Contas de Divisão: Como aprender, exemplos e exercícios

As contas de divisão são consideradas umas das quatro operações básicas da matemática. Nesse artigo, vamos conhecer os principais fundamentos dessa operação matemática.

Nesse artigo vamos aprender a contas de divisão, utilizando alguns exemplos e exercícios.

Por isso, se você tem dificuldades com contas de divisão, nos acompanhe e aprenda a dividir números de uma vez por todas.

Vamos lá?

Como fazer contas de divisão

Basicamente, as contas de divisão são cálculos realizados para resolver situações envolvendo uma das operações basilares da matemática, a operação de divisão. Desse modo, podemos dizer que a base das contas da divisão é a multiplicação. Mas, como assim?

A operação de multiplicação é a operação inversa à divisão, portanto, tanto a divisão como a multiplicação são operações que se interligam. Assim, para realizar os cálculos de divisão é necessário utilizar a multiplicação.

Principais fundamentos das contas de divisão

As contas de divisão, de maneira simples, são realizadas dividindo, repartindo um determinado valor em parte iguais.

Vejamos um exemplo, temos 15 objetos quaisquer deve ser repartido para 3 pessoas. Quantos objetos cada pessoa irá conseguir?

A primeira atenção que se deve ter é de que cada pessoa deverá receber a mesma quantidade de objetos. Desse modo, cada pessoa receberá 5 objetos. Isso, porque:

  • Se fizermos 3 x 5 = 15 (total de objetos).
  • Ou ainda, 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15 objetos
  • Portanto, 15 : 3 = 5 objetos  para cada pessoa.

Desse modo, 15 é denominado dividendo, 3 é denominado divisor e 5, o resultado da conta de divisão, é conhecido como quociente.

Além disso, se analisarmos essa conta de divisão 15 : 3  = 5, podemos utilizar a multiplicação dessa forma, 3 x 5 = 15. Demonstrando que divisão e multiplicação são, dessa forma, operações inversas.

contas de divisão

O resto da divisão

Ainda, nas contas de divisão é possível encontrar resultados que não sejam exatos. Vejam o seguinte exemplo: em uma sala de entrevista de emprego, durante uma dinâmica de grupo, a instrutora pediu aos candidatos que formassem grupos com 3 pessoas. O total de candidatos na sala eram de 20. Quantos grupos foram formados?

Podemos considerar que serão formados 6 grupos com 3 candidatos e um grupo com 2 candidatos. Isso ocorre que nas contas de divisão 20 dividido por 3, é uma operação que apresenta como resto, 2.

Portanto, se fizermos 6 x 3 = 18 e 1 x 2 = 2. Assim, 18 + 2 é igual a 20, total de candidatos.

Definição final de divisão

São operações inversas a multiplicação. Assim, na divisão procura-se um número, que é o resultado. E, esse número quando multiplicado pelo divisor gera um valor igual ao dividendo.

A seguir vamos trazer alguns exercícios de contas de divisão para que você possa treinar essa operação matemática.

  • Durante a reunião sobre um trabalho escolar um aluno levou 12 brigadeiros para que fossem divididos entre os 4 participantes. Quantos brigadeiros cada integrante do grupo recebeu?
  • Dona Maria adora comprar balas para os seus netos. Ao ir à quitanda perto de sua casa, pediu ao balconista 30 balas variadas. Em suas contas, cada neto de dona Maria receberia 3 balas. Quantos netos dona Maria têm?
  • No próximo sábado é aniversário de Luzia, para fazer uma pequena comemoração, encomendou um bolo com 50 pedaços. Ao todo estarão presentes 25 pessoas, incluindo a aniversariante. Quantos pedaços cada pessoa irá receber.

Gabarito:

  • 3
  • 10
  • 2

Esperamos que com esse artigo você tenha entendido os principais fundamentos das contas de divisão.

Conseguiu realizar os cálculos dos exercícios? Comente e diga quais são as suas dúvidas.

E, não se esqueça de compartilhar esse artigo.



Leave a Reply