Consulta seguro desemprego

Consulta seguro desemprego – Quando um trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem direito a uma série de benefícios como FGTS, férias, décimo terceiro salário, e o seguro desemprego é um deles. Para não perder essa oportunidade, vamos explicar para você abaixo como fazer a Consulta seguro desemprego.

Veja também:

O que é o seguro desemprego?

Ele é um dos direitos mais importantes dos trabalhadores demitidos sem justa causa. Em resumo, ele é um salário que o trabalhador dispensado recebe, por um certo período de tempo, para se reestabelecer e ter uma segurança enquanto não encontra outro emprego.

Normalmente são pagas de 3 a 5 parcelas contínuas ou alternadas e tanto o valor quanto o tempo do benefício variam de acordo com o tempo trabalhado.

Consulta seguro desemprego

Consulta seguro desemprego

Existem diversas formas de consultar o valor do seu benefício, tanto na própria agência da Caixa Econômica Federal quanto em sites ou aplicativos. Vejamos abaixo como funciona cada um deles:

Aplicativo Caixa Trabalhador: A agência da Caixa possui seu próprio aplicativo para facilitar alguns serviços ao consumidor. Nele, além de se informar sobre o seguro desemprego, você pode ter informações também sobre o PIS, o Abono Salarial, conferir pagamentos, consultar parcelas liberadas e até tirar suas dúvidas.

Consulta pelo site: Quase todos os serviços do governo hoje, podem ser realizados pela internet. A consulta do seu saldo do seguro desemprego pode ser realizada no site da Caixa Econômica Federal se você tiver em mãos o número do PIS, que consta na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão. Se você nunca entrou, vai precisar criar uma senha. Se já navegou por ali antes, é só utilizar a mesma senha criada anteriormente.

Agência da Caixa: Todas as dúvidas sobre o seguro desemprego podem ser tiradas diretamente em uma agência da Caixa. No mesmo lugar, você pode fazer saques e conferir seu saldo, é só pedir ajuda para a atendente disponível.

Quem tem direito ao seguro desemprego

Todo trabalhador formal e doméstico que foi dispensado sem justa causa e teve mais de um ano e meio de carteira assinada, tem direito ao benefício. Além disso, trabalhadores formais com contratos suspensos por cursos ou programas de qualificação também estão dentro, assim como os pescadores profissionais durante o período do defeso.

Valores e parcelas

O valor das parcelas do seguro é calculado de acordo com o salário dos últimos 3 meses do trabalhador. As parcelas alteram de acordo com o tempo trabalhado, mas não chegam a ultrapassar 5 meses de benefício.

Se, durante o tempo em que a pessoa está recebendo o seguro, ela encontrar algum emprego, o benefício é automaticamente suspenso. O objetivo do seguro é dar apoio enquanto o trabalhador ainda não conseguiu um outro emprego.

Fique atento as datas de solicitação para o seguro desemprego porque se você ultrapassar os prazos, pode perder o benefício. Além disso, confira e organize todos os documentos necessários para o dia da solicitação, porque perder a viagem não é o seu objetivo né? Depois de tudo dar certo, é só começar a usufruir dessa vantagem e já correr rapidinho para procurar um novo emprego.

Consulta seguro desemprego
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply