Documentos necessários para o Imposto de Renda

Documentos necessários para o Imposto de Renda – O Imposto de Renda tem que ser declarado anualmente e muita gente tem dúvida do que é necessário para fazer a declaração de forma correta. Uma das maiores dificuldades é saber quais os documentos necessários, e por isso, vamos esclarecer abaixo com uma lista de documentos necessários para o Imposto de Renda.

Veja também:

Documentos necessários para o Imposto de Renda

O Imposto de Renda é formado por uma série de documentos, necessários tanto para empregados quanto para empregadores. Elaboramos uma lista com os principais pontos para se avaliar.

Informe de rendimento do empregador

Esse documento traz informações sobre os seus rendimentos, suas contribuições ao INSS, Imposto de Renda Retino na Fonte, contribuições à previdência privada e coparticipação em plano de saúde corporativo.

Se você foi desligado de uma empresa no ano anterior, lembre-se também de pedir o documento ao RH com antecedência.

Informe de rendimento de bancos

Um documento que resume todos os seus rendimentos durante o ano. Você pode conseguir esse documento na internet ou pelo correio, já que alguns bancos enviam direto para a casa do cliente.

Se você desligou seu vínculo com alguma instituição financeira no ano passado, vá até a agência e peça o seu informe de rendimentos.

Informes de rendimentos de gestoras e corretoras

Se você realizou movimentações através de gestoras ou corretas independentes, deve receber um informe também disponibilizado por elas. Ele contém o saldo de cada aplicação financeira e seu rendimento anual. Lembre-se que o informe aqui tem que ser o anual, mesmo que você já tenha em casa os mensais.

Comprovante de rendimentos de aluguel

Quem mora de aluguel ou aluga algum imóvel também deve descriminar esses valores. Se você fizer os pagamentos diretamente ao proprietário, reúna recibos de depósitos bancários. Se foi por intermédio de uma imobiliária, peça um histórico dos aluguéis pagos no ano.

Comprovante de despesas médicas e odontológicas

Para poder reduzir o imposto a pagar ou gerar mais na hora da restituição, as despesas médicas devem ser comprovadas. Não existe um limite para as mesmas, mas os documentos precisam ter a razão social da empresa, nome do profissional, CNPJ ou CPF, endereço, serviço, nome completo do paciente e valor.

Comprovantes de despesas com educação

Escolas, faculdades, pós-graduação e ensinos técnicos pagos durante o ano também devem ser declarados, tanto seus quanto dos dependentes. Você pode solicitar um documento que reúne os valores pagos durante o ano na instituição de ensino.

As despesas com educação têm limite de R$ 3,561,50 por contribuinte e dependente.

Contribuições INSS de empregados domésticos

Quem tem empregado doméstico com carteira assinada precisa reunir os carnês do INSS ou os comprovantes online das contribuições previdenciárias.

Processos judiciais

Se você ganhou ou perdeu dinheiro com resultado de processos judiciais, precisa dos comprovantes com os respectivos valores para a declaração.

Doações incentivadas

Se você realizou doações com incentivo fiscal elas também poder ser abatidas do imposto a pagar. Você vai precisar de um comprovante da entidade em questão com o nome e CPF do doador, data, valor recebido, nome, número da inscrição no CNPJ e endereço da instituição.

documentos necessarios para o imposto de renda

Outros documentos

Você vai precisar ainda de outros documentos, principalmente os seus pessoais. Vamos ver abaixo uma lista com essa relação:

– Cópia da declaração do imposto do ano anterior;

– Título de Eleitor do contribuinte que for declarar pela primeira vez Informes de Rendimentos recebidos das fontes pagadoras;

– Se for autônomo, cópia de recibos ou notas fiscais fornecidas a clientes ou pacientes;

– Nome e CPF de dependentes maiores de 14 anos. Para os menores não existe necessidade do CPF.

– Se você paga pensão alimentícia, precisará também de nome e CPF de ex-cônjuges e de filhos;

– Documento de compra ou venda de veículos.

Guarde os documentos

Os documentos que você utilizar na declaração do imposto devem ser guardados por 5 anos, já que é esse período que a Receita Federal pode chamar qualquer contribuinte para possíveis esclarecimentos.

Restituição do Imposto de Renda

Depois da declaração, você recebe a restituição, para isso, deve indicar uma agência e conta bancária para receber esse valor. Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave tem prioridade para receber a restituição.

Organize seus documentos com antecedência para não perder o prazo da declaração e acabar tendo que pagar uma multa, por exemplo. Uma dica é guardar os comprovantes durante todo o ano, para apenas agrupá-los no momento necessário.

Gostou da nossa lista com os documentos necessários para o imposto de renda? Tem dúvidas? Use o espaço dos comentários. Aproveite e utilize nossa calculadora do Imposto de Renda.

Calculadora imposto de renda

A calculadora tem como finalidade evitar cálculos “a mão” (papel e lápis). É necessário ter em mãos o valor do salário bruto. Para mais informações e para utilizar a calculadora, basta acessar a nossa página com mais informações.

Documentos necessários para o Imposto de Renda
5 (100%) 1 vote



Leave a Reply

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações .
Entendi
Privacy settings ×