da água. Os estudos relacionados à essas alternativas, abriu espaço para descobrirmos como fazer uso da energia a partir de meios não agressores ao ambiente. Porém, além disso, já existem maneiras de obter eletricidade e ainda economizar com isso.

É o caso da energia solar. Uma fonte renovável, limpa, segura e silenciosa, tem ganhado imensa repercussão. Há alguns anos, investir no equipamento de captação de energia solar poderia ser caro demais, o que desestimulava o seu uso. Mas hoje, com o aumento da tecnologia, esses aparelhos estão mais acessíveis e ainda há a vantagem de recuperar o seu investimento.

Utilizar o sistema solar fotovoltaico, além de gerar desconto no valor final de sua conta de energia elétrica, tem sido a solução para levar eletricidade à locais remotos, onde não existe estrutura para a implantação de postes de alta-voltagem. Já para as áreas onde não há esse tipo de problema, ainda assim é vantajoso utilizar desse recurso, pois a relação custo-benefício garante que a economia é real.

Caso você esteja propenso a fazer a instalação dos equipamentos de captação de energia solar, com sistema fotovoltaico, veja agora o que você deve considerar e como ela pode te auxiliar no consumo final de sua residência.

O que é energia solar fotovoltaica?

energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autônomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos. (Wikipédia)

Determinando o dimensionamento do consumo de energia

calculo energia solar fotovoltaica

O primeiro passo é saber qual o tamanho do sistema solar voltaico que você deve adquirir. Para isso, há uma série de perguntas que você deve conseguir responder, baseado no seu próprio comportamento de consumo.

  1. Quais equipamentos de sua residência serão alimentados pela energia solar fotovoltaica?
  2. Qual a potência desses equipamentos? (Faça a medição em Watts).
  3. Qual a tensão desses equipamentos? (Faça a medição em Volts).
  4. Qual o consumo em Ah (ampere-hora) dos equipamentos?
  5. Por quanto tempo esses equipamentos se manterão em funcionamento? (Analise o consumo diário).
  6. Onde será feita a instalação do sistema solar voltaico? (Considere a cidade e o estado, para determinar a facilidade de manutenção do mesmo).

É fundamental que os dados sejam reais, baseados no comportamento diário de consumo, já que a produção de energia solar será determinada por esses valores. Portanto, tente ser o mais exato possível e, caso haja necessidade de arredondar os números, opte por considerar sempre “a mais”, porque se a sua produção for menor que o necessário, corre o risco de você ficar sem energia.

Cálculo total de custos

Vamos utilizar o exemplo de itens presentes em uma casa, para auxiliar o seu entendimento para o cálculo total de custos. Nos aparelhos domésticos, há uma descrição sobre a quantidade de energia que precisam para o funcionamento. Teremos esse possível panorama:

2 televisões com uma potência (watts) de 210, ligadas por 3 horas = 1260 Wh/dia

3 carregadores de celular com potência de 70 W, ligados por 1 hora = 210 Wh/dia

8 lâmpadas com potência de 15 W, ligadas por 4 horas = 480 Wh/dia

Viu como funciona? Você analisa a quantidade de itens, multiplica pela potência e multiplica pela quantidade de horas. No final, você soma todos os valores para chegar ao resultado do consumo total diário (Wh/dia). Fizemos um exemplo com apenas alguns aparelhos e, nesse caso, o consumo total seria de 1950 Wh/dia. Para o total correto, você deve considerar todos os aparelhos de sua casa.

Dentro da necessidade de sua residência, você deverá fazer a instalação dos painéis de captação solar e do equipamento de transformação da energia solar fotovoltaica.

Como calcular o consumo de energia solar fotovoltaica

Após os passos acima citados, de listar os equipamentos que consomem energia em sua casa, juntamente com os valores que eles geram, podemos dimensionar um sistema básico de cálculo. Para tanto, algumas informações devem ser levadas em consideração.

  1. A energia solar fotovoltaica é calculada a partir de Ah (ampere-hora). Isso se dá pela capacitação das baterias das placas, que calculam sua energia por ampere e não por watts.
  2. Cada módulo solar tem uma capacidade específica de corrente. Os dados sempre indicarão a corrente máxima dos módulos por dia, baseado no tempo de incidência do sol equivalente a 1.000 W/m², 1 atm e 25º C de temperatura da célula.
  3. Baseado na capacidade de manutenção de energia de cada módulo, são feitas as contas sobre o consumo dos equipamentos elétricos. Partindo desse valor, conseguimos determinar quantos módulos serão necessários para você.
  4. A maioria dos painéis fotovoltaicos geram energia dentro do padrão de 12 V. A tensão, nesse caso é de 12VCC (voltagem em corrente contínua).

Você consegue encontrar tabelas de consumo na internet, no manual dos equipamentos e até nas etiquetas que vêm coladas em alguns, geralmente indicando sua capacidade dentro da análise de custos de consumo.

Então, vamos ao passo à passo:

energia solar

Listagem de equipamentos

  • Liste todos os equipamentos da sua casa, que consomem energia elétrica. Coloque as quantidades dos mesmos.

Exemplo:

1 Microcomputador 110V + Inversor = 8,00 cada

1 Ventilador de Mesa pequeno 110V + Inversor = 3,00

6 Lâmpada 9W 12V = 60W 110/220V = 4,50 (0,75 cada)

Tendo o valor em mãos, você deverá fazer o seguinte cálculo:

Quantidade de horas

  • Determine quantas horas por dia esses equipamentos serão utilizados.

1 Microcomputador = 3 horas/dia

1 ventilador de Mesa pequeno = 5 horas/dia

6 Lâmpadas = 6 horas/dia

Cálculo

  • Agora iremos calcular. Para fazer a conta, você deverá seguir essa equação:

Ah (consumo) x quantidade de equipamentos x horas de uso

Exemplo:

Microcomputadores: 8,00  x 1 unidade x 3 horas/dia = 24,00

Ventilador de mesa: 3,00 x 1 unidade x 5 horas/dia = 15,00

Lâmpadas: 0,75 (valor unitário) x 6 unidades x 6 horas/dia = 27,00

Consumos

  • Some todos os consumos.

Microcomputador + Ventilador + Lâmpadas = 24,00 + 15,00 + 27,00 = 66,00.

O nosso consumo é de 66 Ah/dia.

Encontre o módulo que mais se adequa à sua necessidade. A partir do valor total (gerado pelo cálculo de todos os aparelhos elétricos), você conseguirá determinar qual a quantidade correta de painéis solares fotovoltaicos.

Energia Solar Fotovoltaica: Como fazer cálculo
4.9 (97.65%) 17 votes

Leave a Reply