Consulta Seguro Desemprego: parcelas, saldo e extrato – O Seguro Desemprego é um benefício oferecido pelo Ministério do Trabalho para todos os trabalhadores que permaneceram sob-regime de contratação de trabalho através da Carteira de Trabalho e foram demitidos sem justa causa e sem aviso prévio.

Nessa condição, o trabalhador deverá se dirigir a um ponto de atendimento ao trabalhador de sua cidade e levar toda a documentação disponibilizada pela própria empresa. Lá, será feito um cálculo com base no tempo de trabalho, salário recebido, trabalhos anteriores, etc.

Vale ressaltar que cada trabalhador conta com um caso diferente, sendo necessária a consulta exclusiva e pessoal com um funcionário do local de atendimento ao trabalhador (geralmente em algum dos pontos de atendimento do SINE – Sistema Nacional de Emprego). Depois de disponibilizar todos os documentos e fazer o cálculo do benefício a ser recebido, o trabalhador será instruído a fazer o saque em determinado dia de cada mês que o benefício for disponibilizado para saque – esse saque poderá ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou em Lotéricas registradas pela Caixa.

Saiba também:

Calcular Seguro desemprego online

Como fazer consulta seguro desemprego

Para saber quais são os dias de saque do seguro desemprego, qual valor será recebido em cada um desses saques e outros detalhes sobre a condição de cada trabalhador, é possível fazer a consulta do seguro desemprego indo até uma agência da Caixa Econômica Federal, solicitando o atendimento ao trabalhador ou, então, fazendo a consulta através de um dos caixas eletrônicos disponíveis na agência, com o auxílio do Cartão do Trabalhador. É possível também fazer a consulta nas Lotéricas registradas pela Caixa ou por meio da internet, mediante a criação de uma senha e à apresentação do número do PIS da carteira de trabalho do trabalhador que está consultando o benefício.

Como consultar saldo e extrato seguro desemprego

O saldo e o extrato do seguro desemprego também podem ser consultados através do site da Caixa Econômica Federal ou através da ida a uma agência da Caixa. Através dessa consulta, será possível observar quando estarão disponíveis para saque as próximas parcelas, quais são os dias de saque para cada parcela e outras informações pertinentes ao trabalhador. Na internet, é possível cadastrar uma senha da escolha do trabalhador, com 6 dígitos, e que, junto ao número do PIS, dará acesso às informações sobre o seguro-desemprego.

Quantas parcelas seguro desemprego o trabalhador tem direito

As parcelas e o valor do seguro desemprego serão calculados a partir do tempo de trabalho na empresa em que o trabalhador esteve quando foi demitido ou quando conquistou o direito de obter o seguro desemprego. A proporção é calculada a partir do valor do último salário recebido pelo trabalhador, sendo que, em alguns casos, é feito também o cálculo dos últimos registros de trabalho na carteira de trabalho. Cada trabalhador tem um caso diferente, por isso é importante seguir as instruções do SINE e do Ministério do Trabalho para garantir que o benefício será recebido da maneira correta e durante os meses calculados previamente.




172 Comments

DEIXE UM COMENTÁRIO