Conversão de Unidades de Medidas: Cumprimento

Conversão de Unidades de Medidas: Regras e Como Converter – A seguir, vamos explicar quais passos você deve seguir para conseguiu transformar um número de uma unidade em um número de outra unidade que pertence ao mesmo sistema decimal.

Para fazer essa conversão de unidades de medidas tão necessária na rotina do estudante de Ciências Exatas, basta você seguir as recomendações abaixo.

Unidades de Medidas

As ciências que compõem a área de estudo da Física sempre utilizam as unidades de medidas para melhor conhecer as grandezas que atingem uma determinada situação ou um episódio específico.

Uma unidade de medida trata-se de uma determinada quantidade de grandeza física, que tem a função de desempenhar um padrão para ser utilizado em diferentes comparações, fornecendo assim um modelo a ser seguido para as demais medidas existentes.

Durante um bom tempo, cada região administrativa do país contava com o seu próprio sistema de unidades de medidas, o que acarretava em uma série de problemas e dificuldade, uma vez que, quanto mais diferenciados fossem estes sistemas, mais difícil se torna a tentativa de seguir um padrão para o comércio.

Pensando em uma solução para este problema, foi criado um sistema que recebeu o nome de Sistema Métrico Decimal.

Quando este sistema foi criado, ele seguia, basicamente, três unidades de medidas simples: o litro, o metro e o quilograma.

Esse sistema então foi criado por conta crescimento acelerado da ciência e da tecnologia, que exigiu um sistema de unidades de medidas padrão que conferisse um nível maior de certeza para as diferentes unidades de medidas.

Conversão de Unidades de Medidas

Sistema Internacional de Medidas (SI)

Pensando na mesma premissa que originou o Sistema Métrico Decimal, um sistema internacional também foi criado. Em 1960, foi formado o Sistema Internacional de Medidas (SI). Desde então, o SI se tornou o modelo de medidas mais conhecido e utilizado no mundo.

De acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI), as unidades de medidas universais são as seguintes:

1) Comprimento: metro (m)

2) Massa: quilograma (kg)

3) Tempo: segundo (s)

4) Corrente elétrica: ampére (A)

5) Temperatura: kelvin (K)

6) Quantidade de matéria: mol

7) Intensidade Luminosa: candela (cd)

Unidades de Medidas de Comprimento

Nas diretrizes impostas pelo Sistema Métrico Decimal, a unidade de medida que é fundamental para medir comprimentos é o Metro, cuja abreviação é a letra “m”.

A unidade de medida Metro possui múltiplos e também submúltiplos. Abaixo, você confere as unidades de medidas de comprimento, os seus respectivos símbolos e o valor correspondente em metro.

É válido ter conhecimento de que cada unidade de medidas de comprimento corresponde a 10 vezes a unidade de comprimento que é imediatamente inferior.

Assim, como consequência, cada uma das unidades de medidas de comprimento a seguir corresponde a 1 (um) décimo da unidade que é imediatamente superior.

Tabela de conversão de unidade de medida de cumprimento

Conforme pode-se observar na imagem acima, ao passo que as unidades de medida de cumprimento vão para a direita, ela deve ser multiplicada por 10.

E seguindo para a esquerda, ela deve ser divida por 10.

Unidades de comprimento e os símbolos

Quilômetro (km) – 1000 m

Hectômetro (hm) – 100 m

Decâmetro (dam) – 10 m

Metro (m) – 1 m

Decímetro (dm) – 0,1 m

Centímetro (cm) – 0,01 m

Milímetro (mm) – 0,001 m

Veja também:

Conversão das Unidades de medidas de Comprimento

Primeiro caso:

Se o seu objetivo é o de passar de uma unidade de medida de comprimento para outra unidade imediatamente inferior, você deve fazer uma multiplicação por 10, conforme mostra o exemplo abaixo:

Exemplo: 1 m (metro) = 10 dm

Portanto 1 metro é igual a 10 decímetro

Segundo caso:

Mas caso a sua intenção seja passar de uma unidade de medida para outra unidade imediatamente superior, você deve fazer a operação inversa, ou seja, dividir por 10, assim como apresenta o exemplo abaixo:

Exemplo: 1 m = 0,1 dam

Terceiro caso:

Por fim, se a sua necessidade é a de passar de uma unidade de comprimento para outra unidade qualquer, basta aplicar por consecutivas vezes uma das regras anteriormente citadas.

Exemplo 1: 1 m = 100 cm

O resultado aqui foi obtido multiplicando por 10 a unidade inferior. No exemplo acima foi passado de metro para centimetro

1m x 10 = 10dm

10dm x 10 = 100cm

Exemplo 2: 1 m = 0,001 km

O resultado foi atingido da seguinte forma, como a unidade a que queremos chegar é superior, então devemos dever ir dividindo até a alcança-la. No exemplo acima, passamos de metro para quilometro.

A divisão foi feita da seguinte forma:

1/10 = 0,1 dam, depois dividimos 01 dam/10 = 0,01hm, depois 0,01hm/10 = 0,001 km

Conversão de Unidades de Medidas: Cumprimento
4.4 (88.57%) 7 votes



Leave a Reply

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações .
Entendi
Privacy settings ×