Quer saber como investir em ações e sempre teve receio de tentar e até mesmo de ler algo a respeito? Então este artigo é para você. Leia até o final e veja como iremos desmistificar tudo.

Aprenda como comprar suas primeiras ações hoje mesmo, através dos principais pontos que todos deveriam saber antes de investir.

Apesar de não fazer parte de nossa cultura, milhares de pessoas demostram anseios em investir em ações. No entanto apenas 1% de toda a população são realmente bem-sucedidos como investidor. E a grande maioria nunca investiu.

No entanto a principal resposta para tamanha diferença é a falta de conhecimento no assunto. Afinal o mercado de ações apesar de atrativo não é assim tão simples. Por isso nesse artigo você vai aprender 10 pontos importantes.

Bem-vindo a bolsa de valores

Assim como você muitas pessoas estão conhecendo agora o grande mercado de ações. Um mercado que contempla muitos milionários de diversas épocas, e até hoje contempla muitas pessoas que conseguem ganhos absurdos. Logo um mercado com tanta gente boa assim, realmente atrai a curiosidade de muitos,

Mas nem todos estão dispostos a pagar o preço que os grandes investidores pagaram. Afinal investir em ações não é nenhum “bicho de sete cabeças”, mas exige um grande preparo emocional. Posto que se trata de um dos investimentos mais volátil do mercado.

Logo da mesma forma, que é possível, e não é tão raro, se fazer fortuna em pouquíssimo tempo. Há também diversos casos onde investidores quebram a banca e ficam sem nada de um dia para o outro.

No entanto isso é muito comum principalmente entre os iniciantes que buscam explorar o mercado sem muita precaução.

Entendendo o que são ações

Primeiramente é interessante ter bem claro o que são as ações e como ela funciona. Logo tenha em mente que ações representam uma pequena partícula de uma empresa. Então comprar uma ação te concede direitos juntos a instituição, como por exemplo a participação nos lucros.

Assim é como se literalmente você se tornasse um novo sócio da empresa. Aliás, quando se compra um número muito alto de ações de uma determinada empresa, há casos em que você é convidado a participar das grandes reuniões. Com direto de votar para ajudar a decidir o melhor caminho para empresa.

Logo é possível comprar ações de quantas empresas quiser, e dos mais variados seguimentos. Então caso algum de seus ativos não estiverem apresentando os resultados satisfatório que você esperava você pode vender suas ações.

No entanto é preciso se manter atento para não vender em um momento de alta desvalorização do seu ativo.

Como investir em ações

# 10 coisas que você precisa saber de como investir em ações

Para saber e entender como investir em ações, veja 10 pontos importantes que todos deveriam saber.

  1. Como escolher uma boa corretora

Hoje em dia existem centenas de corretoras, e saber escolher a melhor é muito importante. Afinal ela deve ser sua grande aliada nessa missão. Isso por que não há outra forma de se investir na bolsa de valores que não seja com o intermédio de uma corretora.

Então na hora de escolher a sua certifique-se de que está se registrando na que oferece as menores taxas e os melhores benefícios. Além de possuir muitas corretoras que oferecem um grande acervo de material para estudar. É importante que preze pela corretora que mais ofereça conteúdo para estudos.

  1. Qual o valor mínimo

Diversas pessoas jamais investiram em ações por acreditar que é necessário um alto valor a ser investido. No entanto não há um valor mínimo que já pré-determine o preço de uma ação. Logo o que vai definir o preço de uma ação é o próprio mercado, tornando-a cada vez mais valiosa, ou desvalorizando-a.

  1. Perfil do investidor

Saber qual o seu perfil do investidor, talvez seja mais importante do que os seus próprios conhecimentos com ações. Afinal sem ele é praticamente impossível você ser assertivo na hora de escolher suas aplicações. Inclusive mesmo que você não saiba como investir em ações, faça o teste de perfil.

Assim a própria corretora já saberá como te ajudar e quais os melhores ativos para você começar. É importante ressaltar que a bolsa de valores é um mercado de alta volatilidade e no perfil do investidor você pode descobrir que não é para você.

Isso significa que de acordo com sua resposta talvez não seja o melhor momento ainda para encarar esse mercado. Logo sempre que se sentir mais preparado você pode refazer o teste.

  1. Montando uma carteira diversificada

É aquele famoso ditado, “ Não coloque todos os ovos na mesma carteira”. Muitos iniciantes quando não tem tanto conhecimento sobre como investir em ações, acabam por alocar todo seu capital em uma única ação.

Talvez não seja nem a mesma ação, mas empresas de um mesmo setor. Logo essa atitude não é inteligente, afinal se houver uma grande crise no setor, todo o seu capital está comprometido.

Então o ideal é que se crie uma carteira, com aplicações diversificadas. Assim mesmo que perca em um setor você talvez ganhe com outro.

  1. Buy & Salle (Comprar e Vender)

As altas e baixas do mercado podem deixar qualquer um louco. E para quem está iniciando e ainda está aprendendo como investir em ações é comum se ter dúvidas sobre quando comprar ou vender uma ação.

Contudo é importante sempre se manter atualizado de todas as informações para conseguir prever chances de altas ou baixas. O mercado quase sempre dá essas pistas, mas muitas vezes não. Logo só a experiência e o conhecimento prático irão poder te ajudar com isso.

  1. Home Broker

O Home Broker é uma Plataforma digital de negociação capaz de intermediar o seu acesso aos ativos da B3. Logo praticamente todas as corretoras hoje oferecem o como recurso ao investidor.

Então é importante que se conheça e aprenda as funcionalidades dessa plataforma. Assim poderá controlar e realizar suas aplicações de onde quiser através de celular tablete ou notebook.

  1. Conhecimento técnico

Este mercado exige que você tenha um grande potencial técnico e isso certamente será o seu diferencial. Afinal é um mercado onde há muitas especulações, logo saber analisar por si próprio o mercado será uma vantagem.

  1. Visão de longo prazo

A bolsa de valores já provou por várias vezes como consegue ser lucrativa no longo prazo. No entanto para aqueles que não possuem esse tipo de visão, ela costuma ser uma tortura.

Afinal são poucos os que conseguem se manter firme eu ver as oscilações do mercado mesmo quando negativas e entender que ela pode se recuperar, no longo prazo.

  1. Educação financeira

Para ganhar dinheiro é necessário que você esteja pronto também para administrar esse dinheiro. Além disso quando se trata de investimentos de longo prazo é importante que se haja constância nas aplicações.

Então é importante manter sua vida financeira bem organizada, para que não comprometa seus investimentos.

  1. Persistência

Assim como em qualquer outro negócio, no início não será fácil. No entanto para chegar no nível dos 1% que realmente são bem-sucedidos com os investimentos, será necessário acima de tudo persistência.

Gostou do artigo?

Compartilhe!




DEIXE UM COMENTÁRIO