Calculadora científica – A calculadora científica é muito importante na resolução de problemas matemáticos mais avançados e é usada por muitos estudantes e profissionais. Mas, como ela é um pouco complexa, sua grande quantidade de botões às vezes confundem as pessoas que acabam desistindo de usar. Para ajudar você a aprender a utilizar a calculadora, montamos algumas dicas abaixo.

Veja também:

Funções da calculadora científica

Primeiro, você precisa começar encontrando as principais funções utilizadas. Como tem muitos botões, encontre cada um desses na calculadora. Com ela, você vai poder resolver problemas de álgebra, trigonometria, geometria, cálculo, etc.

Algumas das funções que vamos colocar abaixo necessitam de junto com elas, usar o botão FN ou SHIFT.

Soma: +

Subtração: –

Multiplicação: x

Divisão:  ÷

Potenciação: ^

tan: Função tangente

cos: Função cosseno

sin: Função seno

calculadora científica

Como usar a calculadora científica

São muitos botões, algo que pode causar desordem no momento de utilizar a calculadora. Nesse caso depende da sua calculadora. Algumas exigem que você aperte o botão do número antes do da função, outras, preferem o contrário. Por isso, leia o manual dela ou alguma instrução antes de utilizar.

Para testar a ordem das teclas, você pode também fazer uma operação simples para identificar, uma que você já saiba a resposta. Por exemplo, tente fazer uma raiz quadrada de 9. Como já sabemos que a resposta é 3, podemos fazer apenas para constatar se a ordem que realizamos é a correta ou não.

Na hora de utilizar as funções seno, cosseno e tangente, verifique a ordem que você aperta os botões e se os números estão em radianos ou graus. É sempre interessante realizar uma função simples para atestar como você deve clicar nos botões.

Como usar os parênteses?

Algumas calculadoras exigem o uso de parênteses em algumas operações. No caso do exemplo acima, teria que ser colocado o símbolo da raiz quadrada e o 3 dentro do parênteses, por exemplo.

Os parênteses também são bem importantes na hora de fazer expressões longas na calculadora, por utilizarem às vezes até mais de uma vez esse recurso e normalmente, ser considerado de  maior dificuldade.

Algumas também que você aperta o sinal de igual para visualizar o resultado.

Salvar e recuperar dados

Quando alguns problemas são muito longos, um bom recurso a se utilizar é salvar os dados para resolver depois ou não se perder durante o processo.

Para fazer isso, aperte a tecla que está escrito ANS para recuperar o resultado da última operação executada. Por exemplo, se você acabou de fazer uma função como 5×5, pode fazer outra conta junto clicando no ANS, por exemplo: ANS + 25. E o sistema lhe dará a resposta DE 5×5 + 25.

Agora, para guardar algum valor na memória, é só utilizar a tecla M+ ou STO. Para recuperar esse valor, use a tecla TEC ou MR.

Calculadora cientifica online

Abaixo é possível utilizar a calculadora cientifica online com todas as funções de uma calculadora física. Os mesmos exemplos citados acima poderão ser utilizado nessa calculadora.

Essas foram as principais dicas para você aprender a utilizar a calculadora científica. Se você encontrar as teclas que precisa usar, saber utilizar a ordem e os parênteses corretos e salvar seus dados, já consegue fazer milhares de cálculos ali perfeitamente.




DEIXE UM COMENTÁRIO