Contas a pagar: 10 dicas infalíveis de como manter as contas em ordem

Uma das maiores dificuldades da população em geral está relacionada com manter as contas a pagar em ordem. Contudo, esse é um ponto que deve ser tratado com prioridade para evitar maiores problemas financeiros.

A cada dia que passa, o cotidiano da população fica mais sobrecarregado pelas múltiplas responsabilidades. Assim, resta menos tempo para refletir a respeito da vida financeira.

Além disso, a dificuldade em administrar corretamente o dinheiro também é bastante presente. Por isso, selecionamos algumas dicas especiais para que você organize adequadamente as contas a pagar.

Contas a Pagar: Como manter em ordem

Aprenda como manter as contas em ordem nestas 10 dicas bem simples e eficientes:

contas a pagar

1. Reconheça seus gastos fixos

A independência financeira pode ser bastante satisfatória, mas acarreta também em alguns gastos fixos, tal como contas de luz, água e internet.

Se você possui um veículo, por exemplo, o gasto mensal médio com combustível e manutenção também deve entrar para a lista de gastos fixos.

Isso permite um controle maior a respeito do limite de gastos com lazer, fazendo com que o dinheiro seja suficiente para se manter ao longo do mês.

2. Anote seus gastos

Anotar os gastos é uma ótima forma de visualizar se seu dinheiro está sendo gasto adequadamente. Costuma-se dizer que essa isso permite com que o salário renda mais.

Diante de um período de economia, por exemplo, fica muito mais fácil identificar suas prioridades e quais os tipos de compra que devem ser evitados.

3. Priorize as contas

Em geral, temos contas a pagar por conta de gastos essenciais. Por isso, essas devem fazer parte da primeira parcela de dinheiro a ser gasto.

Tal como um caderno de anotações, isso permite que o dinheiro seja melhor direcionado para os pontos necessários, evitando dificuldades ao final do mês.

4. Escolha sempre a mesma data de vencimento

Ao escolher datas de vencimento próximas e até mesmo iguais para suas contas a pagar. Diminui-se a chance de atrasos e esquecimentos.

Por isso, sempre que possível, altere o vencimento de suas contas para um único dia.

5. Coloque o vencimento das contas perto da data de pagamento

Além de escolher datas próximas, a alternativa mais inteligente a se fazer é colocá-las o mais perto possível da data de pagamento.

Essa é a forma mais eficaz de reduzir a chance de que não lhe sobre dinheiro para quitar as suas contas.

6. Não atrase seus pagamentos

Atrasos no pagamento podem se tornar falhas extremamente graves. Isso ocorre pois, na maioria das vezes, os bancos costumam cobrar altas taxas pelos dias atrasados.

Em alguns casos, como em faturas de cartão de crédito, as taxas podem se tornar até mesmo maiores que a própria dívida, dependendo do tempo atrasado.

7. Planeje suas compras

Todos possuímos desejos de determinados pertences. No entanto, controlar os impulsos consumistas pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil.

Por isso, o ideal é que você analise bem a necessidade daquele produto e pense se esse é um desejo duradouro ou passageiro.

Essa é uma regra que pode ajudar a economizar uma boa parte do seu dinheiro e ainda tornar mais fácil manter as contas em ordem.

8.  Faça pesquisa de preço

Fazer pesquisa de preços está bem interligado com o planejamento de compras. Não compre no primeiro estabelecimento, ande um pouco, faça uma pesquisa de preços. Vá a pelo menos três locais e veja qual o melhor preço, você pode se surpreende com a diferença de preços.

9. Controle o cartão de crédito

O cartão de crédito e o consumo compulsivo estão diretamente ligados. Muitas vezes, deixamos de lado as contas a pagar por conta de impulsos.

Sendo assim, pré estabeleça limites para gastos no cartão de crédito e com o que ele será utilizado.

10 . Tente utilizar planilhas financeiras

O uso de planilhas financeiras têm se tornado cada vez mais comum. Na internet, já existem inúmeras opções gratuitas.

Além de facilitar a visualização dos gastos, essa é uma ótima maneira de manter as contas em ordem sempre.

Utilizadas em conjunto, essas dicas podem proporcionar uma administração financeira cada vez melhor.

E você matem suas contas a pagar em ordem? Tem mais dicas para complementar nosso post? Compartilhe suas experiencias.

Contas a pagar: 10 dicas infalíveis de como manter as contas em ordem
4.6 (92%) 5 votes

Comments (3)

  1. ChicaBombin
    • Calculo Exato

Leave a Reply