Contas de matemática: Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação

As principais contas de matemática como a adição, subtração, divisão e multiplicação são base para aprender cálculos mais complexos. Por isso, acompanhe nosso artigo e aprenda as quatros contas de matemática.

As quatro contas de matemática básica são a adição, subtração, multiplicação e divisão. Assim, essas operações são base para vários tipos de outras operações que são usadas tanto no ensino fundamental, como médio e superior.

Desse modo, essas quatro contas de matemática apresentam regras e propriedades que todo aluno deve conseguir controlar.

Por isso, nos acompanhe e aprenda de uma vez por todas as quatro contas de matemática.

Vamos lá?

Contas de matemática: Adição

As contas de matemática de adição nada mais é que a união de coisas ou objetos iguais ou que apresentam a mesma função. Por exemplo, se Lúcia tinha 30 balas de sabores diversos e ao chegar na escola ganhou mais cinco balas de sabores diversos, Lúcia tem agora 36 balas. Nesse caso, o objeto bala é o item em comum.

Portanto, as contas de matemática de adição ou soma, reúnem ou unem um mesmo tipo de objeto para determinar a quantidade dele no total.

Video Portal Obmep

Contas de matemática: subtração

A subtração é uma operação que, basicamente, retira objetos ou qualquer tipo de elementos de um determinado grupo. Por exemplo, Lúcia tem 35 balas, porém, ao ver que sua colega estava com vontade de pegar uma de suas balas, lhe ofereceu 10 balas. Desse modo, Lúcia ficou com 25 balas.

A seguir vamos trazer algumas propriedades das operações de subtração e a adição.

Propriedades: adição e subtração

As duas primeiras contas de matemática que trabalhamos nesse artigo são a adição e a subtração. Primeiramente, vamos conversar sobre a adição.

A operação de matemática, adição, está definida no conjunto dos números inteiros, incluindo assim, os números negativos.

Sendo assim, a subtração pode ser considerada como uma operação de matemática de inversos.

Desse modo, podemos classificar algumas propriedades da adição:

  • Nas contas de matemática de adição a ordem em que os valores a ser somados são colocados, não altera o resultado. Portanto, 1 + 2 = 2 + 1 = 3. Dessa forma, essa propriedade é denominada de comutatividade.
  • Na adição de três números, somar 1 + 2 + 3 é a mesma coisa que somar 1 + 2 e depois somar 3, o resultado sempre será 6, nesse caso. Portanto, (1 + 2) + 3 = 1 ( 2 + 3) = 6. Sendo assim, essa propriedade é denominada associatividade.
  • O número zero não influência o resultado da soma. Portanto, 0 + 1 + 3 = 1 + 0 + 3 = 4.
  • E, por último, para todo número positivo existe um número negativo e a adição desses dois números é sempre igual a zero. Portanto 1 + (-1) = 0

Além disso, essa última propriedade define que as contas de matemática de subtração podem ser consideradas com uma adição de inversos.

Dessa forma, a subtração de 35 – 10, pode ser escrita da seguinte forma: 35 + (-10), nas duas formas, o resultado será 25.

Portanto, soma de números positivos, o resultado é positivo. Soma de números negativos, o resultado é negativo.

Assim, número iguais, somar e mantem os sinais. Sinais diferentes, subtrai e mantem o sinal do maior número.

contas de matemática

Adição/subtração/multiplicação/divisão

Contas de matemática: multiplicação

As contas de matemática que envolvem a multiplicação são basicamente a sequência de adição de um mesmo número até chegar ao valor. Por exemplo, se somar 2 + 2 + 2 + 2 é a mesma coisa que fazer 2 x 4 e, o resultado dessas duas operações é igual a 8.

Sendo assim, podemos dizer que a multiplicação substitui a soma de mesmos número seguidamente.

Contas de matemática: divisão

As contas de divisão são o inverso da multiplicação, pois se utilizarmos a operação 2 x 4 = 8 e dividirmos 8 por 4, o resultado será 2. Ou seja, 8 objetos divididos em entre 4, cada um fica com 2 desses elementos.

Portanto, as contas de divisão e multiplicação são inversas um da outra.

Quais as principais contas de matemática do ensino médio?

Praticamente, todas as operações que são aprendidas no ensino médio utilizam pelo menos uma das quatros operações básicas da matemática.

Dessa forma, podemos destacas os conteúdos de:

Portanto, conhecer bem as quatro principais contas de matemática pode te ajudar muito com os conteúdos que serão aprendidos no ensino médio.

Exercícios de matemática com as quatro operações?

  • Efetue as seguintes operações de adição e subtração:
  1. 100 – 33
  2. 28 + 300
  3. 56 + (-12)
  4. -24 – 33
  5. 66 – 66
  6. 24 + (-24)
  • Efetue as seguintes operações de multiplicação e divisão
  1. 25 x 2
  2. 12 : 2
  3. 31 x 3
  4. 2: 1
  5. 4 x 8
  6. 8 x 4

Esperamos que com esse artigo você tenha compreendido um pouco mais sobre as principais contas de matemática. E, não se esqueça de compartilhar esse artigo.

Gabarito:

1)

  1. a) 67
  2. b) 328
  3. c) 44
  4. d) 57
  5. e) 0
  6. f) 0

2)

  1. a) 50
  2. b) 24
  3. c) 93
  4. d) 2
  5. e) 32
  6. f) 32


Leave a Reply