Como medir IMC – Confira dicas e faça o cálculo

Medir IMC – A obesidade vem atingindo muitas pessoas e a população procura novas formas de controlar o peso, adotar uma alimentação saudável e praticar mais exercícios físicos. Medir IMC ajuda a encontrar a melhor forma de chegar ao objetivo de acordo com o seu corpo e saber a qual faixa você pertence no momento.

Calculadora IMC

O que é IMC?

IMG significa Índice de Massa Corporal e é uma das ferramentas mais usadas para avaliar as condições físicas de alguém, calculando seu peso ideal. Esse índice também é aceito pela Organização Mundial da Saúde.

Por que calcular o IMC?

Os profissionais como nutricionistas e educadores físicos utilizam essa ferramenta porque ela indica em que nível a pessoa está, variando entre baixo peso, normal, acima do peso, obesidade, etc.

A partir do IMC é possível indicar a melhor dieta e o melhor treino para a pessoa.

medir imc

Como ele faz esse cálculo?

O IMC tem como base uma faixa de peso ideal para cada altura, assim, faz uma cinta que usa esses dois itens e o valor que resulta é o seu índice.

Fórmula para medir IMC

Existem duas formas de calcular o IMC que vamos mostrar abaixo. Caso queira simplificar o processo, acesse nossa calculadora da IMC.

Calcule você mesmo: Existe uma fórmula para calcular o IMC que pode ser feita por você mesmo e é bem fácil. Vejamos abaixo:

IMC = peso em kg / (altura em metros x altura em metros)

Vamos supor que uma pessoa com 1,70m tenha 65kg.

IMC = 65/ (1,70 x 1,70) = 65 / 2,89

IMC = 65/2,89

IMC = 2,89

Nesse caso, o Índice de Massa Corporal da pessoa é normal.

Use nossa calculadora online: Se você não quer fazer esse cálculo manualmente, pode usar a nossa calculadora de IMC no site. Você pode clicar aqui ou clicar em Calculadoras, dentro do próprio site, escolher a opção Saúde e encontrar a Calculadora de IMC.

Para fazer o cálculo, é só colocar seu peso e altura que você obtém o resultado automaticamente.

Depois de calcular o IMC e obter o resultado, você precisa olhar na tabela para saber a qual faixa você pertence. Vamos ver abaixo cada uma delas:

– Abaixo de 15: Extremamente abaixo do peso

– Entre 15 e 16: Gravemente abaixo do peso

– Entre 16 e 18,5: Abaixo do peso ideal

– Entre 18,5 e 25: Faixa de peso ideal

– Entre 25 e 30: Sobrepeso

– Entre 30 e 35: Obesidade grau I

– Entre 35 e 40: Obesidade grau II (grave)

– Acima de 40: Obesidade grau III (mórbida)

Vantagens de medir IMC

Além de saber o seu peso ideal, as faixas do IMC ajudam a prevenir ou tratar doenças graves relacionadas ao peso. Por exemplo, pessoas que possuem o IMC muito baixo, em torno de 15, tendem a possuir doenças relacionadas ao baixo peso, como bulimia e subnutrição.

Já quem está acima de 25, pode ter mais tendência a sofrer doenças relacionadas ao excesso de peso como hipertensão, diabetes, doenças coronárias, ataques cardíacos e apneia do sono.

Já as pessoas que estão na faixa de peso normal são as que nas pesquisas, menos apontam doenças relacionadas ao peso.

Quando não medir IMC

Apesar de ser um método bem eficiente, ele ainda possui algumas falhas como não calcular o peso de músculos. Por isso, em alguns casos é interessante não fazer esse cálculo e sim levar em considerações outros métodos como a medição de gordura corporal.

Os principais casos que não se deve utilizar o IMC são para pessoas ou atletas muito musculosos (já que, como dito acima, ele não vai levar em consideração o peso dos músculos), para idosos (pois ele não calcula a redução natural do músculo nessas idades) e durante a gravidez (já que ele não vai levar em consideração o peso do bebê).

Calcule o seu índice de massa corporal e fique atento para manter sua saúde sempre em dia. Converse com seu nutricionista e educador físico sobre isso, assim, será mais fácil encontrar o método certo para o seu corpo.

Como medir IMC – Confira dicas e faça o cálculo
Gostou? Deixe seu voto.



Leave a Reply

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações .
Entendi
Privacy settings ×